Rolleiflex

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Rolleiflex 2.8F TLR

Rolleiflex é o nome de uma famosa, duradoura e diversificada linha de câmeras fotográficas para uso profissional fabricadas pela empresa alemã Franke & Heidecke, hoje denominada Rollei GmbH. O nome Rolleiflex é mais comumente usado para se referir à linha principal das máquinas fotográficas de formato reflex ou TLR (Twin Lens Reflex = lentes reflexivas gêmeas, que trabalham com duas lentes, sendo a superior para refletir a imagem visada num vidro fosco, com o objetivo de enquadramento, e a inferior para captação da imagem) que se utilizavam de filme de tamanho 120, gerando negativos (ou diapositivos) com imagens de 6x6 cm. A empresa também fabricou câmeras para uso amador, as Rolleicord, que estiveram disponíveis por várias décadas. Posteriormente, a Rollei lançou uma grande variedade de outras câmeras reflex e SLR (Single Lens Reflex=lente reflexiva simples, onde a visada do objeto é feita através da própria lente que imprime o filme) utilizando filmes de pequeno formato (35 mm) e câmeras digitais. A linha de produção Rolleiflex destinava-se exclusivamente ao fotógrafo profissional.

As câmeras Rolleiflex TLR foram consideradas notáveis pelo seu tamanho compacto, peso reduzido, ótica superior e visores muito nítidos. Um engenhoso espelho cônico permitia que a imagem da lente de visualização (lente superior) fosse vista em tamanho menor sem perda de enquadramento, o que permitia a redução de peso e do tamanho do equipamento. As lentes de alta qualidade, fabricadas pela Zeiss e Schneider diferenciavam a Rolleiflex TLR de suas principais competidoras. O mecanismo de avanço do filme era robusto e muito bem projetado, fazendo com que o carregamento e avanço do filme fosse rápido e semi-automático. O grande número de acessórios disponíveis faziam dessas câmeras um completo sistema de fotografia, permitindo closes, adicionando filtros e tripés de conexão rápida. Alguns fotógrafos de arte ainda usam essas câmeras Rolleiflex TLR com filmes em preto e branco e as lentes modernas f2.8 e f3.5. As Rolleiflex TLRs modernas ainda estão sendo fabricadas; as lentes disponíveis incluem as de 50mm, 80mm, and 135mm. Essas câmeras fotográficas se tornaram itens de colecionador, especialmente no Japão.

Modelos notáveis[editar | editar código-fonte]

Rolleiflex Original[editar | editar código-fonte]

Rolleiflex Original com lentes Carl Zeiss Jena Tessar f/3.8

A primeira Rolleiflex era um modelo TLR e foi fabricada em 1929, após três anos de desenvolvimento e foi a primeira câmera fotográfica de tamanho médio e que usava o (ainda) impopular filme em rolo modelo 120.

Rolleiflex Automat[editar | editar código-fonte]

  • Introduziu o contador automático de filme: um sensor da espessura do filme para iniciar a contagem dos quadros, eliminando a necessidade da pequena janela de rubi, que forçava o fotógrafo a visualizar a parte traseira da máquina para tentar enxergar a numeração dos quadros no próprio filme.
  • Este modelo ganhou o Grande Prêmio da Feira Mundial de Paris de 1937.
  • A primeira Rolleiflex foi vendida com opção de lentes Schneider Kreuznach Xenar, além das Carl Zeiss Tessar.

Rolleiflex 2.8A[editar | editar código-fonte]

Incorporou as primeiras lentes de f2.8 (uma lente de 80 mm Carl Zeiss Tessar ou Opton Tessar) na linha de câmeras Rolleiflex. Também adicinou um contato de flash sincronizado.

Tele Rolleiflex[editar | editar código-fonte]

Essa câmera usava uma teleobjetiva Zeiss Sonnar 135 mm/f4.0 na objetiva principal. As novas Tele Rolleiflex usam a lente Schneider Tele-Xenar.

Wide Rolleiflex[editar | editar código-fonte]

Essa câmera tinha uma grande-angular com lente 55 mm/f4.0 Carl Zeiss Distagon. As novas Wide usam lente 50mm/f4 Schneider Super-Angulon.

Rolleiflex SL66[editar | editar código-fonte]

As primeiras Rollei de tamanho médio SLR, fabricadas a partir de 1966.

Rolleiflex SL35[editar | editar código-fonte]

Uma SLR de 35 mm introduzida em 1970.

Rolleiflex MiniDigi[editar | editar código-fonte]

A primeira câmera digital miniatura TLR de 2 megapixels da Rollei posta à venda em 2004; uma versão vermelha foi disponibilizada com 3.1 megapixels em 2006.

Lista de modelos[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Rolleiflex