RollerCoaster Tycoon (série)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


RollerCoaster Tycoon
Desenvolvedora(s) Hasbro Interactive
Editora(s) Atari
Distribuidora(s) Infogrames, Atari
Criador(es) Chris Sawyer
Local de origem  Estados Unidos
Gênero(s) Simulação e Gerenciamento
Primeiro título RollerCoaster Tycoon
Último título RollerCoaster Tycoon 3
Website rollercoastertycoon.com
Portal Portal de jogos eletrônicos

RollerCoaster Tycoon (geralmente abreviado como RCT) é uma série de jogos de computador criada pelo programador Chris Sawyer e lançada originalmente para PC/Windows em 31 de março de 1999. O objetivo do jogo é o de simular o gerenciamento de um parque de diversões. O jogador deve gerenciar seus parques cumprindo os mais diversos objetivos, como atrair um certo número de visitantes e sua satisfação ou tornar o parque valioso. Esses objetivos cumpridos abrem novos cenários e novas atrações que no que jogo vão de montanhas-russas, lojas de souvenir a brinquedos tranquilos, emocionantes e aquáticos.

A série recebeu duas continuações; RollerCoaster Tycoon 2 (15 de outubro de 2002) e RollerCoaster Tycoon 3 (26 de outubro de 2004). Recentemente saiu uma notícia no fórum da Atari em que um Administrador disse que está pensando sobre fazer um novo RollerCoaster e pediu sugestões do público. A página pode ser acessada aqui

Jogos[editar | editar código-fonte]

RollerCoaster Tycoon [1] [editar | editar código-fonte]

RollerCoaster Tycoon é o primeiro jogo da série e foi lançado em 31 de março de 1999. Neste primeiro game, o jogador deve gerenciar seus parques cumprindo os mais diversos objetivos como atrair um certo número de visitantes e sua satisfação ou tornar o parque valioso. Esses objetivos cumpridos abrem novos cenários e novas atrações que no que jogo vão de montanhas-russas, lojas de souvenir a brinquedos tranquilos, emocionantes e aquáticos.

O jogo traz também a possibilidade de construir parques temáticos com decorações de cartas de baralho e amigos, entre outros. Foram lançadas duas expansões para esse jogo: CorkScrew Follies[2] em 1999 e Loopy Landscapes[3] em 2000. Duas edições especiais foram lançadas: RollerCoaster Tycoon: Gold[4] lançada em 2002, que inclui o jogo original e as duas expansões; e RollerCoaster Tycoon: Deluxe[5] lançada em 2003, que inclui o jogo original, as duas expansões e mais pistas para as montanhas-russas e brinquedos do jogo.

RollerCoaster Tycoon 2 [6] [editar | editar código-fonte]

RollerCoaster Tycoon 2 é o segundo jogo da série. O jogo levou mais de 3 anos para ser desenvolvido, então esperava-se uma nova interface gráfica, porém o que chegou as lojas foi apenas um jogo idêntico ao primeiro com o acréscimo de novas atrações e cenários. Foram lançadas duas expansões que acrescentam novos cenários e atrações, Wacky Worlds[7] [8] em 8 de Maio e Time Twister[9] em 22 de Outubro, ambas em 2003. Para esse jogo foram lançadas duas edições especiais:

RollerCoaster Tycoon 2: Combo Park Pack[10] lançada em 2003, que inclui o jogo original e o pacote de expansão Wacky Worlds; e RollerCoaster Tycoon 2: Triple Thrill Pack[11] lançada em 2004, que inclui o jogo original e os dois pacotes de expansão.

O jogo apresenta a mesma mecânica do primeiro, mas há mais brinquedos e lojas. Há algumas diferenças com o primeiro jogo; nesta segunda versão do jogo, por exemplo, não dá para cobrar a entrada do parque e do brinquedo juntos. Há também a inclusão de novos funcionários, como vikings e soldados.

RollerCoaster Tycoon 3 [12] [editar | editar código-fonte]

RollerCoaster Tycoon 3 é um jogo simulador de parque de diversões. Desenvolvido e criado pela Frontier Developments, e publicado pela Atari. Para este jogo, foram lançadas duas expansões: Soaked![13] e Wild[14] ambas em 2005. Foram feitas duas edições especiais: RollerCoaster Tycoon 3: Gold[15] lançada em 2005, que inclui o jogo original e o pacote de expansão Soaked! e RollerCoaster Tycoon 3: Platinum[16] lançada em 2006, que inclui o jogo original e os dois pacotes de expansão. Foi o único jogo de toda a série a não ser desenvolvido pelo próprio Chris Sawyer, desta vez ele foi o supervisor do jogo.

Diferentemente do segundo jogo, houve grandes mudanças para essa sequência, onde a principal é na parte gráfica; agora o game tem os gráficos em 3D. Também há uma total liberdade de movimentação da câmera de jogo, inclusive uma opção que permite ver a atração pela visão de um visitante do parque. Há também novos modos de jogo, como o Sandbox Mode.

RollerCoaster Tycoon 3D[editar | editar código-fonte]

RollerCoaster Tycoon 3D foi desenvolvido pela n-Space, e publicado pela Atari. É o quarto jogo da série e foi feito para o Nintendo 3DS.

RollerCoaster Tycoon 4[editar | editar código-fonte]

RollerCoaster Tycoon 4 é o quinto jogo da série. É a sequência do RCT3. O game está sendo desenvolvido pela On5 Games, e publicado pela Atari. O jogo sairá para aparelhos mobiles e Pcs. Ainda sem data de lançamento.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. RollerCoaster Tycoon (PC) (em inglês). GameSpot. Página visitada em 07 de junho de 2011.
  2. RollerCoaster Tycoon: CorkScrew Follies (PC) (em inglês). IGN. Página visitada em 07 de junho de 2011.
  3. RollerCoaster Tycoon: Loopy Landscapes (PC) (em inglês). IGN. Página visitada em 07 de junho de 2011.
  4. RollerCoaster Tycoon: Gold Edition (PC) (em inglês). GameSpot. Página visitada em 07 de junho de 2011.
  5. RollerCoaster Tycoon: Deluxe Edition (PC) (em inglês). GameSpot. Página visitada em 07 de junho de 2011.
  6. RollerCoaster Tycoon 2 (PC) (em inglês). GameSpot. Página visitada em 07 de junho de 2011.
  7. RollerCoaster Tycoon 2: Wacky Worlds (PC) (em Português). terra.com.br. Página visitada em 07 de junho de 2011.
  8. RollerCoaster Tycoon 2: Wacky Worlds (PC) (em inglês). GameSpot. Página visitada em 07 de junho de 2011.
  9. RollerCoaster Tycoon 2: Time Twister (PC) (em inglês). GameSpot. Página visitada em 07 de junho de 2011.
  10. RollerCoaster Tycoon 2: Combo Park Pack (PC) (em inglês). GameSpy. Página visitada em 07 de junho de 2011.
  11. RollerCoaster Tycoon 2: Triple Thrill Pack (PC) (em inglês). GameSpot. Página visitada em 07 de junho de 2011.
  12. RollerCoaster Tycoon 3 (PC) (em inglês). GameSpot. Página visitada em 07 de junho de 2011.
  13. RollerCoaster Tycoon 3: Soaked! (PC) (em inglês). GameSpot. Página visitada em 07 de junho de 2011.
  14. RollerCoaster Tycoon 3: Wild (PC) (em inglês). IGN. Página visitada em 07 de junho de 2011.
  15. RollerCoaster Tycoon 3: Gold (PC) (em inglês). GameSpot. Página visitada em 07 de junho de 2011.
  16. RollerCoaster Tycoon 3: Platinum Edition (PC) (em inglês). GameSpot. Página visitada em 07 de junho de 2011.