Marisa Orth

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Romance Volume II)
Marisa Orth
Marisa Orth
Marisa Orth em 2014
Nome completo Marisa Domingos Orth
Nascimento 21 de outubro de 1963 (60 anos)
São Paulo, SP
Residência São Paulo, SP
Nacionalidade brasileira
Ocupação
Período de atividade 1983–presente
Prêmios Lista completa
Carreira musical
Período musical 2009–presente
Gravadora(s) Lua Music
Página oficial
marisaorth.com.br

Marisa Domingos Orth (São Paulo, 21 de outubro de 1963) é uma atriz, cantora, comediante e apresentadora brasileira. Formada em psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e em interpretação pela Escola de Arte Dramática da Universidade de São Paulo, ela é uma das atrizes brasileiras mais populares, sobretudo por suas atuações na televisão. Orth recebeu vários prêmios, incluindo um Prêmio APCA, um Prêmio Guarani, e um Prêmio Qualidade Brasil, além de ter recebido indicações para quatro Prêmios Bibi Ferreira e um Prêmio Extra.[1]

Orth iniciou sua carreira no início da década de 1980 no teatro atuando na peça Una Serata Al Sugo. Ela se destacou no teatro musical por sua voz emblemática e forte presença nos palcos. Entretanto, apenas se popularizou no país em 1990 quando estreou na televisão atuando na novela Rainha da Sucata, como a pretensiosa Nicinha. Por seu desempenho, ela foi vencedora do Prêmio APCA de melhor revelação.[2] No ano seguinte, em 1991, estreou no cinema na comédia Não Quero Falar Sobre Isso Agora, que lhe rendeu o Kikito de Melhor Atriz no Festival de Gramado, maior premiação do cinema à época.[3] Elogiada pela crítica em todas as áreas do entretenimento, ela passou a ser requisitada para diversos trabalhos. Na televisão, ela ainda participou do humorístico TV Pirata e da novela Deus nos Acuda, em 1992.

No entanto, foi em 1996 que ela se consolidou na teledramaturgia quando passou interpretar a personagem Magda Antibes na sitcom Sai de Baixo, sendo esse um de seus trabalhos mais recordados na carreira. O programa foi líder de audiência permanecendo no ar até 2002.[4] No cinema, ela protagonizou o filme de drama Doces Poderes (1997), como a jornalista Beatriz. Por esse trabalho, ela se saiu vencedora do Prêmio Guarani de Melhor Atriz, maior premiação da crítica cinematográfica do país. Ainda esteve no drama Por Trás do Pano (1999), no suspense Durval Discos (2002) e na comédia Os Normais - O Filme (2003). Em 2003, ela voltou às novelas sendo uma das protagonistas de Agora É que São Elas, como a fútil Vanvan.[5] Entre 2007 e 2009 voltou a se destacar em um sitcom como Rita em Toma Lá, Dá Cá, pelo qual foi vencedora do Prêmio Qualidade Brasil de Melhor Atriz de Comédia.[6] Em 2008 protagonizou o filme Maré, Nossa História de Amor como a professora de dança Fernanda.

No teatro, ela foi aclamada por suas atuações no teatro musical. Em começou a interpretar Mortícia Addams no espetáculo A Família Addams. Por esse trabalho, ela recebeu vários prêmios, além de ter sido indicada ao Prêmio Bibi Ferreira. Também foi elogiada pela performance em O Que o Mordomo Viu? (2014) e Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos (2015), recebendo indicações ao Prêmio Qualidade Brasil e Prêmio Bibi Ferreira novamente. Na televisão, ainda atuou nas novelas Sangue Bom (2013), Haja Coração (2016), Tempo de Amar (2017) e Além da Ilusão (2022).[7] Em 2022, voltou aos palcos em uma nova montagem de A Família Addams, sendo indicada ao Prêmio Bibi Ferreira pela quarta vez.[8]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Filha do engenheiro Antônio Teófilo de Andrade Orth e da pedagoga Marlene Domingos Orth.[9] O sobrenome "Orth" é alemão e "Domingos" vem de sua ascendência italiana da Calábria, sendo uma adaptação do nome original "Domenica", a partir do pós-guerra.[10] Orth é formada em psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e em interpretação pela Escola de Arte Dramática (EAD-USP), tendo cursado as duas ao mesmo tempo, uma pela manhã e a outra à noite.[11] Tem um filho chamado João Antonio Pereira. Quando criança, fez balé clássico e foi nadadora do Clube Pinheiros de São Paulo, conquistando o Campeonato Paulista duas vezes.[11] Foi casada com Evandro Pereira de 1991 a 2003.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Teatro[editar | editar código-fonte]

Integrou o grupo de teatro Vento Forte e estreou nos palcos em 1983 na peça Una Serata Al Sugo, de Miroel Silveira. Fez parte do conjunto musical Luni (1986), um coletivo de artistas que compunham canções e faziam performances. Em setembro de 1988 Marisa estreou a peça Fica Comigo Esta Noite, de Flávio de Souza vivendo a personagem Laura, contracenando com Carlos Moreno no papel de Edu. Em 2007 voltou a viver a mesma personagem em uma nova montagem da peça, desta vez contracenando com Murilo Benício. Em 22 de janeiro de 2010, Marisa estreou a peça O Inferno Sou Eu, no "Teatro Jaraguá" (Bela Vista - SP), sobre a vida da filósofa francesa Simone de Beauvoir. A peça foi prolongada até o final de 2010 e levada para fora da cidade de São Paulo. Tem curadoria de Beto Amaral e Pedro Igor Alcântara, que comemoram o sucesso do filme "Insolação", um retrato de histórias de amores impossíveis. A atriz estreou, em 2 de março de 2012 no "Teatro Abril", o musical: A Família Addams; ao lado dos atores e cantores, Daniel Boaventura, Laura Lobo e Beto Sargentelli. Marisa viveu Mortícia Addams na versão do musical da Broadway. Daniel Boaventura interpretou Gomez.[12] Em 21 de março de 2014, Marisa Orth estreou ao lado de seu parceiro de longa data, Miguel Falabella, a peça teatral O Que o Mordomo Viu?, com versão brasileira e direção do próprio Miguel Falabella. A peça é ambientada em uma clínica psiquiátrica. O reencontro entre os dois atores no palco ocorreu de maneira inesperada. Marisa Orth veio substituir a atriz Arlete Salles, afastada por problemas de saúde. "O convite foi fruto de uma situação emergência. Fiz um intervenção de 10 dias, então ela [a peça] já veio com uma dose de adrenalina", explicou emergência, em entrevista.[13] Em 2022, Marisa reestreou o papel de Mortícia Addams na montagem brasileira de A Família Addams, dez anos depois da primeira estreia do mesmo papel na montagem da Broadway. A nova versão do musical estreou em 10 de março de 2022, no Teatro Renault e conta também com a reestreia de Daniel Boaventura no papel de Gomez.

Televisão[editar | editar código-fonte]

Marisa Orth em 2015.

Sua primeira personagem de telenovela foi Nicinha, em Rainha da Sucata ganhando o prêmio APCA de Melhor Revelação Feminina em 1990 pela interpretação da sua personagem na novela. Seu personagem de maior sucesso na televisão foi Magda, no programa de comédia Sai de Baixo.[11] Em 1997, Marisa Orth posou nua para a Playboy. A capa da edição dizia: "Marisa Orth, a Magda de 'Sai de Baixo'". Logo depois, Marisa interpretou Cleópatra no video-game infantil Gustavinho em o Enigma da Esfinge.

Em 2006, a personagem Magda, que Marisa Orth interpretou no sitcom Sai de Baixo da Rede Globo, foi eleita pelo site "Top Of Business Brasil" como a melhor personagem de humor da televisão brasileira. Na votação (que recebeu aproximadamente 1,5 milhão de votos), Magda recebeu 15% dos votos do público. Em segundo lugar ficou Barbosa, personagem interpretado por Ney Latorraca no extinto TV Pirata, com 13%. Em terceiro, aparecia Caco Antibes, personagem de Miguel Falabella, também do Sai de Baixo, com 9% dos votos. Na votação, participavam mais de 50 personagens de humor da televisão brasileira. No segundo semestre de 2007, Marisa Orth entra para o elenco do sitcom Toma Lá, Dá Cá. Marisa encerrou com a personagem assim que a série teve o seu término, dois anos e meio mais tarde, em dezembro de 2009. Em menos de quatro meses, Marisa Orth volta para a TV, interpretando a Dra. Michele, no seriado S.O.S. Emergência, que teve sua estreia em 4 de abril de 2010. A série conta a história da inusitada rotina dos profissionais do "Hospital Isaac Rosenberg", trazendo humor às relações entre médicos e pacientes. Os personagens da série trabalham no hospital e recebem, a cada episódio, pacientes variados. Em 2011, Marisa tinge os cabelos de louro para viver sua nova personagem, Valéria, no seriado Macho Man, que com sua primeira temporada, teve estreia em 8 de abril de 2011 e seu término em 8 de julho de 2011. A segunda temporada teve início em 4 de novembro de 2011. Sua personagem é uma ex-gorda que aprende a se adaptar ao novo corpo, na mesma medida que seu amigo Nelson (Jorge Fernando) procura se adaptar a nova sexualidade, garantindo boas risadas ao público. Em 2013, Marisa volta às telas na nova (8ª) temporada do sitcom, Sai de Baixo, onze anos após a última. Logo após, integra o elenco da telenovela Sangue Bom, que teve estreia no dia 29 de abril de 2013. Sua personagem é Damáris, uma perua brega e dissimulada que fará de tudo para reconquistar o ex-marido Wilson (Marco Ricca).[14] Em 2014, interpreta Silvia, esposa de um senador em Dupla Identidade.[15][16] Em 2016, participa da novela Haja Coração, um reboot de Sassaricando [17], no horário das sete, como a italiana Francesca, mãe da personagem Tancinha (Mariana Ximenes).[17] Em 2017, participa da novela Tempo de Amar como Celeste Hermínia (Mafalda), uma cantora portuguesa de fado que mudou-se há muitos anos para o Brasil e, apesar de conviver com um passado doloroso que a assombra, reconstitui sua vida, alcançando grande sucesso musical no país. No final de 2018, participa da série Pais de Primeira, escrita por Antonio Prata, vivendo Rosa, mãe de Pedro (George Sauma).

Cinema[editar | editar código-fonte]

Sua primeira personagem, em cinema, foi no curta-metragem A Mulher Fatal Encontra O Homem Ideal, de 1987, dirigida por Carla Camuratti. Em 1991, estreia seu primeiro longa-metragem, a comédia Não Quero Falar Sobre Isso Agora, onde ela atua ao lado de Evandro Mesquita e Eliana Fonseca.[18] Após esse trabalho, o cinema brasileiro passou por um período de baixa produção. Marisa esteve no elenco de um dos poucos filmes lançados entre 1992 e 1995, Capitalismo Selvagem. Em 1997, época de retomada do cinema nacional, a atriz protagonizou o filme Doces Poderes, gravado em Brasília, onde ela interpretou a jornalista Bia Campos Jordão. Por seu desempenho, ela venceu o Prêmio Guarani de melhor atriz.[19]

Em 1999, atua no elogiado e premiado filme Por Trás do Pano, com Denise Fraga, Luís Melo e Pedro Cardoso.[20] No thriller Durval Discos (2002), ela interpreta a garçonete Elisabeth, melhor amiga do protagonista Durval. Já nos anos seguintes, sua atuação no cinema se limitou a participações especiais em filmes de comédia, como Os Normais - O Filme e Como Fazer um Filme de Amor. Em 2008, ela é dirigida por Lúcia Murat protagonizando o drama Maré, nossa história de amor, uma releitura contemporânea da tragédia de William Shakespaere Romeu e Julieta, onde ela interpreta uma professora de dança na comunidade do Complexo da Maré.[21]

No dia 4 de dezembro de 2009, estreou nos cinemas, com o filme É Proibido Fumar, em que há participação de Marisa. O filme conta a história de uma professora de violão fumante que começa a namorar seu vizinho, um músico de churrascaria e por ele larga o cigarro. Mas a sua crise de abstinência será apimentada pelas saudades que ele sente da ex-mulher, uma carioca que é modelo de mão. Há também uma participação da cantora Pitty no longa. Marisa Orth concorre ao 5º Prêmio Contigo! de Cinema na categoria Melhor Atriz Coadjuvante em É Proibido Fumar.

Em 2019, estreia no filme Sai de Baixo, uma adaptação da sitcom Sai de Baixo, em que a atriz faz a personagem Magda. O filme conta com roteiro de Miguel Falabella produção de Daniel Filho e direção de Cris D'Amato. Em 2022, estreia dois longas-metragens nos quais Marisa atua dublando vozes originais, Tarsilinha, onde ela dubla a Lagarta, e Tromba Trem: O Filme, onde ela interpreta Mirella Miramontes.

Música[editar | editar código-fonte]

Marisa Orth em 2009.

Como cantora, foi integrante das bandas Luni nos anos 80 e Vexame entre 1989 e 2007. Já em 2009, Marisa lança o álbum solo, Romance Vol. II, que foi resultado do show de mesmo nome, o musical Romance Volume II (realizado com 60 concertos), da atriz e cantora Marisa Orth, e que, de tanto sucesso do musical, acabou virando disco e considerada como sua primeira turnê. O álbum foi lançado em 13 de agosto de 2009. (Obs.: Não existe o álbum ou o musical chamado "Romance Volume I"). Dona de voz quente e sensual (o tipo vocal é mezzo-soprano), Marisa mostra repertório eclético que vai de Tom Jobim ("Demais") a banda de soft rock 10cc (I'm Not in Love), passando por Roberto e Erasmo Carlos ("Minha Fama de Mau"), Rita Lee ("Fruto Proibido"), Tim Maia ("Sofre") e Secos & Molhados ("Amor"). O CD tem participações de Edgard Scandurra, Natália Barros, Théo Werneck e Fernando Figueiredo, estes três últimos, seus companheiros do Luni, grupo paulistano dos anos 1980, que ela revive cantando dois sucessos deles "Oi" e "The Best". Quase com dois anos com a turnê Romance Volume II, só agora, depois de seis meses do lançamento de de seu álbum Romance Vol. II, que Marisa Orth trabalha em um vídeo clipe. Já com três singles de seu CD, a canção Insanidade Temporária, foi o quarto single e primeiro videoclipe da cantora.

No final de 2014 e 2015, Marisa Orth volta com o Romance Volume III – "Agora Vai!", que apresenta uma abordagem um pouco mais "a fundo" do que a montagem anterior, passando pela leveza do namoro até os relacionamentos mais profundos, como casamentos, noivados e amizades de longa data. O título sugere que todos os conflitos amorosos são únicos, mas quando olhados de longe são absolutamente iguais. Além disso, espera comunicar como o tema do casamento é atualmente tratado pelas pessoas, volume três, pois o primeiro e o segundo romance já não deram certo.[22][23][24]

Em 2017, volta aos palcos para três apresentações com a banda Vexame que agitou o cenário cultural brasileiro nos anos 90. As apresentações misturam música e teatro e a atriz aparece como a personagem Maralu Menezes, uma apresentadora de TV. No mesmo ano, a atriz e cantora interpreta, junto com uma das compositoras Diane Mazza, a música Céu e Mar composta também por Nani Plameira que integra a trilha sonora da novela das seis Tempo de Amar.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Televisão[editar | editar código-fonte]

Ano Título Papel Nota
1990 Rainha da Sucata Eunice Moreiras (Nicinha)
1991 Mundo da Lua Monalisa (voz) Episódio: "Bye, Bye, Big Bad Boys "
1992 TV Pirata Arafatima
Deus Nos Acuda Valquíria Silveira Bueno
1995 A Comédia da Vida Privada Beatriz Episódio: "Sexo na Cabeça"
Você Decide Laura Episódio: "A Herança"
1996–02 Sai de Baixo Magda Luciana Sayão Antibes
1997 Alice no País da Música Margareth e Rainha Angélica Especial [25]
1998 Vida ao Vivo Show Várias personagens Episódio: "28 de junho"
2001 Brava Gente Antonieta Episódio: "O Tocador de Tuba"
Vanda Episódio: "O Diabo Ri Por Último"
Os Normais Nina Episódio: "Mal-entendido é Normal"
2002 Big Brother Brasil Apresentadora Temporada 1
Saia Justa Temporadas 1—3
Os Normais Maria Sílvia Episódio: "Divertimento Normal e Sadio"
2003 A Diarista Aline Episódio: "A Diarista"
Agora É que São Elas Vaneide Ramos Zabelheira (Vanvan)
2004 Os Aspones Anete
2005 Sob Nova Direção Drª. Melanie Episódio: "Dormindo com a Inimiga"
Bang Bang Úrsula McGold Lane
2006 Minha Nada Mole Vida Charlene Episódio: "Olha o Carnavalzeta Aí, Gente!"
A Diarista Comissária Jaqueline Episódio: "Aquele do Avião"
2007 A Grande Família Val Episódio: "Será Que Ela É?"
2007–09 Toma Lá, Dá Cá Rita de Almeida Moreira
2010 S.O.S. Emergência Drª. Michele T.S.
2011 Macho Man Valéria dos Santos
2013 Sai de Baixo Magda Luciana Sayão Antibes
Sangue Bom Damáris Maria Carmim Rabelo / Gládis do Cabuçu
2014 Almanaque Musical com Marisa Orth Apresentadora
Dupla Identidade Sílvia Veiga
2015 Odeio Segundas Valéria Honório
2016 Haja Coração Francesca Rigoni Di Marino[26]
2017 Edifício Paraíso Soraya Rodrigues
Tempo de Amar Celeste Hermínia / Mafalda Torres Correia Guedes
2018 Pais de Primeira Rosa Zanini[27][28]
2019 Bom Sucesso Isadora / Drª. Marcela Klein[29][30] Episódios: "22 de novembro–4 de dezembro"
2020 Zorra Várias personagens[31]
2021 Meu Amigo Bussunda Ela mesma
Central de Bicos Kellen Pescoção[32]
2022 Além da Ilusão Margarida Gauthier (Margô)[33][34]
2023 Dois em Cena Apresentadora[35]

Cinema[editar | editar código-fonte]

Ano Título Personagem Nota
1987 A Mulher Fatal Encontra O Homem Ideal Curta-metragem
1991 Não Quero Falar Sobre Isso Agora Bárbara
1992 Tanta Estrela por Aí… Meg Curta-metragem
O Bilhete Premiado Curta-metragem
1993 3 X 4 Curta-metragem
A Má Criada Salete Curta-metragem
1994 Capitalismo Selvagem Diana Assis
1995 A Origem dos Bebês Segundo Kiki Cavalcanti Celeste Cavalcanti Curta-metragem
Nelson Curta-metragem
1997 Doces poderes Beatriz Campos Jordão (Bia)
1998 Boleiros Mulher sedutora
1999 Por Trás do Pano Laís
2000 Almas em Chamas Voz Curta-metragem
2002 Durval Discos Elisabeth
2003 Os Normais - O Filme Martha
2004 Como Fazer um Filme de Amor Lilith
2008 Maré, nossa história de amor Fernanda
2009 É Proibido Fumar Pop
2011 Família Vende Tudo Bispa Marisa
2012 Acho Ela mesma Curta-metragem
2014 Festa no Céu Catrina Dublagem
Para Sempre Teu Caio F. Ela mesma Documentário
2015 Estro Mulher Curta-metragem
2016 De Onde Eu Te Vejo[36] Olga
2019 Sai de Baixo - O Filme Magda Luciana Sayão Antibes
2022 Tarsilinha Lagarta (voz) Voz Original
Tromba Trem: O Filme[37] Mirella Miramontes (voz)
2023 Elementos Fagulha (voz) Dublagem

Jogos eletrônicos[editar | editar código-fonte]

Ano Título Personagem Notas
1996 Gustavinho em... O Enigma da Esfinge Cleópatra Voz

Teatro[editar | editar código-fonte]

Ano Peça Papel
1983 Una Serata Al Sugo
1984 Fausto
1985 Doze Atos de Nelson Rodrigues
1986 Criança Enterrada
1988 Fica Comigo Esta Noite Laura
1991 Algemas do Ódio
1993 Palmas Para O Senhor Diretor
1994 Fascinação
1995 Três Mulheres Altas C
2000 A Megera Domada Catarina
2004 O Caso Da Rua Ao Lado
2005 Misery Annie Wilkes
2007–08 Fica Comigo Esta Noite Laura
2009 A Capa
2008–13 Romance Volume II
2010 O Inferno Sou Eu Simone de Beauvoir
2012–13 A Família Addams Mortícia Addams
2014 O Que o Mordomo Viu?
2014–atual Romance Volume III - "Agora Vai"
2015–16 Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos Pepa
2018 Coisas Estranhas Acontecem Nesta Casa Co-direção da peça
2019 Sunset Boulevard[38] Norma Desmond
2021 Bárbara, a peça
2022 A Família Addams Mortícia Addams

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbum de Estúdio[editar | editar código-fonte]

Ano Sobre o álbum
2009 Romance Vol. II
  • Lançamento: 13 de Agosto de 2009
  • Formato: CD, download digital, streaming
  • Gravadora: Lua Music

Singles[editar | editar código-fonte]

Ano Título Videoclipe
2009 Minha Fama de Mau
Não
Amor
Não
I'm Not in Love
Não
2010 Insanidade Temporária
Sim
As Dores do Mundo
Não

Turnês[editar | editar código-fonte]

Ano Título
2008–13 Romance Volume II
2014–15 Romance Volume III - "Agora Vai"
2016–18 Romance

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Ano Prêmio Categoria Nomeações Resultado
1990 Prêmio APCA de Televisão Melhor Revelação Feminina
Rainha da Sucata
Venceu
1991 Festival de Cinema de Gramado Melhor Atriz
Não Quero Falar Sobre Isso Agora
Venceu
1992 Festival de Cinema de Gramado[39] Melhor Atriz de Curta-metragem
O Bilhete Premiado
Venceu
1996 Melhores do Ano Melhor Comediante
Sai de Baixo
Venceu
1997 Prêmio Guarani de Cinema Brasileiro Melhor Atriz
Doces Poderes
Venceu
2004 Prêmio Qualidade Brasil - SP[40] Melhor Atriz Teatral Comédia
O Caso da Rua ao Lado
Indicada
2006 Troféu Top Of Business Brasil Melhor Atriz
Sai de Baixo
Venceu
2007 Prêmio Qualidade Brasil[41] Melhor Atriz Teatral Comédia Venceu
2009 Prêmio Arte Qualidade Brasil[42] Melhor Atriz de Programa Humorístico
Toma Lá, Dá Cá
Venceu
2010 Prêmio Contigo! de Cinema Nacional[43] Melhor Atriz Coadjuvante
É Proibido Fumar
Indicado
Prêmio Contigo! de Teatro[44] Melhor Atriz (Júri oficial)
O Inferno Sou Eu
Indicada
Melhor Atriz (Júri popular) Indicada
Prêmio Arte Qualidade Brasil Melhor Atriz Seriado ou Projeto Especial
S.O.S. Emergência
Indicado
2011 Prêmio Contigo! de TV Melhor Atriz de Série ou Minissérie Indicado
Prêmio Arte Qualidade Brasil[45] Melhor Atriz Seriado ou Projeto Especial
Macho Man
Indicado
2012 Prêmio Quem de Teatro Melhor Atriz de Teatro
A Família Addams
Venceu
2013 Prêmio Botequim Cultural[46] Melhor Atriz Músical Venceu
Prêmio Bibi Ferreira de Teatro[47] Melhor Atriz Indicado
2014 Prêmio Arte Qualidade Brasil[48] Melhor Atriz Comédia
O Que o Mordomo Viu?
Indicado
2015 Prêmio Aplauso Brasil de Teatro[49] Melhor Atriz Venceu
Prêmio Bibi Ferreira de Teatro[50] Melhor Atriz
Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos
Indicado
2016 Prêmio Arte Qualidade Brasil[51] Melhor Atriz Musical Indicado
2017 Prêmio Extra de Televisão[52] Melhor Atriz Coadjuvante
Tempo de Amar
Indicado
2018 Troféu Ateneu Rotário[53] Homenagem
Atuação em prol da sociedade
Venceu
2019 Prêmio Aplauso Brasil de Teatro[54] Melhor Atriz Indicada
2020 Prêmio F5[55] Melhor Atriz de Série/ programa de Humor
Zorra
Indicada
2022 Prêmio Bibi Ferreira[56] Melhor Atriz em Musicais
A Família Addams
Indicada
Melhor Atriz em Peça de Teatro
Bárbara
Venceu
Prêmio Cenym de Teatro[57] Melhor Monólogo Pendente
Prêmio Arcanjo de Cultura[58] Especial
A Família Addams e Bárbara
Venceu

Referências

  1. «Perfil completo – Marisa Orth – Memória». Consultado em 7 de fevereiro de 2022 
  2. «Jarbas Homem de Mello recebe Marisa Orth em live exclusiva do Talentos». TV Cultura. Consultado em 11 de setembro de 2022 
  3. «Folha de S.Paulo - Marisa fará novo filme de Alain Fresnot - 12/06/2008». www1.folha.uol.com.br. Consultado em 11 de setembro de 2022 
  4. «Marisa Orth: "A Magda é um patrimônio meu, não tem como lutar contra isso" | GZH». GZH. Consultado em 7 de fevereiro de 2022 
  5. «Folha Online - Ilustrada - "Agora É Que São Elas" marca retorno de Marisa Orth e Falabella - 21/03/2003». www1.folha.uol.com.br. Consultado em 11 de setembro de 2022 
  6. «Opinião - Zapping - Cristina Padiglione: Marisa Orth comemora volta do 'Toma Lá, Dá Cá'». F5. 1 de agosto de 2020. Consultado em 11 de setembro de 2022 
  7. PEREIRA, MÁRCIA (17 de setembro de 2017). «Pelo filho, Marisa Orth disse muito não para novelas: 'Peitava a Globo'». Notícias da TV. Consultado em 11 de setembro de 2022 
  8. «Com Marisa Orth e Daniel Boaventura, 'A Família Addams' retorna mais cômico e com referências nacionais – Jovem Pan». Com Marisa Orth e Daniel Boaventura, ‘A Família Addams’ retorna mais cômico e com referências nacionais – Jovem Pan. 10 de março de 2022. Consultado em 11 de setembro de 2022 
  9. «Perfil completo – Marisa Orth – Memória». Consultado em 18 de outubro de 2021 
  10. «Marisa Orth». Tema Editorial. Consultado em 18 de outubro de 2021 
  11. a b c Biografia de Marisa Orth na Revista Contigo![ligação inativa]
  12. «Daniel Boaventura e Marisa Orth apresentam A Família Adams para a imprensa, Contigo! Online, 27/02/2012.». Consultado em 23 de maio de 2012. Arquivado do original em 5 de dezembro de 2013 
  13. Miguel Falabella e Marisa Orth apresentam a Peça para a imprensa. 21/03/2014
  14. Gshow (26 de abril de 2013). «Giulia Gam e Marisa Orth vão aprontar como as megeras Bárbara Ellen e Damáris!». Fique por dentro - Sangue Bom. Consultado em 25 de setembro de 2014 
  15. Louise Soares (24 de setembro de 2014). «Fora do humor, Marisa Orth vira 'mulher bomba de político' em seriado policial». F5 - televisão. Consultado em 25 de setembro de 2014 
  16. Vadho Junyor (27 de setembro de 2014). «No ar em 'Dupla Identidade', Marisa Orth diz que sofre com 'efeito sanfona', mas não pensa em fazer plástica». Extra. Consultado em 4 de outubro de 2014 
  17. a b «Novela Haja Coração: Malvino Salvador e José Loreto são destaques da nova produção da Globo». Consultado em 7 de junho de 2016. Arquivado do original em 19 de junho de 2016 
  18. «Não Quero Falar Sobre Isso Agora - Crítica | Filme». Apostila de Cinema. 5 de agosto de 2021. Consultado em 6 de janeiro de 2022 
  19. «2º Prêmio Guarani :: Premiados de 1996». Consultado em 6 de janeiro de 2022 
  20. AdoroCinema, Por Trás do Pano, consultado em 6 de janeiro de 2022 
  21. Forlani, Marcelo (3 de abril de 2008). «Maré, Nossa História de Amor». Omelete. Consultado em 6 de janeiro de 2022 
  22. «Atriz Marisa Orth apresenta show 'Romance' no teatro da Ufes». G1 Espírito Santo. 14 de março de 2015. Consultado em 15 de junho de 2016. Cópia arquivada em 2 de abril de 2015 
  23. Jony Clay Borges (22 de fevereiro de 2015). «Amores, risos e canções com Marisa Orth no espetáculo 'Romance Vol. III - Agora vai!'». Acritica (+ UOL). Consultado em 15 de junho de 2016. Arquivado do original em 23 de fevereiro de 2015 
  24. Luiza Piffero (28 de novembro de 2014). «Marisa Orth apresenta "Romance Vol. III" neste sábado». ZH Entretenimento. Consultado em 15 de junho de 2016. Cópia arquivada em 15 de junho de 2016 
  25. «Alice no País da Música». memoriaglobo. 29 de outubro de 2021. Consultado em 11 de março de 2024 
  26. Gshow (22 de fevereiro de 2016). «Mariana Ximenes será filha de Marisa Orth em 'Haja Coração'». Gshow - Bastidores. Consultado em 28 de fevereiro de 2016 
  27. Patrícia Kogut (20 de agosto de 2018). «Marisa Orth e Daniel Dantas farão 'Pais de primeira', série da Globo». O Globo. Consultado em 20 de agosto de 2018 
  28. Redação (12 de setembro de 2018). «Marisa Orth e George Sauma celebram reencontro na TV: 'Um karma maravilhoso'». Gshow. Consultado em 14 de setembro de 2018 
  29. MÁRCIA PEREIRA (29 de outubro de 2019). «Marisa Orth entra em Bom Sucesso e faz Diogo se estrepar em trapaça». Notícias da TV. Consultado em 29 de outubro de 2019 
  30. Redação (19 de novembro de 2019). «Marisa Orth entra em Bom Sucesso como falsa terapeuta de casais». Na Telinha. Consultado em 19 de novembro de 2019 
  31. Carla Bittencourt (12 de novembro de 2019). «'Zorra' ganha reforço no elenco: Marisa Orth, Diogo Vilela e Monique Alfradique». Extra. Consultado em 12 de novembro de 2019 
  32. Zean Bravo (31 de julho de 2021). «Babu Santana estrela novo programa de humor do Multishow ao lado de Marisa Orth e Maurício Manfrini: 'É um sonho'». Extra. Consultado em 31 de julho de 2021 
  33. Patrícia Kogut (13 de agosto de 2021). «Marisa Orth prepara volta às novelas da Globo no papel de uma vedete. Saiba tudo». O Globo. Consultado em 13 de agosto de 2021 
  34. Zean Bravo (17 de janeiro de 2022). «Marisa Orth contracena com a cantora Duda Brack em 'Além da ilusão': as artistas vão interpretar vedetes na novela». Extra. Consultado em 17 de janeiro de 2022 
  35. Kogut, Patrícia (19 de junho de 2023). «Marisa Orth comandará um novo programa no Viva. Saiba quais serão os convidados». O Globo. Consultado em 19 de junho de 2023 
  36. «De Onde eu te Vejo». Globo Filmes 
  37. AdoroCinema. «Animação Tromba Trem é o primeiro lançamento do novo selo da Vitrine Filmes; confira o teaser exclusivo». AdoroCinema. Consultado em 6 de janeiro de 2022 
  38. «Sunset Boulevard». VEJA SÃO PAULO. Consultado em 22 de novembro de 2019 
  39. «1992 – 50° Festival de Cinema de Gramado». Festival de Gramado. 15 de dezembro de 1992. Consultado em 10 de janeiro de 2023 
  40. «Confira os indicados e ganhadores do Prêmio Qualidade Brasil 2004 em São Paulo». Prêmio Qualidade Brasil. Consultado em 28 de agosto de 2020 
  41. «Confira os Indicados e Ganhadores do Prêmio Qualidade Brasil 2007». Prêmio Arte Qualidade Brasil. 2007. Consultado em 22 de dezembro de 2022 
  42. "Você escolheu e Aqui estão os ganhadores do PRÊMIO ARTE QUALIDADE BRASIL 2009". Prêmio Arte Qualidade Brasil. 2009. Consultado em 14 de Janeiro de 2017.
  43. «Atores levam a família para festa dedicada ao cinema nacional». Uol. Consultado em 5 de agosto de 2017 
  44. «Famosos vão ao Prêmio Contigo! de Teatro». Uol. 17 de novembro de 2010. Consultado em 2 de abril de 2017 
  45. "Categoria Televisão - 2011 - Prêmio Arte Qualidade Brasil Arquivado em 20 de fevereiro de 2016, no Wayback Machine.". Prêmio Arte Qualidade Brasil. 2011. Consultado em 14 de Janeiro de 2018.
  46. "2º Prêmio Botequim Cultural - Vencedores das Categorias Teatro ". Botequim Cultural. 2014. Consultado em 14 de Janeiro de 2018.
  47. "Conheça o Prêmio Bibi Ferreira de Teatro Musical". Cena Musical. 2014. Consultado em 14 de Janeiro de 2018.
  48. "Categoria Teatro - 2014 - Prêmio Arte Qualidade Brasil". Prêmio Arte Qualidade Brasil. 2014. Consultado em 14 de Janeiro de 2018.
  49. «3º Prêmio Aplauso Brasil: homenagem a Laura Cardoso e Edwin Luisi». favodomellone. Consultado em 11 de março de 2018 
  50. "4º Prêmio Bibi Ferreira anuncia seus indicados". Cena Musical. 2014. Consultado em 14 de Janeiro de 2018.
  51. "Prêmio Arte Qualidade Brasil 2016". A cesso Cultural. 2016. Consultado em 14 de Janeiro de 2018.
  52. «Conheça os indicados ao Prêmio Extra de TV e vote em seus preferidos de 2017». Extra. Consultado em 11 de março de 2018 
  53. «Troféu Ateneu Rotário 2018 - Revista Rotary Brasil». Revista Roratory Brasil. 2 de janeiro de 2019. Consultado em 10 de janeiro de 2023 
  54. «Entre surpresas e omissões, Prêmio Aplauso anuncia indicados do primeiro semestre». Observatório do Teatro. Consultado em 5 de agosto de 2019 
  55. «Prêmio F5: Veja indicados e vote nos principais destaques do entretenimento em 2020». Folha Uol. 24 de novembro de 2020. Consultado em 24 de novembro de 2020 
  56. «Prêmio Bibi Ferreira 2022: veja os indicados de peças de teatro e musicais». Culturice. 16 de agosto de 2022. Consultado em 17 de agosto de 2022 
  57. «Os Indicados Cenym: 21º Anual Prêmio Cenym de Teatro Nacional». Cenyms. 20 de setembro de 2022. Consultado em 20 de setembro de 2022 
  58. «Prêmio Arcanjo 2022 celebra melhores do ano em evento no Teatro Sérgio Cardoso». Cultura uol. 11 de novembro de 2022. Consultado em 29 de novembro de 2022 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre Marisa Orth:
Wikiquote Citações no Wikiquote
Commons Categoria no Commons
Wikidata Base de dados no Wikidata

Precedida por
Marieta Severo
por Carlota Joaquina, Princesa do Brazil
Prêmio Guarani de Melhor Atriz
por Doces Poderes

1997
Sucedida por
Araci Esteves
por Anahy de las Misiones