Romaneio

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Pode encontrar ajuda no WikiProjeto Administração.

Se existir um WikiProjeto mais adequado, por favor corrija esta predefinição.

  • Romaneio é o procedimento utilizado entre matrizes e filiais para a transferência de insumos, mercadorias ou produtos que constam em estoque. tambem usado para entrega de documentos.
  • Também podemos definir como: documento que informa como o produto está organizado (embalado) em relação aos volumes. Ou seja, diz em que volume encontra-se determinado produto, ou ainda, o conteúdo de determinado volume.
  • Para definir um plano de corte em chapas de moderador, é preciso determinar a organização das peças de acordo com o seu tamanho e posição, este processo é chamado de "romaneio de chapas".
  • Algumas empresas utilizam o termo "romaneio" também para definir um carregamento de mercadorias a serem entregues em uma determinada rota a um ou mais receptores (clientes) dentro ou fora da cidade em que está estabelecida, fazendo um tipo de listagem detalhada dos produtos que serão aplicados a essa entrega. Nesse caso é gerado um documento em que constam todos os produtos com seus dados respectivos tais como: quantidade, preço, peso entre outros.

Com esse documento pode ser facilitada a prevenção contra erros na entrega das mercadorias ou até mesmo pode ajudar a prevenir furtos ou roubos de cargas. Esse procedimento não é muito diferente de uma transferência entre matrizes e filiais e é caracterizado da mesma forma, mas na maioria das vezes e na prática as empresas de pequeno porte tratam o romaneio simplesmente como um documento ou procedimento de controle.

  • Para minimizar custos, o romaneio pode ser gerado através de técnicas de pesquisa operacional/ Programação Linear.
  • Na prestação de serviços as organizações utilizam o termo "romaneio" de nota fiscal de prestação de serviços para demonstrar a distribuição dos serviços prestados para mais de um município, prestação esta acobertada por uma determinada nota fiscal, muito útil para a fiscalização dos municípios quanto a determinação da base de cálculo do ISS e para se evitar a invasão de competências tributárias entre municípios.


Portal A Wikipédia possui o:
Portal de Economia e negócios


Ícone de esboço Este artigo sobre contabilidade é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

{Romaneio}

Documento originario da antiga Roma, onde as mercadorias produzidas nas provincias eram pesadas primeiramente a embalagem vazia, depois com carga e a diferença obtida eram registradas (romaneio) e embarcadas para a capital do Império. Este documento é utilizado no mundo inteiro, atualmente com métodos integrados com a Internet e SMS. Pg 156, 157, 158 do livro "Logística de Container e Procedimentos em Importação e Exportação" Curitiba - 2011 - Autor: Egberto Fioravanti Ribeiro - www.scribd.com/Egfior