Romantismo Urbano

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde maio de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

O romance urbano, também conhecido como romance da cidade ficou marcado por tentar retratar e criticar os costumes da sociedade carioca em 1830 do século XIX. Teve como primeira obra O filho do Pescador, de 1543, Teixeira e Sousa, no entanto, seu valor é apenas histórico, a obra de maior valor dessa tendência foi A moreninha de Joaquim Manoel de Macedo.

Outro autor de destaque foi José de Alencar com os romances Senhora, Lucíola e Diva. Memórias de um Sargento de Milícias, de Manuel Antônio de Almeida é considerado por alguns romance urbano. Os romances urbanos criam um público leitor ávido e fiel.

'''TOME NOTA!!!''' O romance urbano também conhecido como romance de costumes tem como principal característica a preocupação na ilustração de paixões, comportamento e interesses da classe social da época em foco. Os romances urbanos se caracterizam também pela presença do herói e da heroína, que apaixonados precisam quase sempre superar obstáculos para viverem felizes. Outra principal característica é que trouxeram uma nova forma de entretenimento a leitura de romances estrangeiros.

O PROJETO LITERÁRIO DO ROMANCE URBANO A representação dos costumes da elite brasiloeira definiu o projeto literário do romance urbano. As dezenas de titulos escritos por JOAQUIM MANOEL DE MACEDO e JOSÉ DE ALENCAR adotarão um mesmo plano de fundo -- O RIO DE JANEIRO, capital do Ímpério -- para as histórias de amor que farão o deleite das moças da corte.

OS AGENTES DO DISCURSO O CONTEXTO DE PRODUÇÃOda literatura romantica, ao profissionalizar a condição dos escritores, estimula a criação literária porque, como eles dependem da venda de seus textos, passam a escrever mais. Acirculação inicial dos romances ocorre nas páginas dos periodicos. Alem de noticiar os principais acontecimentos, os jornais publicam também folhetins estangeiros traduzidos, dando inicio à formatação de um novo tipo de leitor: alguém que aprecia as histórias FOLHETINESCAS(1) e compra o jornal para poder acompanhá-las.


Ícone de esboço Este artigo sobre literatura é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

_____ VOCABULÁRIO (1) FOLHETINESCAS: a mesma coisa que folhetins. ___

REFERÊNCIAS Abaurre, Maria Luiza M. Português: contexto, interlocução e sentido / Maria Luiza M. Abaurre, Maria lBenadete M. Abaurre, Marcela Pontara. -- são paulo : Editora Moderna, 2008 - Obra em 3 Volumes no Ensino Médio. REFERENCIAS