Romnichals

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Romnichals ou romanichals são grupos do povo rom (mais conhecido como cigano) que vivem no Reino Unido, particularmente na Inglaterra e na Escócia (na área de Scottish Borders), ou que emigraram do Reino Unido para outras áreas anglófonas. Estima-se que haja atualmente mais romanichals nos Estados Unidos do que na Inglaterra.[1] [2] Encontram-se também grupos menores na África do Sul, Austrália, Canadá e Nova Zelândia. A palavra "romanichal" deriva de Romani chal, sendo chal o termo anglo-romani para "companheiro".[3] [4]

Acredita-se que os romanichals tenham chegado à Grã-Bretanha no século XVI e, como todos os roma - sejam originários do norte da Índia. Eles são muito próximos dos Calé do País de Gales e dos grupos roma da Europa continental. Já a designação Scottish Travellers incluem descendentes de romanichals, mas também outros grupos roma e os chamados Pavees.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre antropologia ou um antropólogo é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.