Turma do Ronaldinho Gaúcho

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A Turma do Ronaldinho Gaúcho compreende um grupo de personagens de história em quadrinhos criado por Mauricio de Sousa. A série foi publicada nas revistas Ronaldinho Gaúcho, editada pela Panini e de Ronaldinho Gaúcho e a Turma da Mônica, lançada oficialmente em 12 de maio de 2006, pela Editora Globo.[1]

A revista foi baseada a Turma do Pelezinho, também criada pela Mauricio de Sousa Produções. Nos primeiros episódios os personagens eram vistos frequentemente interagindo com os da Turma da Mônica, mas com o tempo eles deixaram de aparecer nas histórias.

Seus quadrinhos já foram publicados em outros países, como França, Croácia, Itália, Holanda, entre outros.[2] Suas tirinhas também são publicadas no jornal britânico The Daily Mirror.

Em 2011 foi lançada uma série de animação de mesmo nome produzida pelo estúdio italiano GIG Italy Entertainment e exibida pelo canal DeA Kids rendendo 52 episódios de 11 minutos.[3]

Em 2013, surge a revista Neymar Jr., baseada no jogador homônimo.[4]


Em 2014, por conta da Copa do Mundo FIFA, realizada no Brasil, a série curta-metragens de animação de Ronaldinho Gaúcho foi adquirida pelo canal infantil pago Gloob,[5] na mesma época, o canal Discovery Kids exibiu a série "Pelezinho em: Planeta Futebol".[6] também foram lançadas as séries "Pelezinho em: Planeta Futebol", passando normalmente durante os comerciais do Discovery Kids[6] e Neymar Jr. pela Nickelodeon.[7]

Personagens[editar | editar código-fonte]

  • Ronaldinho Gaúcho - Menino gaúcho que se mudou recentemente para o Bairro do Limoeiro. É dentucinho, tem um cabelo longo e vive com o uniforme de futebol do Brasil. É inspirado no jogador de futebol Ronaldinho Gaúcho,[8] e torce para o Grêmio.
  • Diego - Também gaúcho, é fã número 1 de Ronaldinho, Diego parece até a sombra do menino! Está sempre nos mesmos lugares que Ronaldinho, querendo fazer as mesmas coisas que ele.
  • Assis - É o irmão mais velho de Ronaldinho Gaúcho. Desde que o pai morreu, Assis ajuda a mãe a cuidar da casa e dos irmãos mais novos. Inspirando no próprio irmão de Ronaldinho Roberto de Assis Moreira
  • Deisi - Irmã do meio de Ronaldinho, Deisi é uma menina meiga e carinhosa! Ela também gosta de futebol e joga como goleira no time que organizou com as amigas.
  • Dona Miguelina - É a mãe de Ronaldinho Gaúcho. Atenciosa e protetora, vive dando broncas no filho que não se cansa de pegar meias do varal para fazer bolas. Otima cozinheira, coloca vários legumes e saladas para cuidar das alimentação da família.
  • Bala - Muito bricalhão, o cãozinho Bala é companheiro inseparável de Ronaldinho Gaúcho. Ele acompanha o seu dono todos os jogos e brincadeiras.
  • Bola - Gorducho e peludo cachorro de Ronaldinho, sempre aparece com o Bala. Meio ganancioso de vez em quando mas está sempre se metendo em confusão.
  • Treinador - É o treinador do time do Ronaldinho que sempre o questiona, mas no fim sempre precisa dele nos jogos. É um personagem recente e seu nome nunca foi revelado, pois todos o chamam de Treinador.
  • Marilu - Uma garota de cabelos azuis amiga de Ronaldinho que apareceu em algumas histórias. Na história "A Menina do Cabelo Azul", é revelado que ela tem uma iguana chamada Madalena.
  • Mané Marrento - Um menino marrento e exibido que sempre quer ganhar dos outros em tudo . Em certas histórias aparece com cabelo negro e em outras loiro .

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre banda desenhada é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.