Ronnie Lane

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ronnie Lane
Ronnie Lane em concerto com o Slim Chance, c. 1975
Informação geral
Nome completo Ronald Frederick Lane
Também conhecido(a) como Plonk, Three-Piece
Nascimento 1 de abril de 1946
Local de nascimento Londres
Inglaterra
Data de morte 4 de junho de 1997 (51 anos)
Local de morte Trinidad, Colorado
Estados Unidos
Gênero(s) Rock, rhythm and blues, rock psicodélico, folk rock
Ocupação(ões) Músico, compositor, produtor
Instrumento(s) Baixo, guitarra, violão, vocais
Período em atividade 1965–1992
Gravadora(s) A&M, Atlantic, Immediate, Island
Afiliação(ões) Faces, Small Faces, Slim Chance, Ronnie Lane and the 7 Samurai, Pete Townshend, Ronnie Wood

Ronald Frederick "Ronnie" Lane (1 de abril de 19464 de junho de 1997) foi um cantor, compositor e baixista britânico. É mais conhecido por sua associação com duas bandas de rock britânicas de destaque, The Small Faces (1965-1969) e The Faces (1970-1975).1

Biografia[editar | editar código-fonte]

Ronnie Lane nasceu no East End de Londres. Após deixar a escola aos 16 anos, conheceu Kenney Jones em um pub, e eles formaram um grupo chamado "The Outcasts". Inicialmente guitarrista-base, não demorou muito para que decidisse passar para o baixo. Em 1965, durante uma visita ao J60 Music Bar em Manor Park, Londres, procurando por um baixo novo, Lane conheceu Steve Marriott, um funcionário do lugar. Ele comprou o baixo, e foi para a casa de Marriott ouvir alguns discos; foi então que Marriott o apresentou à sua coleção de álbuns da Motown e da Stax. Os dois decidiram formar uma banda, convidando seus amigos Jones (bateria) e Jimmy Winston (que passou da guitarra para o órgão). Marriott foi escolhido para ser o vocalista.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Os Small Faces logo progrediram dos ensaios para apresentações em bares, passando para shows profissionais. A banda lançou vários singles de sucesso, como "Tin Soldier, "Sha-La-La-La-Lee" e "Itchkoo Park", mas terminou em 1969 com a saída de Marriott. Para seu lugar foi convidado Rod Stewart, e o grupo então passou a se chamar The Faces.

Lane deixou os Faces em 1973 e montou sua própria banda, Slim Chance, gravando o álbum Anymore For Anymore, demonstrando influências de rock britânico, folk e country.

Depois de um sucesso inicial com os compactos "How Come" e "The Poacher", ele assinou contrato com a Island Records, lançando Ronnie Lane's Slim Chance e One For The Road. Gravou um álbum com Pete Townshend, Rough Mix, e um último disco solo, See Me.

Ronnie foi diagnosticado com esclerose múltipla no final dos anos 70 (sua mãe também sofria da mesma doença), e em 1983 passou a utilizar cadeira de rodas. Devido ao alto custo financeiro de seu tratamento, seus amigos organizaram um show de caridade no Royal Albert Hall, o A.R.M.S. Concert, apresentando Eric Clapton, Jimmy Page, Steve Winwood, Bill Wyman, Charlie Watts e Kenney Jones, entre outros.

Mudança para o Texas e morte[editar | editar código-fonte]

Lane se mudou para o Texas em 1984, onde o clima era mais benéfico à sua saúde, e se esforçou para continuar tocando, se apresentando pela última vez em 1992 em um show de Ron Wood. Rod Stewart continuava a fazer doações para o tratamento de Ronnie, pois os ex-integrantes do The Small Faces não recebiam os royalities por seu trabalho (resultado de um contrato com a gravadora Immediate). Graças aos esforços do baterista Kenney Jones, os dois integrantes sobreviventes eventualmente conseguiram receber seus direitos nos anos 90.

Um álbum de gravações ao vivo para a BBC estava prestes a ser lançado para arrecadar fundos para seu tratamento quando Lane morreu de pneumonia em 4 de junho de 1997. Encontra-se sepultado no Cemitério Maçônico, Trinidad, Colorado nos Estados Unidos.2

Discografia solo[editar | editar código-fonte]

Álbuns de estúdio[editar | editar código-fonte]

Ao vivo[editar | editar código-fonte]

  • 1997 - You Never Can Tell (The BBC Sessions) (1997)
  • 2000 - Live in Austin (2000)
  • 2001 - Rocket 69 (ao vivo na TV alemã)

Coletâneas[editar | editar código-fonte]

  • 1997 - Kuschty Rye (The Singles 1973-1980)
  • 1999 - Tin and Tambourine
  • 1999 - April Fool
  • 2001 - How Come
  • 2003 - Ain't No One Like
  • 2006 - Just For a Moment

Colaborações[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. "Faces' Ronnie Lane Dead at 51". Rolling Stone, 5 de junho de 1997
  2. Ronnie Lane (em inglês) no Find a Grave.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]