Raízes (telessérie)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Roots (minissérie))
Roots
Raízes (PT/BR)
Raízes (telessérie)
Capa do DVD do 25º aniversário, 2001
Informação geral
Formato minissérie
Duração 70 minutos
Baseado em Negras Raízes de Alex Haley
Elenco John Amos
Ben Vereen
LeVar Burton
Louis Gossett Jr.
Leslie Uggams
Georg Stanford Brown
País de origem Estados Unidos
Idioma original inglês
Episódios 8
Produção
Diretor(es) Marvin J. Chomsky
John Erman
David Greene
Gilbert Moses
Composto por Gerald Fried
Quincy Jones (episódio 1)
Exibição
Emissora original ABC
Distribuição Warner Bros. Television
Formato de exibição SDTV 480p (transmissão original)
HDTV 1080i (versão remasterizada)
Transmissão original 23 de janeiro de 1977 - 30 de janeiro de 1977
Cronologia
Roots: The Next Generations

Raízes (no original em inglês Roots) é uma premiada série de televisão americana de 1977 baseada no livro Roots: The Saga of an American Family, de Alex Haley.

A série recebeu 36 indicações para o Prêmio Emmy, dos quais conquistou nove, além de vencer um Globo de Ouro e um Prêmio Peabody. Atingiu índices de audiência únicos quando foi exibida originalmente nos Estados Unidos, e o seu episódio final até hoje é a terceira maior audiência já registrada naquele país em todos os tempos. A série cativou o público por cruzar com sucesso fronteiras raciais e atingir o interesse de famílias de todos os grupos étnicos do país.

Raízes teve LeVar Burton no papel principal, o escravo Kunta Kinte, e Louis Gossett, Jr. como Fiddler. Uma continuação, Roots: The Next Generations, foi transmitida em 1979; uma segunda continuação, Roots: The Gift, produzida como um especial de Natal, contou novamente com a participação de Burton and Gossett, Jr.

A série e o romance do qual ela foi adaptada renovaram o interesse na história oral e genealógica entre todos os segmentos da população americana, mas principalmente entre os negros. Também despertou um interesse em nomes de origem africana entre aquele setor da população; Kizzy (interpretada por Leslie Uggams), por exemplo, tornou-se um nome comum para recém-nascidas afro-americanas naquela época. Outros efeitos culturais também foram duradouros; uma geração depois de sua exibição, o comediante americano Dave Chappele satirizou a série num esquete popular de seu programa, Chappelle's Show.

Raízes foi dirigida por Marvin J. Chomsky, John Erman, David Greene e Gilbert Moses, e produzida por Stan Margulies; David L. Wolper foi produtor-executivo. A trilha sonora, também de grande sucesso, foi composta por Gerald Fried e Quincy Jones.

O próprio Alex Haley narra os últimos minutos da série, na qual fotos de Haley aparecem ao lado das de seus ancestrais, abrangendo nove gerações - de Haley até a avô de Kunta Kinte, na África.

Em 2016, um remake da minissérie original, com o mesmo nome, foi encomendado pelo canal History.[1]

Transmissão no Brasil e em Portugal[editar | editar código-fonte]

Brasil[editar | editar código-fonte]

No Brasil a série foi exibida pela Rede Globo no final da década de 1970,[2] e reprisada pelo SBT na década seguinte, atingindo também elevados índices de audiência em ambas as ocasiões.

Portugal[editar | editar código-fonte]

Em Portugal a série foi exibida na RTP1, entre 20 de outubro de 1978[3] e 5 de janeiro de 1979[4], às sextas-feiras, antes do "24 Horas". Regressa às quintas-feiras no horário das 20h30/21h a partir do dia 04-03-1982[5] e termina no dia 24-06-1982[5]. Regressa em 2002 no canal SIC Sempre Gold[6].

Referências

  1. Raízes: Trailer destaca escala épica da minissérie que recria o clássico dos anos 1970
  2. Dia da Consciência Negra: Poucas produções contam a história da escravidão. Gisele Rossi, Gazeta do Povo, 20 de novembro de 2008 (visitado em 13-11-2009).
  3. «Televisão». casacomum.org. Diário de Lisboa. 20 de outubro de 1978. Consultado em 8 de agosto de 2021 
  4. «Televisão». casacomum.org. Diário de Lisboa. 29 de dezembro de 1978. Consultado em 8 de agosto de 2021 
  5. a b Ruella Ramos, António. «Diário de Lisboa». casacomum.org. Consultado em 22 de janeiro de 2022 
  6. «"ALF", "FAME", "FALCON CREST" E "RAÍZES" - SIC Gold mexe no nome e aposta em séries que fizeram história». Público. 12 de abril de 2002. Consultado em 22 de janeiro de 2022 
Web
  • Roots - Museum of Broadcast Communications (em inglês)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]