Rosa dos Ventos (telenovela)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Rosa-dos-ventos (telenovela))
Rosa dos Ventos
Rosa dos Ventos (telenovela)
Informação geral
Formato Telenovela
Duração 45 minutos aprox.
Criador(es) Teixeira Filho
Elenco Wanda Stefânia
Adriano Reys
Nathália Timberg
Tony Ramos
Nicette Bruno
(ver mais)
País de origem Brasil Brasil
Idioma original português
Episódios 107
Produção
Diretor(es) Henrique Martins
Tema de abertura "A transa", Edward Manson e Orquestra
Exibição
Emissora original Brasil Rede Tupi
Transmissão original 16 de julho de 1973 - 17 de novembro de 1973
Cronologia
Vitória Bonelli
As Divinas... e Maravilhosas

Rosa-dos-Ventos é uma telenovela brasileira produzida pela extinta Rede Tupi e exibida de 16 de julho a 17 de novembro de 1973, substituindo Vitória Bonelli e sendo substituída por As Divinas... e Maravilhosas, às 19h[1].

Escrita por Teixeira Filho e dirigida por Henrique Martins.

Trama[editar | editar código-fonte]

Órfã, Juliana foi criada em um asilo e, depois, em um convento. É professora e tem um grande respeito pela madre superiora Maria das Neves, a quem considera sua segunda mãe. Acostumada à disciplina rígida do educandário, a jovem noviça sente-se chocada quando toma conhecimento da realidade do mundo de fora. Ao decidir abandonar o hábito, Juliana encanta-se com dois homens diferentes, indecisa entre um e outro.

O primeiro é Quico, um verdadeiro playboy, rebelde e inconsequente, líder de um grupo de jovens com fama de conquistar todas as mulheres que deseja. Para afastar-se dele, Juliana começa a dedicar-se ao professor Antônio Carlos, um homem bem diferente de Quico, maduro e culto, traumatizado pela perda da esposa em um acidente. Porém, Juliana terá ainda de se defrontar com Eleonora, uma mulher que ama o professor.

Em sua indecisão, Juliana sempre recorre aos conselhos da madre superiora, uma freira com ideias modernas, mas ainda presa aos dogmas religiosos. Juntamente com o Padre Lara, a Madre Maria das Neves aconselha Juliana adequadamente: só o verdadeiro amor deverá dar a resposta e a disposição para a luta.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Trilha sonora[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Rosa dos Ventos». Teledramaturgia. Consultado em 23 de abril de 2016 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

A Karin Rodrigues dessa novela não é a que o nome aqui com grifo remete. A do grifo é nascida em 1936, logo não era criança nos anos 70, quando a pequena Karin Rodrigues foi Ana Maria em ROSA DOS VENTOS.