Rosa & Rosinha

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Rosa e Rosinha)
Ir para: navegação, pesquisa
Rosa e Rosinha
Informação geral
Origem Jaú (SP)
País  Brasil
Gênero(s) sertanejo
Período em atividade (1993 - presente)
Gravadora(s) Chantecler/Continental (divisão da Warner Music Brasil)
Integrantes José Renato Castro
Daniel Cardamone Sanchez

Rosa e Rosinha, nomes artísticos de José Renato Castro e Daniel Cardamone Sanchez, respectivamente, é uma dupla sertaneja brasileira.

Carreira[editar | editar código-fonte]

José Renato e Daniel começaram a carreira em bandas de baile, em Jaú. Formaram a dupla Rosa e Rosinha em 1993. Começaram a se tornar conhecidos nacionalmente quando foram convidados para participar do programa Jô Soares Onze e Meia, do apresentador Jô Soares, no SBT. Suas letras cheias de humor e paródias de músicas famosas, além das roupas sempre cor-de-rosa, logo chamaram a atenção do público.

Em 1996, lançaram seu primeiro álbum homônimo. Dois anos mais tarde, produziram o segundo CD da dupla, intitulado Rosa e Rosinha Vol. 2, com composições de outros artistas.[1] Em 2000, o terceiro álbum é lançado, com destaque para a canção "Queimando Rosca", de Rick & Alexandre. O quarto CD da dupla foi lançado em 2006 e intitulado Rosa e Rosinha - Volume IV.[2]

Em 2008 gravaram um DVD romântico denominado "JRD", "Meu Lado B", com seus nomes verdadeiros, José Renato e Daniel, onde eles interpretavam musicas autorais. "Eu já sei tudo acabou", foi considerada em 2010 pela revista billboard "Americana", uma das musicas mais tocadas no Brasil. "Lagrimas", a outra canção, durante um ano ficou entre as 5 mais tocadas.

Na televisão, comandaram um quadro do programa Do Tamanho do Brasil, apresentado pelo cantor Sérgio Reis na extinta Rede Manchete e que posteriormente foi transferido para o SBT no final dos anos 90.[3] Também apresentaram um programa na TV Terra Viva, intitulado As Aventuras de Rosa e Rosinha,[4] e o TV Sharolaine na Rede NGT de Televisão.

No final de 1999 a 2000 contratados da Rede Globo de Televisão, atuaram no seriado Angel Road, apresentado por Angélica na TV Globinho

Em 2008, obtiveram seu próprio programa na TV Gazeta, chamado Planeta Brasil[carece de fontes?]. A dupla também aproveitou para lançar diversos produtos homônimos no mercado, como sorvetes[5] e hambúrgueres.

Discografia[editar | editar código-fonte]

  • 1996 - Rosa e Rosinha - Continental
  • 1998 - Rosa e Rosinha: Vol. 2 - Warner/Continental
  • 2000 - As Aventuras de Rosa & Rosinha - Deckdisc
  • 2006 - Rosa e Rosinha: Volume IV

Referências

  1. Rosa e Rosinha conquistam as crianças Jornal Tododia, acessado em 17 de janeiro de 2009
  2. Canta Brasil apresenta a dupla Rosa e Rosinha Jornal de Jundiaí, acessado em 17 de janeiro de 2009
  3. Dupla leva cor para as estradas Primeiramão, acessado em 17 de janeiro de 2009
  4. Rosa e Rosinha voltam a gravar seriado humorístico OFuxico, acessado em 17 de janeiro de 2009
  5. Cultura: Rosa & Rosinha realizam coletiva de imprensa para divulgar novo trabalho Ferradura de Ouro, acessado em 17 de janeiro de 2009

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre música é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.