Roscoe Frank Sanford

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Roscoe Frank Sanford
Astronomia
Nacionalidade Estados Unidos Americano
Nascimento 6 de outubro de 1883
Local Faribault, Estados Unidos
Morte 7 de abril de 1958 (74 anos)
Atividade
Campo(s) Astronomia
Instituições Observatório Lick, Observatório Monte Wilson e Sociedade Astronômica do Pacífico
Conhecido(a) por Estudo das estrelas de carbono

Roscoe Frank Sanford (6 de outubro de 1883 - 7 de abril de 1958) foi um astrônomo americano, nascido em Faribault, Minnesota. Formou-se em astronomia pela Universidade de Minnesota em 1905.

Foi professor secundário antes de se tornar assistente no Observatório Lick. Na década de 1910, viajou para a América do Sul e mediu, pela primeira vez, a velocidade das Nuvens de Magalhães em relação à Via-Láctea em um observatório de Santiago, Chile. Retornou aos Estados Unidos em 1915, onde obteve seu Ph.D. em astronomia pela Universidade da Califórnia dois anos mais tarde.

Após um breve período no Observatório Dudley, passou o restante de sua carreira trabalhando no Observatório Monte Wilson até a sua apostentadoria em 1949, embora cessasse suas atividades definitivmente em 1956.

Publicou mais de sessenta artigos sobre estrelas binárias espectoscópicas, estrelas variáveis e cefeidas. Sua contribuição mais significativa reside no estudo de estrelas classe R e N, que pertecem à classe das anãs vermelhas frias (estrelas de carbono). Também publicou um atlas com o posiocionamento das estrelas de carbono na esfera celeste e determinou as características espectrais do isótopo 13 do carbono.

Foi presidente da Sociedade Astronômica do Pacífico em 1944 e participu de duas comissões (XXIX e XXX) da União Astronômica Internacional (UAI). A cratera lunar Sanford foi batizado em sua homenagem.1

Referências

  1. R.E. Wilson. (1958). "Roscoe Frank Sanford, 1883-1958" (em inglês). Publications of the Astronomical Society of the Pacific 70 (415): 360.
Ícone de esboço Este artigo sobre um astrônomo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.