Roseta (ornamento)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde agosto de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.

A roseta é um desenho em forma de uma flor estilizada redonda, amplamente usado como motivo escultórico desde a antiguidade. Apareceu na Mesopotâmia e foi usado para decorar estelas funerárias na Grécia Antiga, tendo mais tarde sido adotado na arquitetura românica e renascentista. É igualmente um motivo comum na arte da Ásia Central, estendendo-se até à Índia, onde é utilizado como um elemento decorativo na arte Greco-Budista.

A roseta deriva da forma natural da roseta na botânica, formada por folhas que irradiam desde o caule de uma planta e que são visíveis mesmo após a flor ter murchado. É muitas vezes esculpida em pedra ou madeira para criar ornamentos decorativos para arquitetura ou móveis, e é um motivo comum na serralharia, na joalharia e nas artes aplicadas na interceção de dois materiais diferentes, ou para formar uma borda decorativa.

As rosetas são também usadas na decoração de condecorações militares e de instrumentos musicais, como por exemplo no perímetro da boca das guitarras acústicas.

Origens[editar | editar código-fonte]

Uma das primeiras aparições da roseta na arte antiga ocorreu no início do quarto milénio a.C. no Antigo Egito.[1] Outra aparição precoce da roseta na zona do Mediterrâneo aconteceu na Civilização Minoica; por exemplo, foram encontradas rosetas no conhecido Disco de Festo, encontrado nas ruínas de Festo, no sul de Creta.[2]

Referências

  1. Alfred Cort Haddon, Evolution in Art: As Illustrated by the Life-histories of Designs, 1914, Scribner's, 364 pages
  2. C.Michael Hogan, Phaistos Fieldnotes, The Modern Antiquarian (2007)
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Roseta (ornamento)
Ícone de esboço Este artigo sobre Arte ou História da arte é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.