Rostroconchia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.


Como ler uma caixa taxonómicaRostroconchia
Ocorrência: Cambriano - Permiano
Taxocaixa sem imagem
Classificação científica
Reino: Animalia
Superfilo: Protostomia
Filo: Mollusca
Classe: Rostroconchia
Ordens

Rostroconchia é uma classe extinta de moluscos que datam do começo do período cambriano até o fim do permiano.

Foram inicialmente incluídos na classe Bivalvia, mas acabaram ganhando sua própria classe. Eles normalmente têm uma concha pseudo-bivalva guardando o manto e o . A parte anterior da concha provavelmente tinha um vão por onde o pé emergia.

Os Rostroconchia provavelmente tinham uma vida sedentária. Havia provavelmente mais de 1000 espécies desta classe.

Os rostrocônquios compreendem basicamente duas ordens:

  • Ribeirioida (Cambriano - Siluriano?) - com conchas com fenda bem desenvolvida e uma ou duas cristas ântero-dorsais nos dois lados da concha, que se origina no bico.
  • Conocardioida (Cambriano - Permiano) - com conchas com a abertura anterior grande e a posterior localizada na extremidade de um rostro estreito e tubular.
Ícone de esboço Este artigo sobre moluscos, integrado no Projeto Invertebrados é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.