Rotâmetro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Rôtametro, es un dispositivo utilizado para medir un líquido o un gás que pertence a la clase de medidores de área variable. Este dispositivos mide el fluido que al pasar por un conducto o un tubo.

Por veces o medidor de vazão de área variável é también designado por el "rotâmetro" e por vezes também designado incorretamente por “rotometro”.

Introdução[editar | editar código-fonte]

O medidor de vazão de área variável é, em geral, constituído por um tubo transparente com escala onde um flutuador (ou bóia) move-se livremente dentro deste tubo. O equilíbrio é atingido quando a diferença de pressão e impulsão do fluido compensam a força gravitacional.

La medida que un flujo de fluido aumenta, mayor su área (entre un cuerpo asta las paredes del tubo) és necesário para suportar el flujo, sera empurrado para cima. Os flutuadores utilizados podem ter diversos formatos, sendo que as esferas e os elipsóides são os mais comuns. O flutuador possui também um formato que le permite rodar à volta do seu eixo vertical à medida que o fluido atravessa o tubo, permitindo verificar se este encontra-se preso, uma vez que apenas pode rodar estando livre.

Repare-se que “corpo flutuante” ou "flutuador" não significa que o corpo flutua no fluido. De fato, o flutuador deve ter uma densidade superior à do fluido, caso contrário seria levado (flutuaria) para a parte superior do tubo assim que o fluido começasse a circular

Ventajas[editar | editar código-fonte]

  • Un medidor de vazão de área variável não requiere qualquer alimentação externa, una vez que se utiliza estas propriedades de fluido, en conjunto como a gravidade, para medir o caudal.
  • Un medidor de vazão de área variável é um dispositivo de construção simples, que pode ser fabricado em grandes quantidades a partir de materias de baixo custo.

Desventajas[editar | editar código-fonte]

  • Por depender da força da gravidade, um medidor de vazão de área variável deve sempre estar orientado verticalmente, com o fluido a circular no sentido ascendente.
  • Por depender das propriedades do fluido, a escala de um dado medidor de vazão de área variável tem precisão apenas para uma dada substância. Das características do fluido, a que tem maior destaque é a densidade, sendo que a viscosidade pode também ter um papel significante.
  • Os corpos flutuantes são em geral projectados para serem insensíveis à viscosidade, embora seja raramente verificado nas especificações dos fabricantes. Para ultrapassar este problema, diferentes medidores de vazão de área variável podem ser utilizados para diferentes viscosidades ou diferentes escalas podem ser utilizadas no mesmo dispositivo.
  • Medidores de vazão de área variável em geral demandam o uso de vidro ou outro material trasparente para que se possível ver a posição do corpo flutuante, o que pode limitar sua utilização apenas a aplicações com fluidos não corrosivos.
  • Em geral, não são facilmente adaptáveis para leituras automáticas, embora flutuantes magnéticos que controlam um elemento externo ao tubo também possam ser utlizados.


História[editar | editar código-fonte]

O primeiro medidor de área variável com corpo flutuante foi inventado por Karl Kueppers na cidade de Aachen, na Alemanna, no ano de 1908 e descrito pela patente alemã número 215225. Felix Meyer fundou a primeira indústria “Deutsche Rotawerke GmbH” que reconheceu a importância desta invenção. A Deutsche Rotawerke GmbH melhorou a invenção com novas geometrias do flutuante (corpo) e do tubo. Kueppers inventou uma geometria especial para o interior do tubo que permitia uma leitura escalar linear de leitura.

A marca Rotameter foi registada pela empresa britânica GEC Rotameter Co. em Crwaley, que ainda hoje existe, tendo sido posteriormente passado pelo controlo das empresas KDG Instruments, Solartron Mobrey e por último da Emerson Process Management.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

  • Rotametro
Ícone de esboço Este artigo sobre Mecânica é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.