Rota Romântica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Arquitetura em enxaimel típica na região. Nova Petrópolis.
Rs-235 shield.png
BR-116-rs.png

A Rota Romântica é uma rota turística cênica que passa por treze municípios brasileiros localizados na Serra Gaúcha, estado do Rio Grande do Sul. A região foi primeiramente colonizada por imigrantes alemães na primeira metade do século XIX. A forte influência alemã ainda pode ser admirada nas cidades e distritos. As raízes germânicas são visíveis na arquitetura, gastronomia e inclusive no sotaque e na língua (Riograndenser Hunsrückisch) dos habitantes.

A Rota Romântica tem aproximadamente 184 km de distância e estende-se de São Leopoldo à São Francisco de Paula. Os treze municípios ao longo da rota são: São Leopoldo, Novo Hamburgo, Estância Velha, Ivoti, Dois Irmãos, Morro Reuter, Santa Maria do Herval, Presidente Lucena, Picada Café, Nova Petrópolis, Gramado, Canela e São Francisco de Paula.

Os municípios de Nova Petrópolis, Gramado, Canela e São Francisco de Paula também fazem parte da Região das Hortênsias, um dos destinos turísticos mais populares do país durante o inverno e períodos de férias, pelo seu cenário deslumbrante, com rica herança cultural européia e arquitetura pitoresca.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]