Rotaract

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde março de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Rotaract Club
Lema "Companheirismo através do serviço"
Fundação 1968
Tipo Organização de clubes prestadores de serviços
Sede Presente em 189 países
Membros Cerca de 220.639 associados
Sítio oficial Rotaract.org


O Rotaract Club é um programa de Rotary Internacional que visa o desenvolvimento de lideranças jovens. Criado pelo Rotary International em 1968, nos Estados Unidos e formada por clubes de jovens com idade entre 18 e 30 anos, o Rotaract promove a prestação de serviços à comunidade, desenvolvimento da liderança e a melhoria do bem estar da comunidade. Atualmente o Rotaract Club soma em torno de 220.639 jovens universitários e profissionais iniciantes num movimento que é o segundo maior do mundo no seu perfil de atuação, ficando atrás apenas do escotismo. O lema do Rotaract é "Companheirismo através do serviço", que expressa bem o equilíbrio das atitudes dos seus integrantes.

Surgimento do Rotaract Club[editar | editar código-fonte]

Surgido da expressão Rotary in Action(Rotary Em Ação), o Rotaract Club foi fundado pelo Rotary International, com o objetivo de dar continuidade aos trabalhos que já vinham sendo desenvolvidos por outro projeto, também direcionado às novas gerações, chamado Interact. O Rotaract Club se tornou um dos maiores programas de desenvolvimento de liderança jovem no mundo.

Definição e histórico do programa Rotaract[editar | editar código-fonte]

Com o objetivo de desenvolver a liderança, o trabalho de equipe e as relações internacionais, o Rotaract reúne jovens profissionais e estudantes que acreditam poder fazer a diferença, interagindo e transformando a sociedade. Seu trabalho na comunidade é fundamental, diminuindo problemas sociais e elaborando projetos vencedores (alfabetização, planejamento familiar, fluoretação, etc.) diretamente com a comunidade ou em parceria com empresas. Muito animado, formado por pessoas interessadas e ocupadas, o Rotaract realiza todas as suas ações balanceando o trabalho com muita amizade e divertimento.

Rotaract no mundo[editar | editar código-fonte]

O Rotaract está presente em quase todo o mundo e tem, internacionalmente, o formato de clubes de serviço à comunidade da mesma forma que o Rotary. Pela última estatística, são 223 629 rotaractianos, organizados em 9 723 Rotaract Clubs diferentes, espalhados em 178 países ou áreas geográficas que ao todo somam 525 distritos. O Brasil é o terceiro país no mundo que concentra o maior número de Rotarac Clubs em seu território, com 729 clubes. (Está atrás da Índia, com 2.526 e dos Estados Unidos, com 780 clubes). Existem, aproximadamente, 16 790 rotaractianos no Brasil.

Sendo uma organização mundial que mantém os mesmos objetivos e procedimentos no mundo todo, o Rotaract é um grande exemplo de globalização, pois desde a sua fundação, pensa mundialmente e age localmente, respeitando necessidades e cultura locais.

Suas conferências mundiais reúnem povos de todo o mundo em momentos especiais de discussão e de imensa confraternização. Assim como os associados do Rotary Club, os associados do Rotaract usam distintivos que os identificam como rotaractianos em qualquer parte do mundo.

Rotaract em português[editar | editar código-fonte]

Em Portugal o Rotaract organiza-se em dois distritos, assim como Rotary, o distrito 1970, que compreende os clubes a Norte da linha do rio Mondego, e o distrito 1960, que inclui os clubes a Sul deste e nos arquipélagos da madeira e Açores. O Rotaract Distrito 1960 é composto em 2014/15 por 15 clubes[1] . No Brasil, tal como Rotary, encontra-se organizado em 38 distritos. Em Angola: informação pendente. Em Moçambique: informação pendente. Cabo Verde: informação pendente. Timor Lorosae

Organização Multidistrital de Informação de Rotaract[editar | editar código-fonte]

Ao Final da década de 80, e início de 90, movimentos dentro dos distritos Rotaract em todo mundo surgiam por uma estrutura de troca de informações e atividades conjuntas em diversas nações ou regiões do planeta. Surgiu entao, por influência e luta principalmente dos brasileiros, as OMIRs (Multidistric Information Organizations).

Fundada oficialmente em 1991, a Omir-Brasil é a organização de âmbito nacional do Rotaract, no Brasil. Sua descrição oficial é: Organização Multidistrital de Informação de Rotaract - Brasil. Apesar de sermos compostos por 38 Distritos do Brasil, para RI não existe o parâmetro nacional, por isso formamos uma Organização Multidistrital (de vários Distritos).

A Omir-Brasil foi criada para aumentar o intercâmbio de informações entre os Rotaracts, elevando o nível de trabalho, o profissionalismo e o marketing para toda a Organização. A Omir não é apenas seu presidente e equipe, mas os RDRs, os presidentes dos clubes e toda a rede de informações gerada por todos esses. As deliberações que não sejam atos administrativos (que visem o bom cumprimento do Regimento e funcionamento da Omir) são tomadas pelos RDRs. A Omir tem alterado, inclusive, situações problemáticas nos Distritos e clubes, simplesmente informando e aconselhando. A visão global que uma Organização como esta tem favorece muito as ações estratégicas de todo o movimento.

Nossa Organização vem se destacando no nível de trabalho e intercâmbio com outras organizações, como fizemos na primeira reunião com OMIRs de todo o mundo, que convocamos no INTEROTA (Conferência Mundial do Rotaract) de 1999. Apesar disso, ainda temos muito a desenvolver, assim como todo o programa Rotaract.

Hoje, após um processo de reestruturação e recuperação da imagem da organização, a Omir-Brasil passa a se chamar Rotaract Brasil, e se consolida como uma Agência de Informação e integração dos Distritos, algo esquecido por algumas gestões passadas.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]