Rotaract

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde março de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Rotaract Club
Lema "Companheirismo através do serviço"
Fundação 1968
Tipo Organização de clubes prestadores de serviços
Sede Presente em 189 países
Membros Cerca de 220.639 associados
Sítio oficial Rotaract.org


O Rotaract Club é um programa de Rotary Internacional que visa o desenvolvimento de lideranças jovens. Criado pelo Rotary International em 1968, nos Estados Unidos e formada por clubes de jovens com idade entre 18 e 30 anos, o Rotaract promove a prestação de serviços à comunidade, desenvolvimento da liderança e a melhoria do bem estar da comunidade. Atualmente o Rotaract Club soma em torno de 220.639 jovens universitários e profissionais iniciantes num movimento que é o segundo maior do mundo no seu perfil de atuação, ficando atrás apenas do escotismo. O lema do Rotaract é "Companheirismo através do serviço", que expressa bem o equilíbrio das atitudes dos seus integrantes.

Surgimento do Rotaract Club[editar | editar código-fonte]

Surgido da expressão Rotary in Action(Rotary Em Ação), o Rotaract Club foi fundado pelo Rotary International, com o objetivo de dar continuidade aos trabalhos que já vinham sendo desenvolvidos por outro projeto, também direcionado às novas gerações, chamado Interact. O Rotaract Club se tornou um dos maiores programas de desenvolvimento de liderança jovem no mundo.

Definição e histórico do programa Rotaract[editar | editar código-fonte]

Com o objetivo de desenvolver a liderança, o trabalho de equipe e as relações internacionais, o Rotaract reúne jovens profissionais e estudantes que acreditam poder fazer a diferença, interagindo e transformando a sociedade. Seu trabalho na comunidade é fundamental, diminuindo problemas sociais e elaborando projetos vencedores (alfabetização, planejamento familiar, fluoretação, etc.) diretamente com a comunidade ou em parceria com empresas. Muito animado, formado por pessoas interessadas e ocupadas, o Rotaract realiza todas as suas ações balanceando o trabalho com muita amizade e divertimento.

Rotaract no mundo[editar | editar código-fonte]

O Rotaract está presente em quase todo o mundo e tem, internacionalmente, o formato de clubes de serviço à comunidade da mesma forma que o Rotary. Pela última estatística, são 223 629 rotaractianos, organizados em 9 723 Rotaract Clubs diferentes, espalhados em 178 países ou áreas geográficas que ao todo somam 525 distritos. O Brasil é o terceiro país no mundo que concentra o maior número de Rotarac Clubs em seu território, com 729 clubes. (Está atrás da Índia, com 2.526 e dos Estados Unidos, com 780 clubes). Existem, aproximadamente, 16 790 rotaractianos no Brasil.

Sendo uma organização mundial que mantém os mesmos objetivos e procedimentos no mundo todo, o Rotaract é um grande exemplo de globalização, pois desde a sua fundação, pensa mundialmente e age localmente, respeitando necessidades e cultura locais.

Suas conferências mundiais reúnem povos de todo o mundo em momentos especiais de discussão e de imensa confraternização. Assim como os associados do Rotary Club, os associados do Rotaract usam distintivos que os identificam como rotaractianos em qualquer parte do mundo.

Organização Multidistrital de Informação de Rotaract[editar | editar código-fonte]

Ao Final da década de 80, e início de 90, movimentos dentro dos distritos Rotaract em todo mundo urgiam por uma estrutura de troca de informações e atividades conjuntas em diversas nações ou regiões do planeta. Surgiu entao, por influência e luta principalmente dos brasileiros, as OMIRs (Multidistric Information Organizations).

Fundada oficialmente em 1991, a Omir-Brasil é a organização de âmbito nacional do Rotaract, no Brasil. Sua descrição oficial é: Organização Multidistrital de Informação de Rotaract - Brasil. Apesar de sermos compostos por 38 Distritos do Brasil, para RI não existe o parâmetro nacional, por isso formamos uma Organização Multidistrital (de vários Distritos).

A Omir-Brasil foi criada para aumentar o intercâmbio de informações entre os Rotaracts, elevando o nível de trabalho, o profissionalismo e o marketing para toda a Organização. A Omir não é apenas seu presidente e equipe, mas os RDRs, os presidentes dos clubes e toda a rede de informações gerada por todos esses. As deliberações que não sejam atos administrativos (que visem o bom cumprimento do Regimento e funcionamento da Omir) são tomadas pelos RDRs. A Omir tem alterado, inclusive, situações problemáticas nos Distritos e clubes, simplesmente informando e aconselhando. A visão global que uma Organização como esta tem favorece muito as ações estratégicas de todo o movimento.

Nossa Organização vem se destacando no nível de trabalho e intercâmbio com outras organizações, como fizemos na primeira reunião com OMIRs de todo o mundo, que convocamos no INTEROTA (Conferência Mundial do Rotaract) de 1999. Apesar disso, ainda temos muito a desenvolver, assim como todo o programa Rotaract.

Após anos de luta para a reformulação de sua mais importante ferramenta, finalmente a organização conseguiu lançar o site totalmente reestruturado na gestão 2012-2013, fruto do trabalho desenvolvido nas gestões anteriores, que resultou na apresentação de uma ferramenta mais leve e eficaz para a troca de informações no programa Rotaract Club no Brasil.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]