Rouffach

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Rouffach
—  Comuna francesa França  —
Rouffach, Hôtel de ville.jpg
Brasão de armas de Rouffach
Brasão de armas
Rouffach está localizado em: França
Rouffach
Localização de Rouffach na França
47° 57' 30" N 07° 17' 54" E
País  França
Região Blason région fr Alsace.svg Alsácia
Departamento Blason département fr Haut-Rhin.svg Alto Reno
Área
 - Total 40,05 km²
Altitude máxima 980 m (3 215 pés)
Altitude mínima 195 m (640 pés)
População (2010)[1]
 - Total 4 574
    • Densidade 114,2/km2 
Gentílico: Rouffachois
Código Postal 68250
Código INSEE 68287

Rouffach é uma comuna francesa na região administrativa da Alsácia, no departamento Alto Reno. Estende-se por uma área de 40,21 km². Em 2010 a comuna tinha 4 574 habitantes (densidade: 114,2 hab./km²).[1]

Geografia[editar | editar código-fonte]

Rouffach situa-se às margens do Lauch, 15 km ao sul de Colmar e 28 km ao norte de Mulhouse. O maciço dos Vosges abrange parte do seu território, que possui vinhas de excelente reputação.

A comuna de Rouffach possui um enclave situado a noroeste de Soultzmatt.

História[editar | editar código-fonte]

A criação da cidade remonta aos romanos, que a chamaram Rubeaquum (água vermelha), devido à presença de uma fonte natural rica em ferro que lhe dava a cor avermelhada. A cidade é, no século V, uma residência dos reis merovíngios da Austrásia, que constroem o castelo de Isenbourg. No século VII, a cidade é testemunha de um milagre: o bispo de Estrasburgo, Arbogast, ressuscita o filho do rei Dagoberto II, que em reconhecimento oferece a cidade ao príncipe-bispo de Estrasburgo. A cidade transforma-se, assim, na capital das possessões do bispado sob a forma do Haut-Mundat, do qual também faz parte Eguisheim. A cidade apresenta um forte desenvolvimento e constrói uma muralha de proteção. Essa época de prosperidade é interrompida com a Guerra dos Trinta Anos, durante a qual a cidade é destruída pelos suecos. No final da guerra, com a anexação da Alsácia pela França, o Haut-Mundat deixa de existir. A cidade reencontra a prosperidade nos anos seguintes, graças principalmente às suas vinhas, e é poupada durante as guerras seguintes.

Referências

  1. a b Populations légales des communes en vigueur au 1er janvier 2013 (em francês) www.insee.fr INSEE (dezembro de 2012). Visitado em 3 de abril de 2013.
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da França é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


Ligações externas[editar | editar código-fonte]