Roupinol

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Roupinol
Data de nascimento 17 de novembro de 1977
Local de nascimento Macaé,  Rio de Janeiro
Data de morte 23 de março de 2010 (32 anos)
Local de morte Rio de Janeiro,  Rio de Janeiro
Nacionalidade(s) Brasil brasileiro
Crime(s) tráfico de drogas, formação de quadrilha, homicídios e assaltos

Rogério Rios Mosqueira, mais conhecido como Roupinol (Macaé, RJ, 17 de novembro 1977Rio de Janeiro, RJ, 23 de março de 2010) foi um criminoso brasileiro considerado o maior traficante de cocaína do Estado do Rio ate a sua morte em 2010, era líder do Amigos dos Amigos (ADA).

Era o chefe do tráfico no conjunto de favelas do São Carlos, no Rio Comprido, na Zona Norte do Rio, chefiava também as favelas de Macaé comandadas pela facção Amigos dos Amigos (ADA), Nova Holanda, Malvinas e Engenho da Praia, ele era, segundo a polícia, considerado o maior fornecedor de drogas do Rio. O traficante morreu durante ação da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), no confronto no morro do São Carlos.

Recebeu apelido de Roupinol por que usava a droga do mesmo nome para controlar a adrenalina.

De acordo com a polícia, o criminoso era aliado de Antônio Francisco Bonfim Lopes, mais conhecido como Nem da Rocinha, favela da Zona Sul do Rio em que teria se escondido após algumas fugas. Roupinol respondia por mais de 28 mandados de prisão.

Segundo a polícia, ele movimentava mais de R$ 1 milhão das drogas compradas pelos usuários viciados por mês.

Referências: [1], [2], [3], [4], [5], [6].

Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.