Rua Cidade de Bolama

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Rua Cidade de Bolama
Freguesia(s) Olivais
Lugar, Bairro: Olivais Sul
Início Rua Cidade de Bissau (perto da Avenida Cidade de Luanda)
Término Rua Cidade de Bissau (perto da Avenida Cidade de Lourenço Marques)
Comprimento 490 m
Abertura Década de 1960
Nomeação 11 de julho de 1970
Homenagem a Cidade de Bolama, atual Guiné-Bissau (antiga Guiné Portuguesa)
Designação anterior Rua D2 — Célula D — Olivais Sul (com o Impasse DG)

A Rua Cidade de Bolama é uma rua de Lisboa, localizada na freguesia dos Olivais, especificamente no bairro dos Olivais Sul.

Criada na década de 1960, quando da urbanização da zona da cidade, recebeu em 1970 o seu nome em homenagem à cidade guineense de Bolama, na altura parte do Império Português. Este nome foi dado em linha com os restantes nomes das ruas dos Olivais Sul, onde se procurou homenagear militares mortos na contemporânea Guerra Colonial e localidades do Império. Antigamente era a Rua D2 — Célula D — Olivais Sul (com o Impasse DG) e abrangia os lotes 377 a 379, 382 a 387 e os lotes 389 a 393. Hoje, esses mesmos lotes ganharam números de polícia.

É uma rua movimentada, considerada hoje em dia o centro do bairro dos Olivais Sul devido à sua posição central e à grande quantidade de serviços presentes. O Spacio Shopping (antigo Olivais Shopping Center) constitui-se como o principal polo de referência.

A rua descreve uma espécie de elipse, na qual toca em ambas as pontas na Rua Cidade de Bissau, se bem que, em alguns documentos da Câmara Municipal de Lisboa, apareça prolongando-se até à Avenida Cidade de Lourenço Marques, estando no entanto, no local, placas com a indicação "Rua Cidade de Bissau". Afluem à Rua Cidade de Bolama a Rua Vila de Bissorã e a Rua Dom Aleixo Corte-Real, bem como é possível a comunicação direta pedonal com a Rua Vila de Catió e com a Rua Cidade da Praia.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Arruamentos, integrado no Projecto Grande Lisboa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.