Rua Duque de Caxias (Porto Alegre)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A Rua Duque de Caxias é uma importante rua da cidade brasileira de Porto Alegre, capital do estado do Rio Grande do Sul. Começa na Rua General Salustiano e termina na Praça Conde de Porto Alegre e no Viaduto José Loureiro da Silva1 . A via é uma tradicional área nobre do Centro Histórico da cidade, juntamente com a rua Coronel Fernando Machado, embora a última, há mais ou menos quinze anos, já não se conserve como uma área nobre.

Desenvolveu-se ao longo da parte mais alta da colina onde nasceu a antiga vila de Porto Alegre, e teve várias denominações: Formosa, Direita da Igreja, da Igreja, da Praia, do Arsenal, São José, Alegre, do Hospital. Porém, nenhum desses nomes era oficial. Em 1820, nela se localizavam os três principais edifícios da cidade: o Palácio, a Igreja Paroquial e o Palácio da Junta.

Em 1843 foram colocadas, pela primeira vez, placas indicativas nas ruas da cidade, e o nome Rua da Igreja foi adotado. A denominação de Rua Duque de Caxias só foi adotada no final de 1869, quando os vereadores nomearam uma comissão para angariar fundos para o seu calçamento, pois se tratava de uma rua nobre, frequentada pelos estudantes do liceu e da Escola Normal, e por famílias aristocráticas da cidade.

No final do século XIX, o ajardinamento de três praças – Praça da Matriz, Praça Conde de Porto Alegre e Praça General Osório – em três pontos distintos da Rua Duque de Caxias, concorreu para seu embelezamento. A partir de 1909, com o estabelecimento dos bondes elétricos, foi implantada a linha circular Duque.

Importantes prédios, como o Palácio Piratini, a Catedral Metropolitana de Porto Alegre, o Palácio Farroupilha, o palacete do Visconde de Pelotas (onde Dom Pedro II se hospedou quando visitou o Rio Grande do Sul, denominado atualmente de Solar dos Câmara, e que abriga um centro cultural), o Museu Júlio de Castilhos, a antiga Junta da Real Fazenda (único prédio da época da fundação de Porto Alegre que permanece até os dias de hoje), a Igreja Metodista Central, o Colégio Sévigné, e a sede da Fundação de Economia e Estatística Siegfried Emanuel Heuser (FEE) localizam-se na Rua Duque de Caxias.

Galeria de imagens[editar | editar código-fonte]


Referências

Referência bibliográfica[editar | editar código-fonte]

  • Franco, Sérgio da Costa. Guia Histórico de Porto Alegre. Porto Alegre: Editora da Universidade (UFRGS)/Prefeitura Municipal, 1992


Brasão de Porto Alegre
Porto Alegre
Arquitetura · Música · Demografia · Economia · Educação · Esportes · Geografia · História · Meios de comunicação · Prefeitura · Saúde · Transportes · Turismo

Portal · Listas · Imagens