Ruben Berta

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Se procura o bairro de Porto Alegre, veja Rubem Berta (Porto Alegre).

Ruben Martin Berta (Porto Alegre, 5 de novembro de 1907Rio de Janeiro, 14 de dezembro de 1966) foi um empresário brasileiro e ex-presidente da Varig[1].

Filho de Martin Félix Berta e Helena Maria Lenz. Casado com Wilma Weber Berta e pai de Ivone e Eliete. Estudante de medicina, foi contratado por Otto Ernst Meyer, e aos 19 anos e tornou-se o primeiro funcionário da VARIG, como auxiliar de escritório e secretário de seus diretores fundadores.

Devido à Segunda Guerra Mundial, Otto Meyer o então presidente da VARIG, resolve renunciar ao cargo para proteger a empresa, já que ele era alemão e o Brasil apoiou os aliados na guerra. Em 1942 assumiu o cargo mais alto da empresa gaúcha. Ruben Berta foi com certeza um dos principais funcionários da VARIG, dedicava parte de sua vida exclusivamente para a empresa que amava.

Com Ruben no comando, a VARIG viveu um periodo de grande expansão.

Sua esposa brincava dizendo que Ruben tinha uma amante, e essa amante se chamava VARIG.

Em 1945 lançou a ideia da Fundação dos Funcionários da Varig, que reuniria mais da metade das ações da companhia e viria, depois de sua morte, ser conhecida como Fundação Ruben Berta.

Em 14 de dezembro de 1966, Ruben Berta sentiu fortes dores no coração em sua mesa de trabalho. Os médicos foram chamados, enquanto isso Ruben insistia em continuar trabalhando. Até a sua morte, passava instruções para Erik de Carvalho. Uma hora após sentir as primeiras dores no peito, Ruben Berta morreu devido a um infarto.

Após a sua morte, Erik de Carvalho assumiu a presidência da empresa do Rio Grande do Sul.

Ruben Berta deu o nome a um bairro, a uma pinacoteca[2] e também a um colégio público, todos de Porto Alegre, a uma rua na cidade de Sapiranga - RS, a um hospital e a uma avenida na cidade de São Paulo, ao Aeroporto Internacional de Uruguaiana - RS[3] e ao viaduto sobre a linha férrea, na Avenida Maurício Cardoso, na cidade de Erechim-RS.

Referências

Ver também

Bibliografia

  • FRANCO, Sérgio da Costa. Guia Histórico de Porto Alegre, 4ª edição, Editora da Universidade (UFRGS), Porto Alegre, 2006.

Ligações externas

Wikiquote
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Ruben Berta


Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.