RubyGems

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
RubyGems
Versão estável 1.3.7 (13 de Março de 2010)
Escrito em Ruby
Página oficial http://rubygems.org/

RubyGems é um gerenciador de pacotes para a linguagem de programação ruby que fornece um formato padrão para distribuição de programas Ruby e bibliotecas (nos pacotes denominados gemas), uma ferramenta desenhada para facilitar as instalações das gemas, e servir para a distribuição delas. RubyGems agora faz parte da biblioteca padrão da versão 1.9 do Ruby.

Gema[editar | editar código-fonte]

Gema é um pacote ou uma aplicação escrita em linguagem ruby. Essas bibliotecas podem ser divulgadas e instaladas em diversos computadores, assim como as "libs" em C. O grande diferencial, é que graças ao rubygems, esse gerenciamento fica bem mais simples, visto que cada gema tem suas dependências específicas, as quais o próprio gerenciador já cuida.

Arquivos gemspec[editar | editar código-fonte]

Essas dependências, junto da função, do contato com o autor, uma explicação sobre a utilidade desse pacote e até mesmo um link para um site do projeto ( entre outras informações ) são todos nomeados na especificação da gema, os arquivos .gemspec. A utilidade disso tudo é que junto com o código em si, toda essa informação seja transferida, facilitando assim futuras edições do código, contato com o autor e facilitando a instalação.

Fontes[editar | editar código-fonte]

Assim como o Apt-get dos sistemas baseados em debians, o Rubygems organiza fontes para poder saber onde procurar as gemas que se quer instalar. A fonte padrão é o site oficial do Rubygems, que disponibiliza um espaço para todos os usuários cadastrados fazerem o upgrade de suas bibliotecas, a disponibilizando para os demais programadores. Ainda assim, existem algumas outras fontes de gemas, e é perfeitamente possível adicionar quantas forem necessárias.

Portal A Wikipédia possui os portais:

Referências externas[editar | editar código-fonte]


Predefinição:Ruby programming language Predefinição:Compu-lang-stub