Rudolf Stahlecker

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Rudolf Stahlecker
Paleontologia, Biologia e Geologia.
Dados gerais
Nome de nascimento Eugene Rudolf Stahlecker
Nacionalidade Alemanha
Residência Alemanha
Nascimento 25 de Novembro de 1898
Local Pforzheim
Morte 26 de outubro de 1977 (78 anos)
Local Bad Urach
Atividade
Campo(s) Paleontologia, Biologia e Geologia.
Instituições Universidade de Tubinga


Eugene Rudolf Stahlecker, era um geólogo, paleontólogo e biólogo alemão.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Rudolf Stahlecker durante uma escavação de Pronothrotherium.
Rudolf Stahlecker durante uma escavação de Pronothrotherium.

Estudou com o paleontólogo alemão Friedrich Von Huene na Universidade de Tubinga, na Alemanha. Participou de expedições para coleta de fósseis em 1928 e 1929. Também fez várias coletas de fósseis na Argentina.

Em sua homenagem,o dicinodonte Stahleckeria potens recebeu seu nome. Este dicinodonte foi coletado no município de São Pedro do Sul, no Sítio Paleontológico Chiniquá.

Depois de terminar o doutorado, Stahlecker não se tornou um cientista, mas um professor de biologia em uma escola de Stuttgart. "O Führer quer ensinar as pessoas um novo pensar da biologia, nós os cientistas, temos que ser seus primeiros colaboradores", era seu lema. Depois da guerra ele teve que fazer uma pausa durante alguns anos, para se livrar do nazismo, embora ele não tenha se envolvido intensamente no nacional-socialismo como seu irmão, o SS Líder da Brigada e comandante do "Einsatzgruppe A" Walter Stahlecker.[1]

Referências[editar | editar código-fonte]

  • Livro: Os Fascinantes Caminhos da Paleontologia. Autor: Antônio Isaia. Comentários: Conta as historia dos paleontólogos de Santa Maria e região. 60 páginas. Editora Pallotti.
  • Livro: "Cronologia Histórica de Santa Maria e do extinto município de São Martinho." 1787-1933. Vol I. Autor: Romeu Beltrão, Editora Pallotti, 1958.