Rudolf Wolf

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Rudolf Wolf
Matemática, astronomia
Rudolf Wolf
Nacionalidade Suíça Suiço
Nascimento 07 de Julho de 1816
Local Fällanden
Morte 06 de Dezembro de 1893 (77 anos)
Local Zurique
Atividade
Campo(s) Matemática, astronomia
Instituições Universidade de Zurique
Alma mater Universidade de Zurique
Orientador(es) Johann Franz Encke
Conhecido(a) por Manchas solares

Johann Rudolf Wolf (Fällanden, 7 de Julho 1816Zurique, 6 de Dezembro 1893) foi um astrônomo e matemático suiço mais conhecido por seu trabalho em manchas solares.

Wolf nasceu em Fällanden, próximo a Zurique. Ele estudou nas universidades de Zurique,Viena, e Berlim. Encke foi um dos seus professores. Wolf se tornou professor de astronomia da Universidade de Berna em 1844 e diretor do Observatório de Berna em 1847. Em 1855 ele aceitou uma cadeira de astronomia na Universidade de Zurique e também no Instituto Federal de Tecnologia de Zurique

Wolf ficou muito impressionado com a descoberta do ciclo solar por Heinrich Schwabe e ele não somente fez suas próprias observações, como coletou todos os dados disponíveis de manchas solares ativas antes de 1610 e calculou um período para o ciclo de 11.1 anos. Em 1848 ele desenvolveu uma maneira de quantificar a atividade de manchas solares. O número de Wolf, como agora é conhecido, continua em uso. Em 1852 Wolf foi uma dos quatro cientistas que descobriram a ligação entre o ciclo solar e a atividade geomagnetica da Terra.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um astrônomo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) matemático(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.