Rudolf von Sebottendorff

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde Junho de 2014). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Rudolf von Sebottendorff, o pseudônimo de Adam Alfred Rudolf Glauer (Hoyerswerda, Silésia, Império Alemão, 9 de Novembro de 1875, - Turquia, 8 de Maio de 1945), era maçom, praticante de meditação, astrologia, numerologia e do sufismo[1] , fundador da Sociedade Thule.

Ele apareceu na Alemanha afirmando haver descoberto "a chave para a realização espiritual", que era "um conjunto de exercicios numerológicos de meditação que continham pouca semelhança com o Sufismo ou a Maçonaria"[2] .

Em 17 de agosto de 1918, após receber a autorização de Hermann Pohl, um dos fundadores da Germanenorden, funda a Studiengruppe für germanisches Altertum (Grupo de estudo para antiguidade germânica) que depois deu origem à referida sociedade Thule. No começo a recém fundada sociedade se auto-denominou . Mas logo o grupo começou a se envolver com política e disseminar propaganda anti-republicana e anti-semítica e deu origem ao Nazismo.

Isso é contado pelo próprio no seu livro Bevor Hitler kam: Urkundliches aus der Frühzeit der Nationalsozialistischen Bewegung (Antes de Hitler chegar: documentário dos primeiros dias do movimento nacional-socialista)[3] .

Referências

  1. Ele tinha sido educado em ocultismo, misticismo islâmico, alquimia, rosacrucianismo e muito mais, na Turquia, onde também havia sido iniciado na Maçonaria. - A Sociedade Thule e o Nazismo, Conscendo Sodalitas
  2. Mark Sedgwick, De encontro ao mundo moderno, pág. 66
  3. Rudolf von Sebottendorf, Germanenorden e a Sociedade Thule, A Tradição Teutônica e as Raízes Ocultistas do Nazismo – parte 6, por Heitor de Paola, Ratio pro Libertas

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]