Rudolph Blaschka

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Rudolph Blaschka
Nascimento 17 de junho de 1857
Český Dub
Morte 1 de maio de 1939 (81 anos)
Dresden
Residência Dresden
Cidadania Reino Unido
Progenitores
Ocupação mestre vidreiro

Rudolph Blaschka (1857-1939), junto com o seu pai Leopold Blaschka, foi um famoso artesão e ourives da Boémia.

Actividade profissional[editar | editar código-fonte]

Rudolph Blaschka foi um artesão que colaborou e prosseguiu a arte de moldar o vidro para fabricar rigorosos modelos, à escala natural, de plantas e animais, que o seu pai, Leopold, havia iniciado.

A técnica usada para realizar as esculturas de vidro era completamente artesanal. Pai e filho fabricavam as minúsculas peças de vidro que sopravam depois ao fogo e fixavam com colas animais e vegetais. Pintavam à mão cada exemplar, utilizando esmaltes naturais. A partir de 1890, os Blaschka passaram a dedicar-se mais intensamente à criação de plantas de vidro para o Museu Botânico da Universidade de Harvard com o qual assinaram um acordo de exclusividade. Hoje, no Museu de História Natural daquela instituição norte americana, pode ser vista a célebre The Ware Collection of Blaschka Glass Models of Plants, com milhares de modelos em vidro de plantas e flores. Após a morte de Leopold, em 1895, o seu filho Rudolph prosseguiu a tarefa e chegou a produzir mais de quatro mil réplicas de flores exóticas. Infelizmente, veio a morrer sem deixar descendência ou aprendizes que pudessem continuar o trabalho. A arte extraordinária dos Blaschka morreu com eles.

As obras artísticas de extremo rigor e valor científico encontram-se em museus de Londres, Aberdeen, Viena, Berlim e em muitas outras grandes cidades mundiais. Existe ainda a Casa Blaschka de Dresden, onde se homenageia o trabalho daqueles artesãos.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Em inglês[editar | editar código-fonte]