Rue Saint-Denis

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Rue Saint-Denis
e arrondissement de Paris,  França
Rue Saint-Denis
Pedestres na Rue Saint Denis, no distrito de Les Halles
Tipo Rua
Inauguração século I
Extensão 1,334
Largura da pista 1,630

Rue Saint-Denis (podendo ser referida em português como Rua de São Dinís) é uma das ruas mais antigas de Paris. Sua rota foi colocada pela primeira vez no século I pelos romanos, e depois estendida para o norte, na Idade Média. Desde a Idade Média até os dias atuais, a rua tornou-se notória como um lugar de prostituição. Seu nome deriva do fato de ser a rota histórica de Saint-Denis.

A rua se estende até o 1.º arrondissement e a Rue de Rivoli ao sul e, segue o arrondissement e o boulevard Saint-Denis, ao norte. Ele corre paralela ao boulevard de Sébastopol.[1]

História[editar | editar código-fonte]

A antiga via romana (estrada de Flandres), levando a Saint-Denis, Pontoise e Ruão competiu com a "rota de Senlis" (veja a rue Saint-Martin), mas ganhou uma vantagem em relação com a demolição do Grand Pont (veja Pont au Change) e o desenvolvimento da abadia real de Saint-Denis, se tornando o caminho triunfal para entradas reais à capital.

Ladeada por casas do ano de 1134 em diante, a rua tem suportado os nomes alternativos de Sellerie de Paris e Sellerie de la Grande Rue (século XIII); grand'rue de Paris; grande rue ou rue des Saints Innocents et grant chaussée de Monsieur / Monseigneur Saint-Denis (século XIV). Durante a Revolução Francesa, era conhecida como a rue de Franciade.

A rua foi um dos centros da Rebelião de junho de 1832, imortalizada no romance Os Miseráveis, de Victor Hugo, e que é referido no livro como o "Épico da Rue Saint-Denis".[2]

Atividades[editar | editar código-fonte]

Hoje o bairro em torno da rue Saint-Denis é composto sobretudo de sex shops, com as partes situadas entre a rue Réaumur e a boulevard Saint-Denis notórias como um lugar de prostituição. Também contém algumas lojas de roupas, bares e restaurantes, bem como a igreja de Saint-Leu-Saint-Gilles, um banco, e o edifício Chambre des notaires. Os bares The Frog e Rosbif Brew Pub estão localizados aqui, um de apenas um número muito pequeno de produtores de cerveja de barril acondicionado na França.

Imagens[editar | editar código-fonte]

Galeria de imagens da rua e suas localidades

Referências

  1. W. Scott Haine. The World of the Paris Café: Sociability Among the French Working Class, 1789-1914. Baltimore, MA: JHU Press, 1998. p. 143.
  2. Victor Hugo, Les Miserables, Book 4: The Idyll of the Rue Plumet and the Epic of the Rue Saint-Denis.
Bibliografia
  • Le Sentier-Bonne-Nouvelle, Délégation artistique de la Ville de Paris, Paris, 1999.
  • Philippe Cachau : Jacques Hardouin-Mansart de Sagonne, dernier des Mansart (1711-1778), thèse d'histoire de l'art soutenue à Paris-I en 2004, t. II, p. 1116–1120.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Rue Saint-Denis