Rumpelstichen

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ilustração de Rumpelstiltskin de Andrew Lang The Blue Fairy Book, ca. 1889.

Rumpelstiltskin é o personagem homônimo e principal antagonista de um conto de fadas originado na Alemanha (onde ele é conhecido como Rumpelstilzchen). O conto foi coletado pelos Irmãos Grimm, que inicialmente publicaram na edição de 1812 de Kinder- und Hausmärchen (Contos para Crianças e para o Lar), sendo revisado em edições posteriores.

História[editar | editar código-fonte]

Para impressionar o rei, com o objetivo de fazer o príncipe casar com a sua filha, um moleiro bastante pobre mente e diz que ela é capaz de fiar palha e transforma-la em ouro. O Rei chama a moça, fecha-a numa torre com palha e uma roda de fiar, e exige-lhe que transforme a palha em ouro até de manhã, durante três noites, ou será executada. Algumas versões dizem que, se ela falhasse, seria empalada e depois cortada em pedaços como um porco, enquanto outras não são tão trágicas e dizem que a moça ficaria fechada na torre para sempre. Ela já tinha perdido toda a esperança, quando aparece um duende no quarto e transforma toda a palha em ouro em troca do seu colar; na noite seguinte, pede-lhe o seu anel. Na terceira noite, quando ela não tinha nada para lhe dar, o duende cumpre a sua função em troca do primeiro filho que a moça desse à luz.

O Rei fica tão impressionado que decide se casar com ela, mas quando nasce o primeiro filho do casal, o duende regressa para reclamar o seu pagamento: "Agora dá-me o que me prometeste". A Rainha ficou assustada e ofereceu-lhe toda a sua riqueza, se este a deixasse ficar com a criança. O duende recusa, mas por fim aceita desistir da sua exigência, mas cria outra: se a Rainha conseguisse adivinhar o seu nome em três dias. No primeiro dia, ela falhou, mas antes da segunda noite, o seu mensageiro ouve o duende a saltar à volta de uma fogueira e a cantar. Existem muitas variações da canção, mas a mais conhecida é:

Rumpelstiltskin por Anne Anderson
"Hoje eu frito, amanhã eu cozinho!
Depois de amanhã será o filho da rainha!
Coisa boa é ninguém saber
Que o meu nome é Rumpelstiltskin!"

Quando o duende foi ter com a Rainha no terceiro dia, ela revela o nome dele, Rumpelstiltskin, e ele perde o seu negócio. Na edição de 1812 dos Contos dos Irmãos Grimm, depois disto, Rumpelstiltskin foge zangado e nunca mais regressa. O final foi revisto numa edição de 1857 para uma versão mais macabra onde Rumpelstiltskin, cego de raiva, se divide em dois. Na versão oral dos Irmãos Grimm, o duende voa da janela numa panela.

No Sistema de classificação de Aarne-Thompson Rumpelstiltskin é o número 500[1]

Variáveis[editar | editar código-fonte]

A mesma história aparece em várias outras culturas:

  • Tom Tit Tot na Inglaterra (a partir de English Fairy Tales por Joseph Jacobs);
  • Whuppity Stoorie na Escócia (em Popular Rhymes of Scotland de Robert Chambers);
  • Gilitrutt na Islândia;
  • Joaidane em árabe (جعيدان - aquele que fala demais);
  • Khlamushka (Хламушка) na Rússia;
  • Martinko (Klingáč) na Eslováquia;
  • Ruidoquedito na América do Sul;
  • Pancimanci na Hungria (de A Csodafurulya por Kolozsvari Grandpierre Emil);
  • Cvilidreta na Croácia;
  • Ootz-li-li Gootz em Israel (עוּץ - לי גוּץ - לי - um resumo e rima da frase original e do significado da história: "Ele me aconselhou e me transformou em uma brincadeira");
  • Daiku to Oniroku no Japão(大工 と 鬼 六 - Daiku significa "carpinteiro", to significa "e", e Oniroku é o nome de um ogro).

Outro conto de fadas dos Irmãos Grimm gira em torno de uma menina presa por alegações falsas sobre suas habilidades de fiar: The Three Spinners. No entanto, as três mulheres que ajudam essa menina não exigem o seu primogênito, mas que ela as convidasse para o seu casamento e que disesse aos outros convidades que são suas parentes. Em uma variante italiana, ela deve descobrir seus nomes, como com Rumpelstiltskin, mas não pelo mesmo motivo, ela deve usar seus nomes para convidá-las.

Origem do Nome[editar | editar código-fonte]

O nome Rumpelstilzchen é de origem alemã. Rumpelstilt ou Rumpelstilz era o nome de um tipo de duende, também chamado de pophart ou poppart que faz barulhos de chocalho em tábuas. O significado é semelhante ao rumpelgeist ("chocalho fantasma") ou poltergeist, um espírito travesso que faz barulho e move objetos domésticos. Outros conceitos relacionados são mummarts ou bicho-papões que são espíritos domésticos travessos que se disfarçam

A primeira menção conhecida de Rumpelstiltskin ocorre em Geschichtklitterung, ou Gargantua de Johann Fischart de 1577 (uma adaptação livre de Gargantua e Pantagruel de François Rabelais).

Televisão e Cinema[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.
  • Essa estória foi base para um episódio do desenho Cavalo de Fogo, na qual Dorin e Brutus caem num buraco e são ajudados por um troll, que como pagamento exige a posse do cavalo Brutus, Sarah e o Cavalo de Fogo intervém, e o troll desafia a encontrar a casa dele e adivinhar o nome dele, caso contrário, o Cavalo de Fogo se juntaria a sua coleção. "Procure meu nome em terras onde não estou, e procure-me em terras onde meu nome não está" é o enigma. Percorrem terras encontrando outras vítimas do troll e perguntando o nome dele, até Sarah deduzir sua localização no centro de Darshan. Findado o tempo, ele exige que eles decifrem. Sarah, olhando o mapa queimado pelo feiticeiro que uma vez derrotara o troll, descobre que seu nome é a junção das 1ªs sílabas das regiões do mapa: Tembrenan Cragcystan. Furioso, o troll se transforma em um redemoinho de fogo, queima a corrente de Brutus e se vai. Como resultado da derrota, as outras vítimas recuperam tudo o que haviam perdido, e fazem questão de ir agradecer a princesa Sarah.
  • Rumpelstiltskin também foi adaptado para TV em 1982, como um dos episódios da série Teatro dos Contos de Fadas, produzida e estrelada por Shelley Duvall.
  • Em um episódio da série de TV Star Trek Deep Space Nine intitulado If Wishes Were Horses. Miles O'Brien lê para sua filha a história de Rumpelstiltskin na hora de dormir e depois deixa seu quarto. Pouco depois ela sai em busca de seu pai para avisá-lo que Rumpelstiltskin está no quarto com ela. Miles O'Brien afirma que é apenas sua imaginação e vai para o quarto com ela apenas para descobrir que Rumpelstiltskin de fato está no quarto dela. No final do episódio é revelado que Rumpelstiltskin (junto com várias outras manifestações) eram de fato aliens que estavam estudando a imaginação.
  • Em um episódio da série de TV Coragem, o Cão Covarde, Muriel é forçada por um pequeno escocês a ficar em uma torre e tecer lã de ovelha em kilts. Coragem tenta aprender o nome do homem depois de saber que o homem não vai deixar ninguém que sabe o seu nome trabalhar para ele, nome esse que seria Rumpoldkiltskin. Muriel depois sugere a ele mudar legalmente seu nome, sugerindo "Rumpelstiltskin", nome que ele acha ser uma boa idéia.
  • Rumpelstiltskin é um dos personagens principais na série de TV Once Upon a Time, da ABC, onde ele é dono de uma loja, o Sr. Gold na cidade de Storybrooke, Maine, onde personagens de conto de fadas estão presos sem nenhuma memória de seu verdadeiro eu. Ele é interpretado por Robert Carlyle. Flashbacks para o reino de conto de fadas de onde os personagens vieram, revelam que Rumpelstiltskin desempenha um papel nas histórias de quase todos os principais personagens do conto de fadas. Exemplos de suas ações incluem a desempenhar o papel da fada madrinha de Cinderela, também de dar a Rainha Má da Branca de Neve a maldição que envia todos para o mundo real, entre outros. O primeiro episódio da série revela que ele é considerado um dos seres mais perigosos do reino. Alguns episódios depois mostram que ele já foi um covarde que saiu correndo de batalha, mas ganhou seus poderes capturando o punhal de uma entidade chamada Senhor das Trevas e depois matando-o com esse punhal, se tornando o novo Senhor das Trevas. No décimo segundo episódio é revelado que Sr. Gold sabe que ele já foi Rumpelstilskin, e que ele estava apaixonado por Bela de A Bela e a Fera de forma que aqui ele ganha o papel duplo de ser a "Fera". Também Rumpelstilskin tem uma rivalidade com a própria Rainha Má, que procura ter mais poder do que ele.

No cinema, Rumpelstiltskin teve três aparições:

  • Em Deu a Louca na Cinderela (2007). Onde mostra um Pedaço da Verdadeira História, e um pouco de criatividade própria, como o fato de Rumpelstiltskin conseguir o bebê e o mesmo até se adaptar a ele e o fato dele ser o braço direito da Madrasta, que é o vilão principal.
  • Também em Shrek Terceiro (2007) onde tem uma pequena aparição. Ele está no Bar dos Malvados e o Príncipe fala com ele. Ele até afirma o nome: "Rumpelstiltskin".
  • A mais famosa aparição de Rumpelstiltskin é no longa Shrek para Sempre (2010), onde o mesmo é o vilão principal da história que mostra Shrek, agora casado e pai de três filhos, vivendo a monotonia da rotina de casado. No dia do aniversário de seus 3 filhos, cansado de não ser mais o ogro temido por todos, Shrek assina um contrato mágico com Rumpelstiltskin, que promete um dia de ogro temido em troca de um dia da vida de Shrek, quando este "era um bebezinho sem preocupações". Assim, Shrek entrega o dia de seu nascimento ao duende, que devido a isso consegue que o Rei Harold lhe entregue o Reino de Tão Tão Distante. Shrek então passa a ter 24 horas em uma realidade paralela para desfazer o contrato com Rumpelstiltskin, que se tornou o imperador e vive no castelo do reino, cercado de bruxas caçadoras de ogros. Segundo o Burro, para desfazer o contrato, "antes era só adivinhar o nome dele, mas ele fez tantos contratos que agora todo mundo sabe que o nome dele é Rumpelstiltskin". Então o Burro mostra a Shrek que as letras miúdas do contrato aparecem ao fazer neste uma dobradura de origami, e o contrato é então anulado se Shrek conseguir o "beijo do amor verdadeiro". Os dois amigos partem em busca de Fiona para que Shrek consiga anular o contrato, tendo que enfrentar também outro personagem das histórias de Grimm, o Flautista Mágico, que neste longa é um caçador de recompensas com uma flauta multiuso capaz de enfeitiçar as mais diversas criaturas mágicas. Ao final, Shrek consegue que Fiona o beije, o contrato é anulado, a realidade paralela desaparece junto com Rumpelstiltskin, e Shrek percebe o quanto era feliz na vida que ele tinha. Todos os amigos se reúnem em uma festa no pântano de Shrek e assim a série de filmes do ogro verde acaba, com todos vivendo "felizes para sempre".
  • Foi o tema do filme "Rumpelstiltskin" de 1995 com  Max Grodénchik no papel principal e dirigido por Mark Jones.
Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Atualmente Rumpelstiltskin é um personagem protagonizado por Robert Carlyle no seriado Once Upon a Time, sendo também chamado Mr. Gold.

Na Música[editar | editar código-fonte]

  • O terceiro movimento de Märchenbilder,de Robert Schumann é inspirado na história
  • Rumpelstiltskin Grinder é uma banda de Thrash Metal da Pensilvânia assinou contrato com a Relapse Records.
  • Stiltskin é uma banda de rock Inglês, notável pelo fato de que um dos membros de sua banda, Ray Wilson, ter sido temporariamente o vocalista da mundialmente famosa banda de rock progressivo Genesis.
  • A banda Megaherz lançou uma música chamada I.M. Rumpelstilzchen [2] em seu álbum Herzwerk II(2002), onde cita o conto de fadas original alemão.
  • A nova música de Eminem em parceria com Rihanna, "The Monster" (2013), também cita o personagem de conto de fadas. [3]

Na Literatura[editar | editar código-fonte]

  • No livro de ficção escrito por Vivian Vande Velde, The Rumpelstiltskin Problem, são apresentadas versões alternativas do conto em uma tentativa humorística para lidar com buracos do enredo percebidos na história [4] .
  • Rumpelstiltskin também tem aparecido em The Witch's Boy de Michael Gruber, onde o personagem é um bebê estranhamente feio é encontrado por uma bruxa abandonado em uma árvore.Ela o chama de Lump que, quando criança, é isolado por ela para protegê-lo, porém quando ele sai para o mundo torna-se consumido pelo desejo por dinheiro e vingança contra aqueles que o feriram. Através de um ritual, a bruxa o ajuda a encontrar seu nome (na verdade o nome de sua alma), Rumpelstiltskin. Ele não poderia contar a ninguém pois isso lhes daria poder sobre ele [5] .

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]