Runas húngaras

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Runas Húngaras
Falado em: Hungria, Transilvânia
Total de falantes: extinta 1850
Família: Escrita proto-sinaítica
 Fenícia
  Aramaica
   Siríaca
    Sogdiana (contestável)
     Orkhon
      Runas Húngaras
Códigos de língua
ISO 639-1: --
ISO 639-2: ---

As Runas húngaras (em húngaro : székely magyar rovásirás ou simplesmente rovás) são um sistema de escrita já extinto que provém claramente de escritas turcomanas e foram utilizadas desde o século VII até 1850 em certas áreas da Hungria e ainda na Transilvânia (hoje Romênia). Eram a escrita mais utilizada para o húngaro até o século X, quando o rei Estevão I da Hungria impôs o uso do alfabeto latino.

Inscrição encontrada em Homokmégy-Halom, datando do séc. XI

Escrita[editar | editar código-fonte]

As runas húngaras eram escritas tanto da esquerda para a direita, como da direita para a esquerda (preferencial) e ainda em bustrofédon. Como suas letras correspondiam exatamente aos fonemas do húngaro, essa escrita seria mais condizente com o húngaro do que o alfabeto latino.

Eram 41 letras, 5 símbolos para poucos casos de maiúsculas (capita dictionum), havendo ainda símbolos próprios para números: Zero, Um, Cinco, Dez, Cinquenta, Cem, Mil, formando-se as quantidades de forma similar aos numerais romanos.

As palavras eram separadas por três pontos sobrepostos na vertical; não havia distinção entre letras maiúsculas e minúsculas;

Por vezes uma só letra significava uma das palavras mais usadas; também por vezes as vogais não eram escritas, como num abjad, exceto quando sua falta causasse ambigüidade.

Alfabeto Rúnico Húngaros

Amostra de texto[editar | editar código-fonte]

(transliterado) de escritura encontrada:

(Ezt) az Úr születése utáni 1501. évben írták. Mátyás, János, István kovácsok csinálták. Mátyás mester (és) Gergely mester csinálták [uninterpretable].

Português

(isto) foi escrito no 1501º ano do Senho)

Unicode[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

fr;Runes hongroises