Rupia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A rupia[1] (em híndi e urdu: रुपया, transl. rupayā, do sânscrito rúpya, rūpyakam, "moeda de prata") é o nome comum das moedas oficiais da Índia, Paquistão, Sri Lanka, Nepal, Maurícia, Seicheles, Indonésia e Maldivas.

Divide-se em cem unidades, denominadas centavos nas ilhas Seicheles, Maurícia e Sri Lanka; paise (singular: paisa) na Índia, Paquistão e Nepal; sen na Indonésia; laaris nas Maldivas. O símbolo genérico é ₨ or Rs, com variações nacionais. Para diferenciar das demais rupias, a índia introduziu o símbolo INR em 2011.[2]

Etimologia[editar | editar código-fonte]

A origem da palavra "rupia" é o termo sânscrito rūp ou rūpā ("prata"), donde rúpya ("prata amoedada") e rūpyakam (devanágari: रूप्यकम्), "moeda de prata". Seu primeiro registro em português é de 1608.[3]

História[editar | editar código-fonte]

A variante Rūpaya foi usada para a moeda criada , no século XVI por Sher Shah Suri, um afegão que reinou por um breve período (1540 a 1545) em Délhi. A Rūpaya original era uma moeda de prata cujo peso correspondia a 178 grãos[4] ou 11,5344 gramas.[5] A moeda circulou desde então, até mesmo durante o período da Índia Britânica, com 11,66 gramas e 91,7% de conteúdo de prata por peso (isto é, prata no valor de cerca de US$ 4 em preços atuais). No final do século XIX, a taxa de câmbio usual era de 1 rupia para 1 xelim e 4 pence britânicos, ou 1/15 da libra esterlina.

O uso da prata como padrão teve conseqüências sérias no século XIX, quando as maiores economias do mundo adotavam o padrão-ouro. A descoberta de grandes quantidades de prata nos Estados Unidos e em colônias européias resultou no declínio do valor da prata em relação ao ouro. Com isto, a moeda-padrão da Índia perdeu valor em relação ao resto do mundo.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. O uso da forma rúpia para designar a moeda é incorreto, ainda que frequente.
    Segundo o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP) da Academia Brasileira de Letras:
    • rupia s.f. inflamação da pele; moeda.
    • rúpia s.f. uma planta.
    Também de acordo com os dicionários Houaiss, Porto Editora, Michaelis, Aulete e Priberam, rupia refere-se à moeda, enquanto os parônimos rúpia e rúppia, segundo Houaiss, Michaelis, Porto e Priberam, referem-se às plantas do gênero Ruppia, da família das ruppiáceas.
  2. Rupia, a moeda indiana, ganha novo símbolo. O Globo, 16 de julho de 2010.
  3. Dicionário Houaiss, verbete rupia.
  4. Um grão corresponde a 0,0648 gramas
  5. Mughal Coinage.