Rus'

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde novembro de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros, acadêmico)Yahoo!Bing.

Rus' (em russo: Русь, AFI[rusʲ], também Русичи ou Русы; em sueco: Ros; em grego: Ῥῶς) é uma designação introduzida durante a Alta Idade Média para as populações da Europa Oriental que viviam nas regiões que hoje fazem parte da Ucrânia e da Rússia.

O território histórico da Rússia Kievana faz hoje parte do território da Ucrânia, da Bielorrússia, da Rússia, de uma pequena parte do nordeste da Eslováquia e de uma faixa do leste da Polónia.

O termo rus', com o qual as populações eslavas e fínicas indicavam alguns tipos de varegues ou vikings deve talvez provir da raiz do antigo nórdico roðs ou roths usado no âmbito náutico e ainda existente nas línguas finlandesa e estónia para indicar os suecos, ruotsi e rootsi. Depois a palavra "rus'" passou a indicar não apenas a aristocracia escandinava da Europa Oriental mas todas as populações que residiam nessas áreas.

O primeiro documento histórico onde surge citado um povo chamado Rus' são os Annales Bertiniani, uma recolha de crónicas escrita por vários autores francos e referente aos anos entre 830 e 882.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre História da Rússia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.