Ruslan Chagayev

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ruslan Chagaev Boxing pictogram.svg
Informações pessoais
Apelido White Tyson
Categoria Peso-pesado
Nacionalidade Uzbequistão Uzbeque
Data de nascimento 19 de Outubro de 1978 (35 anos)
Cidade natal Andijon,  União Soviética
Estilo Southpaw
Altura 1,85 m
Cartel
Lutas 28
Vitórias 26
Vitórias por nocaute 17
Derrotas 1
Empates 1
Desistências 0

Ruslan Shamil ulı Chagayev - no círilico tártaro, Руслан Шамил улы Чагаев (Andijon, 19 de Outubro de 1978) é um pugilista uzbeque de origem tártara.

Tendo participado em duas oportunidades dos Jogos Olímpicos, em 1996 e 2000, Chagaev conquistou o título mundial da WBA em 2007, após vitória sobre Nikolay Valuev por decisão dos juízes,[1] mas sendo considerado pouco tempo depois um "campeão em recesso" após não conseguir colocar seu título em jogo em nenhuma luta devido a uma lesão no tendão do calcanhar-de-aquiles. Após não conseguir uma revanche com Valuev, acabou renunciando ao título. Antes disso, Chagaev também foi campeão mundial amador em 1997, batendo o lendário cubano Félix Savón (sendo o único a derrotá-lo duas vezes), mas perdendo o título pouco tempo depois por ter disputado duas lutas como profissional no ano. Participaria na edição seguinte, onde não conseguiu bons resultados e, em 2001, quando conquistou o título.

Nos tempos de URSS, seu nome era russificado para Ruslan Shamilovich Chagayev (Руслан Шамилович Чагаев, em russo).

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Boxing pictogram.svg Este artigo sobre um(a) boxeador(a), integrado ao Projeto Desporto, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.