Ryu (Street Fighter)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Wikitext.svg
Este artigo precisa ser wikificado.
Por favor formate este artigo de acordo com as diretrizes estabelecidas no livro de estilo. Remova este aviso somente depois de todo o texto estar wikificado.
Ryu
Nome no Japão Ryū (リュウ)
Série de jogos Street Fighter
Primeiro jogo Street Fighter (1987)
Informações pessoais
Terra natal  Japão
Estilo(s) de luta Caratê Freestyle (SF III)
Arte marcial com base em artes de assassinato (暗殺拳をルーツとした格闘術, ansatsuken o rūtsu toshita kakutō jutsu?) (SF IV)
Portal Games

Ryu (リュウ?) é um personagem fictício e protagonista da franquia de jogos de luta Street Fighter.

Ryu é um órfão que foi adotado por Gouken, com ele aprendeu o estilo de artes marciais Shotokan.

História[editar | editar código-fonte]

Início[editar | editar código-fonte]

Ryu durante o treinamento, conheceu seu melhor amigo e também seu maior rival, Ken Masters que foi fundamental no treinamento de Ryu, pois, além de servir como parceiro de lutas era também uma companhia, pois tinha pouco contato com outras pessoas devido à reclusão do dojo.[1]

Ryu (à esquerda) enfrenta Gen em Street Fighter, a primeira aparição do personagem.

Quando Ryu completou 21 anos, Gouken disse a ele que estava pronto para viajar o mundo a fim de testar suas habilidades, indo ao encontro aos mais fortes lutadores. Assim, Ryu deixou Gouken e Ken e dirige-se para o primeiro World Warrior tournament (Street Fighter).

Street Fighter[editar | editar código-fonte]

Ryu após derrotar todos os desafiantes, ganha o direito de enfrentar o anfitrião do torneio, Sagat.

Sua vontade de vencer a luta foi tão grande, que Ryu termina sucumbindo ao Satsui no Hadou (intenção assasina que herdou do pai)"[2] e aplica em Sagat um potente shoryuken, que não apenas o deixa inconsciente, como também causa uma enorme cicatriz em seu peito. Após recuperar a consciência e descobrir o ocorrido, Sagat jura um dia se vingar de Ryu.

Street Fighter Alpha (1, 2 e 3)[editar | editar código-fonte]

Após vencer o torneio World Warrior, Ryu retorna ao dojo, onde encontra Gouken assassinado. Ryu então se lembra de Akuma e volta a procurá-lo. Ao chegar a Ilha de Gokuentou, Ryu enfrenta Akuma novamente em busca de respostas sobre o Satsui no Hadou, e descobre que é um poder que consome os praticantes assíduos do estilo Ansatsuken, tão poderoso que chega a levar o seu oponente a morte. Ryu se recusa a utilizar tal poder e Akuma usa o seu punho para destruir a ilha, deixando Ryu encalhado.

Em seguida, Ryu e Ken se enfrentam e este percebe que algo está errado com seu amigo, então Ryu lhe revela que não é mais o mesmo desde sua luta contra Sagat. Ken então lhe dá sua faixa vermelha, que usa preso no cabelo, como aviso para sempre se manter concentrado em seu caminho.

Logo após, Ryu conhece Sakura Kasugano, sua fã, que lhe pede para ser sua discípula. Mas diz que ele ainda tem muito o que aprender e por isso não pode ser seu mestre. Sakura diz que o convencerá a treina-la.[1]

Dois anos passados, Ryu ainda se sente incomodado com as palavras de Akuma, ao se encontrar com Rose (que possui laços psíquicos com M. Bison) ela revela a Ryu que ele não pode derrotar M. Bison, a menos que ele lute ao custo de sua alma. Ao lutar contra Bison, o Satsui no Hadou volta a despertar novamente. Esta cena é interrompida com a chegada de Ken, Sakura e Sagat, cada um seguindo Ryu por razões pessoais. Combinado os esforços de seu amigo Ken, de sua admiradora Sakura e seu rival Sagat, ele consegue recuperar seu auto controle, fazendo com que Bison se retire do campo de batalha.

Street Fighter (II)[editar | editar código-fonte]

Ryu entra no segundo torneio do World Warrior para testar suas habilidades, chegando a derrotar vários lutadores. Sua posição no torneio é desconhecida, mas sabe-se que ele re-enfrenta Ken.

Street Fighter III[editar | editar código-fonte]

Anos mais tarde, Ryu ingressa no seu quarto torneio World Warrior buscando melhorar mais suas habilidades. Sua luta mais notável durante o torneio é contra o Hugo, que é capaz de resistir a seu Shin Shoryuken. Apesar de disputada ele é derrotado por Oro, e volta a viajar.[1]

Logo após o torneio, Ryu se encontra com Ken para um amistoso, a partir do qual emerge o vencedor Ryu. Ele também atua como parceiro de Hugo pro-wrestling no tag-team por um breve período de tempo antes de avançar.

Em algum momento ele encontra Alex, com quem luta e vence. Ryu o incentiva a continuar aprimorando suas habilidades contra adversários fortes. Fascinado pela habilidade de Ryu e determinado a se tornar mais forte, Alex logo busca uma revanche. Oro re-encontra Ryu e começa a ajudar o jovem guerreiro em sua formação, embora nunca Ryu está ciente da presença do eremita.

Street Fighter IV[editar | editar código-fonte]

Algum tempo após o segundo torneio, Ryu entra em um novo torneio para continuar a dominar suas habilidades, bem como se reunir com seu antigo amigo Ken para outra revanche. Durante sua jornada, ele se encontra com Sakura a quem incentiva a treinar mais forte.

Enquanto isso, Ryu também reúne-se com o ex-rival Sagat, e lembra da revanche prometida. Durante a rodada final com o anfitrião do torneio Seth (na verdade uma clone dele), Ryu o derrota na sede da SIN. Durante esta batalha o edifício cai em torno deles e Ryu desencadeou o Satsui no Hadou na máquina da BLECE (arma de destruição em massa desenvolvida pela SIN). Sakura, vem em busca de Ryu, mas a máquina da BLECE, emite um pulso de energia que a faz bate em uma parede. Ryu a defende, desencadeando um Shoryuken na máquina que é destruída, e eles deixam a construção juntos.

Ryu encontra com seu sensei Gouken, que sobreviveu a sua última batalha com Akuma. Gouken usa o "Poder do Nada" para selar o Satsui no Hadou que iria sucumbir Ryu, deixando-o inconsciente. Surge então Akuma para desafiar seu irmão para um duelo de morte, o vencedor irá ter a guarda de Ryu.

Mais tarde, Ryu e Ken perseguem seu mestre ao longo de um penhasco, com Ken querendo pegar um atalho, enquanto Ryu deseja o bem ao seu mestre. Depois, eles caminham pelo deserto, enquanto Rufus, o antigo rival de Ken que perdeu para ele o torneio americano, zomba montado em sua motocicleta mas ela quebra sendo necessita empurra-la, enquanto Ryu e Ken, finalmente, chegam ao jeep de amigo.

Ryu se despede de Sakura, Dan e Blanka, que voltam para casa em um navio. Algum tempo depois, tendo decidido que suas batalhas fizeram-no mais forte, reencontra novamente com Sakura. O que acontece a seguir é desconhecida, embora Gouken possa ter ensinado Ryu as técnicas Shin Shoryuken (punho do dragão ascendente) e Hadouken Denjin (punho ondulante) em algum momento antes de Street Fighter III.

Versão para anime[editar | editar código-fonte]

Street Fighter Victory[editar | editar código-fonte]

Nessa história, Ryu possui cabelo pra cima e não possui munhequeiras. Comumente aparece de Quimono ou civil. Ele é convidado por Ken para ir na América, mas ambos são derrotados por Guile que o impedem. Então viajam pelo mundo onde conhecem Chun-Li, filha de Dubal que foi quase morto por Cammy, mas acaba sendo vítima da Ashura em que é preso e lá conhece Sagat. Depois de ser libertado condicionalmente, consegue provar sua inocência, e de Sagat também, então Sagat manda Ryu e Ken para Índia para descobrir os segredos do Hadou, onde conhecem Dhalsim.[3]

Após descobrir os segredos do Hadouken, Ryu treina na praia e fica exausto, então é sequestrado por Zangief e sofre a derrota nas mãos de Bison e foi submetido a implantação do micro cyber chip em sua testa. Enfrenta Ken sobre influência do chip, mas acaba sendo salvo onde ambos vão enfrentar Bison e o derrotam. Ryu decide virar andarilho enquanto Ken decide voltar para sua família.

Street Fighter II the Animated Movie[editar | editar código-fonte]

Depois de derrotar Sagat, Ryu se torna um mito. Depois desafiou Fei Long e o derrota. Ryu conhece também E. Honda e amigos. Guile aparece para passar o aviso em que seu amigo Ken Masters foi capturado e seria forçado a lutar contra ele, re-aparece diante totalmente mudado devido a lavagem cerebral de Bison. Durante a luta entre os amigos, Ken consegue romper o controle mental de Bison, mas é levado a nocaute por Bison. Ryu confronta Bison, mas nada pode fazer até Ken voltar e ajuda-lo, alcançando a vitória. Os dois amigos se despedem e Ryu e são surpreendido por Bison em um caminhão.

Street Fighter II Yomigaeru Fujiwara Kyo[editar | editar código-fonte]

Ryu, Ken, E. Honda e Chun-Li acabam parando em algum lugar da história do passado no Japão onde conhece a cidade de Fujiwara, somente Ken conhecia.

Street Fighter Alpha Generations[editar | editar código-fonte]

Ryu volta em sua cidade para comemorar o aniversario da morte de seu mestre.La ele conhece um velho monge, que também é derrotado e conhece Fuka sua "neta".O velho então passa a cuidar de Ryu.Ryu começa a ficar perturbado com Akuma, tendo uma sade de lutar enorme por Akuma .Sakura aparece para desafiar Ryu e dizendo que lhe é sua grande adimiradora numero um,mas foi derrotada sem muito esfosso .Ryu vai ate o velho dojo para desafiar Akuma , Ken aparace para impedir que ostsui no hadou de ryu disperte mas é impedido pelo velho monge que lhe conta a verdadeira face do Satsui no Hadou .Ryu combatem contra o Akuma mas quase sucumbe ao Satsui no Hadou pela interferência de Fuka em sua mente, mas empatam a luta. Mais tarde é revelado de que Akuma é Pai de Ryu.

Street Fighter Alpha: The Animation[editar | editar código-fonte]

Ryu ainda sente-se perturbado por causa do ki de Akuma e luta contra esse fantasma. Em uma atuação policial, ajuda Chun-Li na captura dos bandidos. Sadler persegue para medir sua força para encontrar a existência do Satsui no Hadou e manda um andróide para buscar Ryu. Ryu recebe um comunicado telepático de um aviso que seria tragado ao caminho do mal. Ken vai visitar o amigo para participar do torneio de artes marciais e de um garoto que se chama Shun e também irmão de Ryu. Ryu acaba sendo tomado pelo Satsui no Hadou mas Ken o para. Ryu tenta passar lições de moral ao garoto, mesmo tendo se certeza se na verdade e ou não seu irmão. Ryu, Ken e Shun vão para o torneio e lá vêem Chun-Li. Shun desafia Zangief e também desperta os sinais do Satsui no Hadou, como também faz Ryu manifestar a mesma energia, mas erra antes de acertar Zangief. Eles enfrentam também um dos andróides e Ryu consegue derrotá-lo, mas os capangas de Sadler captura Shun. Ryu fica depressivo e procura Akuma, mas não obteve respostas. Ken enfrenta Ryu, para saber se não iria ser possuído pelo Satsui no Hadou. Ryu depois fala se realmente fosse possuído, o matasse. Eles adentram o esconderijo e enfrentam outro andróide em que tem Shun consigo possuído. Ele é provocado para liberar o Satsui no Hadou e libera a energia de uma só vez destruindo o andróide. Depois de Sadler reunir os dados dos lutadores, também do Satsui no Hadou, enfrenta Ryu, mas Rose faz contato com Ryu que ainda não foi possuído pelo mal e libera um Hadouken, diferente do Satsui no Hadou que derrota Sadler. Depois de salvar Shun, Ryu termina desafiando Akuma.

Street Fighter IV: Aratanaru Kizuna[editar | editar código-fonte]

Ryu anda perambulando em que é atormentado por Akuma. Depois tem uma luta contra Maya. Cammy aparece para desafiá-la, mas é derrotada, sem muito esforço. Ryu acaba sendo tomado pelo Satsui no Hadou, mas recobra os sentidos graças a Sakura. Ryu ajuda Ken a salvar Elisa, esposa do amigo e desafia Seth e o derrota usando o Satsui de forma controlada. Depois de derrotar Seth, os amigos se despedem e cada um vai para seu lado.[4]

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Ryu desafia Vega em uma gaiola, mas a luta é interrompida por uma ação da polícia. Eles conhecem Guille em que armam um esquema no combate contra os terroristas em que forjam a morte de Guille. Lá Ryu e Ken conhecem Chun-Li e também E. Honda e Balrog, mas são pegos pela Shadaloo. Ryu e Ken libertam E. Honda e Balrog e desafiam Vega e Sagat. Depois Ryu e Ken conseguem derrotar Sagat e Vega e ajuda a salvar os reféns.

Street Fighter Série Animada[editar | editar código-fonte]

A Aventura Começa[editar | editar código-fonte]

Guile é contactado por Escher, enquanto realiza uma operação especial em seu trabalho. Bison acaba de roubar um vírus biológico que pode matar em até 24h de uma antiga namorada de Guile, Lucinda (também chamada de Cindy). Guile aciona um time formado por Chun Li, Ryu, Blanka e Ken e adentra a selva para acabar com o plano de Bison. Porém, Blanka e Ryu são contaminados, mas depois são salvos.

Buscando Guille[editar | editar código-fonte]

Dee Jay alerta Escher e Chun Li que ambos caíram em uma emboscada armada por Bison e que Guile foi capturado. Bison faz lavagem cerebral em Guile para descobrir seu calcanhar de Aquiles e assim também pegar o restante dos street fighters. Entretanto, Chun Li convoca Ken, Ryu, Dee Jay e Blanka para se infiltrar na fortaleza de Bison e resgatar Guile. Após batalhas contra vários mutantes, Guile é resgatado e relembra o código de honra do grupo: disciplina, justiça e comprometimento.

Coração Negro[editar | editar código-fonte]

Um cometa que faz uma trajetória de 1 milhão de anos está prestes a passar próximo a Terra, quando Bison usa seus poderes psíquicos para desviar a trajetória para se chocar com a Terra caso não receba uma enorme quantia em dinheiro. Guile, Blanka, Ken e Ryu são designados para o Himalaia para impedir Bison, mas o grupo se separa. Blanka encontra Dhalsim e o questiona sobre sua forma de monstro. Com a ajuda de Dhalsim, eles impedem Bison e salvam Ken e Ryu.

A mão que o alimenta[editar | editar código-fonte]

Um primo de Ryu está em Hong Kong enquanto os street fighters investigam uma operação com drogas no local. O actor de filmes de artes marciais, Fei Long, diz que ensina os segredos da cidade para Guile caso esse lhe passe os segredos da concentração de Chi em energia para atacar. Ken e Ryu são capturados por alguns traficantes e depois salvos por Guile e Fei Long.

O Maior Guerreiro do Mundo[editar | editar código-fonte]

Enquanto visitam o mestre Gouken, Ken e Ryu são surpreendidos por Akuma que rouba o Chi de Gouken e promete fazer o mesmo com os dois guerreiros. Porém, ele dá tempo aos dois para que aumentem suas capacidades de luta. Durante uma batalha para ficar mais forte, Ken machuca o braço de Ryu, deixando-o impossibilitado de lutar. Com isso, Ryu acaba sendo derrotado por Akuma.

Então, você quer estar no Holofotes?[editar | editar código-fonte]

Fei Long convida Ryu e Ken para participarem de seu último filme. Porém, os investidores do filme abandonam o projeto, deixando Fei Long sem um vilão. Ken pede ajuda financeira ao seu pai, um milionário, para que o filme continue. Com o dinheiro, Ken se sente na oportunidade de mudar o roteiro e deixá-lo como estrela principal no lugar de Fei Long. Ambos entram em conflito. Ryu briga com Ken por causa de seu ego e terminam sua amizade. Depois de Ken acidentalmente queimar todo o estúdio, ele logo se arrepende e pede desculpas a Ryu.[5]

O Incomparável[editar | editar código-fonte]

Ryu é uma lenda em Shadowlaw e Sakura sua maior fã. Porém, quando Sagat manda queimar todos os locais que contenham imagens de Ryu, Sakura entra em ação. Ela bola um plano para ir a Nova York atrás de seu ídolo, que é visitado no hospital por Ken. Quando Ken vai a uma missão na África, Sakura convence Ryu a ajudá-la em Shadowlaw contra Sagat. Esse aceita o confronto e Ryu tem outro embate épico.

Luta Final[editar | editar código-fonte]

O roteiro desse episódio é baseado no jogo Final Fight, também da empresa Capcom, produtora de Street Fighter. O novo prefeito de Metro City, Mike Haggar, tem a filha sequestrada pela gangue Mad Gear e Ryu e Ken vão resgatá-la. Guile, Escher e Haggar bolam um plano para Ken e Ryu se infiltrarem na gangue, o que acaba gerando o protesto de Cody. Quando os dois amigos encontram Belger, chefe da Mad Gear, com Cody e Guy, eles sabem que é hora de resgatar Jessica, a filha do prefeito. Guy derrota Belger a Haggar resgata sua filha.[6] .

Evil Ryu[editar | editar código-fonte]

Na série Street Fighter, há uma outra versão selecionável de Ryu, conhecida como Evil Ryu (殺意の波動に目覚めたリュウ, Satsui no Hadou ni Mezameta Ryū?, que quer dizer "A intenção assassina despertada em Ryu", como é conhecido no Japão). Esse personagem apareceu originalmente em um mangá, escrito por Masahiko Nakahira, sendo adaptado mais tarde para a história do jogo (no caso, sendo introduzido pela primeira vez no jogo Street Fighter Alpha 2). Evil Ryu seria Ryu sido dominado pelo poder do Satsui no Hadou e, na história do mangá, mostra Ryu lutando contra seu instinto assassino.[7] . Evil Ryu possui golpes bem mais poderosos do que os de Ryu, complementando ainda seu leque de ataques com alguns de Akuma, como o "Shun Goku Satsu"[8] .

Aparência[editar | editar código-fonte]

Ryu nasceu no japão em julho de 1964, possui cabelos e olhos castanhos, a princípio bem avermelhados e uma estatura relativamente baixa 1,75m. No começo usava uma faixa branca na cabeça, sendo trocada mais tarde, por uma vermelha. Como vestimenta, ele usa um gi branco e nos punhos, usa um par de munhequeiras, que variam de vermelho a marrom, dependendo do jogo, ou da ilustração. No jogo Street Fighter, ele também usava um par de sapatilhas vermelhas.

Faixas[editar | editar código-fonte]

Branca: no Street Fighter Alpha Generation, Ryu vai prestar homenagem a seu mestre com uma garrafa de saque com uma bandana enrolada nela. Ryu pega a faixa enrolada nela e molha com o saque e a amarra na cabeça antes de enfrentar Akuma.

Vermelha: no Street Fighter The Animated Movie, quando Ryu ainda usava um quimono com mangas, estava treinando com Ken e se machuca. Ken pega a faixa que estava enrolada em seu cabelo e envolve a cabeça de Ryu para parar o sangrameto. Depois disso retomaram o treinamento.

Técnicas[editar | editar código-fonte]

  • Hadouken
  • Shoryuken
  • Tatsumaki Senpuu kyaku
  • Shinkuu Hadouken
  • Shinkuu Tatsumaki Senpuu Kyaku
  • Shin Hadouken
  • Shin Shoryuken
  • Shin Tatsumaki Senpuu Kyaku
  • Sankunetsu Hadouken
  • Joudan-Sokutou-Geri (apenas em Street Fighter III e Street Fighter x Tekken)
  • Metsu Hadouken
  • Metsu Shoryuken
  • Baku Hadouken (apenas em Ultimate marvel vs capcom 3)
  • Ren Hadouken (apenas em Ultimate marvel vs capcom 3)
  • Hadou Kakusei (apenas em Ultimate marvel vs capcom 3)
  • Hadou Shoryuken(apenas em Marvel vs. Capcom 3)
  • Satsui no Hadou (Evil Ryu apenas)
  • Messatsu Gou-Shoryuu (Evil Ryu apenas)
  • Ashura Senku (Evil Ryu apenas)
  • Messatsu Gou Hadou (Evil Ryu apenas)
  • Shun Goku Satsu (Evil Ryu apenas)
  • Denjin Hadoken (apenas em Street Fighter III e Street Fighter EX3 com meteor combo Evil Ryu apenas)

Personagens relacionados[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. a b c PERSONAGENS Ryu Ficha Técnica. street fighter. Página visitada em 08-01-2014-05-14.
  2. Satsui no Hadou. sfrpg.com.br. Página visitada em 2010-05-10.
  3. Review Street Fighter Victory. social spirit. Página visitada em 08-01-2014-05-14.
  4. Anime Street Fighter IV: Aratanaru Kizuna OVA Legendado. gsmfans. Página visitada em 08-01-2014-05-14.
  5. Suturito Faitaa 05. daigeki fansubers. Página visitada em 08-01-2014-05-14.
  6. Final Fight (SNES). geração geek. Página visitada em 08-01-2014-05-14.
  7. 45 curiosidades sobre Street Fighter.. vaca nerd. Página visitada em 08-01-2014-05-14.
  8. Shun Goku Satsu. sfrpg. Página visitada em 2010-05-10.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]