Ryuk

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ryuk
Ryūku
Ryuk no Mundo dos Shinigamis
Conhecido como Ryuk
Primeira aparição Death Note volume 01, cap. 01
Death Note ep. 01
Última aparição Death Note volume 12, cap. 108
Death Note ep. 37
Criado por Tsugumi Ohba
Takeshi Obata
Vozes Japão Shidõ Nakamura[1]
Brasil Jorge Vasconcelos [1]
Portugal
Perfil
Idade Não identificada
Sexo Masculino
Raça Shinigami
Vida no animangá
Local de nascimento Mundo dos Shinigamis
Afiliações Kira
Personagem de Death Note
Portal Animangá

Ryuk (リューク, Ryūku?) é um personagem do anime e mangá Death Note. Ryuk é um shinigami ("deus da morte", em japonês) que um dia, de tão entediado que estava, deixou cair seu Death Note ("caderno da morte", em inglês)no mundo humano. Quem encontrou seu Death Note, foi Light Yagami. O Death Note tem a propriedade de permitir ao seu dono matar qualquer pessoa cujo nome e face sejam conhecidos, ao escrever o nome no caderno. Yagami começa a matar criminosos e passa a ser chamado de Kira.

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

No final do anime Ryuk escreve o nome de Light no Death Note.[2] Ryuk é um dos mais divertidos e impagáveis personagens da série, em dados momentos, ele parece até mesmo colaborar com os planos de kira, e sente uma certa amizade por Light. Ele também em diversas situações mostra interesse pelo desenrolar dos fatos, e surpreso com as atitudes seguras de Light, chegando até mesmo a afirmar que Light se tornou um notável shinigami. Além de sua motivação principal, sair do tédio, ele também revela que o mundo shinigami está podre, assim como o mundo humano,e que os shinigamis atualmente já não tem mais motivação, que praticamente não prestam para mais nada. No fundo, acabamos entendendo que de certa forma, Ryuk tem as mesmas motivações de Light, que também revela estar entediado. Ryuk acha os humanos interessantes. Ryuk tem um certo vício por comer maçãs, citando que para ele maçãs são como o alcool e o cigarro são para os humanos.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

O fato de Ryuk alimentar-se com maçãs está ligado a práticas religiosas com maçãs que eram desenvolvidas na mitologia nórdica. Frutas e nozes foram encontrados nos túmulos dos primeiros povos germânicos na Inglaterra e outras partes da Europa. Além disso, a acadêmica inglesa Hilda Ellis Davidsona, assinala a "estranha" expressão "Maçãs de Hel" usada em um poema do século XI pelo skald Thorbiorn Brúnarson. Ela afirma que skald poderia ter pensado que maçã era o alimento dos mortos.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre uma personagem de ficção é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.