Ilhas Ryūkyū

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

As Ilhas Ryūkyū, ilhas Léquias ou Ilhas Luchu (南西諸島 Nansei-shotō ou 琉球列島 Ryūkyū-rettō) são um grupo de ilhas ao sul de Kyushu e de Taiwan. A parte norte é conhecida como Satsunan Shotō e pertence à província de Kagoshima, enquanto a metade sul é conhecida como Ryūkyū Shotō, pertencendo a Okinawa (que é a maior ilha do arquipélago das Ryūkyū), ambas no Japão. O arquipélago tem uma família de línguas própria, as línguas ryukyuanas, de que faz parte a língua okinawana.

Existiu um Reino de Ryūkyū independente (conhecido no ocidente como Reino das Léquias, em antigos relatos portugueses do século XVI), ocupando a maior parte do grupo de ilhas, desde a ilha Yonaguni, a sudoeste, até Amami Oshima, ao norte.

Ryukyu, antes dividida em feudos, foi unificada por Sho Hashi, que tornou-se rei designando o castelo de Shuri como centro administrativo. No século XVII, obteve status tributário do imperador chinês (o qual teoricamente deveria ir em sua defesa, se isto fosse necessário). Em 1609, uma expedição do clã Shimazu partiu de Satsuma, em Kyushu, e capturou o reino. Depois disso, os reis de Ryūkyū passaram a prestar tributo também ao imperador japonês e porte de armas foi proibido entre seus cidadãos. Diz-se que o caratê, como arte marcial para auto-defesa, nasceu nesta época, tendo Okinawa como seu berço.

Em 1879, o governo Meiji do Japão anunciou a anexação formal das ilhas, que já estava sob influência japonesa desde meados do século XVI. A China se opôs, e o ex-presidente dos Estados Unidos, Ulysses S. Grant foi chamado para intermediar. Ele decidiu favoravelmente ao Japão.

Depois da Segunda Guerra Mundial o arquipélago foi administrado pelos Estados Unidos. As ilhas do grupo Amami foram devolvidas ao Japão em 1953 e fazem parte da província de Kagoshima. O resto do arquipélago, à excepção de Okinawa foi entregue em 1967. Okinawa voltou à soberania japonesa em 1972.

Hoje em dia, há uma questão que envolve a população das ilhas: alguns de seus habitantes (e alguns japoneses também) consideram que as pessoas de Ryukyu não são "japoneses de fato". Durante séculos havia um certo preconceito entre ryukyu e japoneses devido às diferenças culturais. Historiadores afirmam que os habitantes originais de Ryukyu eram predominantemente Jomon (etnia japonesa). Ryukyu nos últimos séculos tinha uma cultura distinta (vestes folclóricas e danças folclóricas) que foi influenciada pela Dinastia chinesa e uma história significativamente diferenciada do resto do Japão.

Alguns habitantes das ilhas dizem ser discriminados pelo governo central japonês, por este permitir que tantos soldados norte-americanos permaneçam estacionados em Ryukyu, em quantidade até maior do que em todo o resto do Japão, no entanto, devido à sua posição estratégica entre a China, Coreia e Japão, a presença militar em Ryukyu constitui um importante alicerce da política defensiva Japão-Estados Unidos.

As Ilhas Senkaku são um grupo de ilhas desabitadas controladas atualmente pelo Japão (Okinawa), mas também disputadas pela República Popular da China e pela República da China (Taiwan). As disputadas ilhas Senkaku são, em teoria, administradas como parte da província de Okinawa.

Vários cantores populares japoneses e grupos musicais são oriundos das Ryūkyū. Isto inclui (dentre outros), a banda Stereopony e a cantora Amuro Namie e o grupo Da Pump.

Curiosidade

A palavra leque é a forma abreviada de «abano léquio», sendo léquio o adjetivo relativo às ilhas Léquias.

Ver também


Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia do Japão é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.