Sábia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde janeiro de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Sábia
Nome original Sage
Projecto Banda desenhada  · Portal Marvel Comics

Sábia é uma heroína e ex-vilã dos quadrinhos da Marvel Comics. É uma mutante com diversos poderes, todos úteis para acumular e aplicar conhecimento de qualquer área.

Origem[editar | editar código-fonte]

Pouco se sabe sobre sua infância e nem seu país de origem, o que se sabe é que passou sua infância viajando por zonas de guerra e parece ter demonstrado sua mutação precocemente, já que possuía memória fotográfica e raciocínio lógico como de um computador. Viveu por sua própria conta no Afeganistão, mais precisamente em Hindu Kush, tentando evitar os conflitos entre os rebeldes e o governo local, não hesitando em usar armas para atingir seu objetivo.

Foi caçada por um grupo de soldados em uma vila Balkan e que foi uma vez vendida para um harém, mas ela conseguiu escapar.

Um dia, sentiu-se atraída por uma caverna considerada assombrada pelos habitantes locais e ao adentrá-la sentiu uma voz em sua mente, que a guiou até as profundezas deste local, onde ela encontrou um americano que estava ferido. Era Charles Xavier, cujas pernas haviam sido esmagadas na batalha contra o alienígena Lúcifer.

Xavier imediatamente sentiu que a garota era uma mutante como ele e explicou para ela o que isso significava. Tessa ajudou Xavier e tentou levá-lo ao hospital, mas durante sua jornada pelas montanhas, a jóvem Tessa matou um saqueador e assassino de um comboio transportando produtos das Indústrias Shaw, mas sentiu desprezo por si mesma por fazer algo tão brutal. Tessa salvou a vida de Sebastian Shaw no Afeganistão e que teria previsto que ele se tornaria bem sucedido e rico, mas que para isso deveria seguir um caminho diferente de Xavier.

Clube do Inferno[editar | editar código-fonte]

Tessa encontrou novamente o Professor Xavier, num período imediatamente anterior ou simultâneo à reunião da primeira geração de X-Men. Ninguém sabia sobre a presença dela na mansão e secretamente Xavier a treinou, entre outras coisas, em suas habilidades telepáticas limitadas com o objetivo de proteger sua mente de futuras sondagens e a fez se tornar uma agente infiltrada no Clube do Inferno a fim de monitorar os passos de Sebastian Shaw.

Tessa logo ganha a confiança de Shaw, que não suspeitou de nada. Sendo bastante útil, graças à sua capacidade de recordar e analisar tudo melhor e mais rápido do que qualquer computador. Tessa observou como Shaw se cercou de outros mutantes ao seu redor: Lourdes Chantel, Harry Leland e Emma Frost e como ele conseguiu ser admitido no Clube do Inferno. Entretanto, seu amigo e mentor, o Rei Branco, Ned Buckman, na verdade, era um ativista antimutante. Tessa e Lourdes tentaram avisá-lo várias vezes, mas só quando foi atacado por um Sentinela, que Shaw tinha ajudado a construir, ele se deu conta de que sua vida corria perigo. Lourdes sacrificou sua vida para salvar seu amor e Shaw e Frost mataram os membros do Círculo Interno e usurparam seu lugar.

Assim Tessa aconselhou Shaw, o novo Rei Negro, por anos em todos os aspectos de negócios, mas sempre dando um suporte a Xavier.

X-Treme X-men[editar | editar código-fonte]

Tessa deixou o emprego no Clube do Inferno e passou a trabalhar com X-men. Mais tarde, Tessa deixou a Mansão X com outros X-men para procurar pelos Diários da Sina, que mapeavam a história da humanidade para os próximos anos.

Sábia provou seu valor quando salvou Fera da morte após um encontro dele com Vargas. desencadeando Fera a sua mutação secundária que o deixaria mais resistente e poderia se recuperar de seus ferimentos

Além disso, acionou o poder mutante latente de Davis Cameron que passou a ser conhecido como Fluxo e destravou os poderes de Vampira duas vezes: Uma vez quando estava podendo utilizar os poderes de todos que ja tinha tocado e quando devolveu os poderes dela e de Gambit que tinha perdido.

Shaw queria vingança quando descobriu o tanto que havia sido enganado, e com ajuda de Lady Mental a prendeu numa ilusão, fazendo-a acreditar que ela era novamente a assistente de Shaw no Clube do Inferno.

Sabia foi libertada por Salva-Vidas, como retribuição ao favor que sabia tinha feito por Fluxo, seu irmão.

Novo Excalibur[editar | editar código-fonte]

Sabia se infiltra nos Capitães das Sombras, se apresentando a eles como Diana Fox uma suposta Capitã Britania, porém ela parece ter sofrido uma perda de identidade acreditando ser realmente Diana e passa ser leal a Albion (líder dos Capitaes das Sombras) a ponto de assassinar o Ciclope Sombrio decapitando-o. Durante a batalha, Capitão Britânia tenta convence-la de que ela não é Diana Fox. Ela enfrenta o Novo Excalibur e aos poucos vai recuperando a memória tão sem explicação como antes até que derrotam Albion. Mas as coisas não estão boas para Sábia, Londres e Washigton investigam todo o passado da heroína e pretendem processá-la por seus atos criminosos.

Porém Capitão Britania fica gravemente ferido enquanto comemoravam a vitória contra Albion e Excalibur e Exilados se unem para salvar Roma. Capitão Britânia se recupera mas Roma não, que repassa toda sua consciência para a mente de Sábia. O Novo Excaliubur se desfaz e Sábia prefere participar dos Exilados que responder pelos seus atos.

Novos Exilados[editar | editar código-fonte]

Sábia alucina com a sobrecarga de memórias recebidas de Roma. Ela acredita estar esmurrando Mad Jim Jaspers e Merlyn, sem saber que na verdade está batendo no Morfo/Proteus; depois, vê Trovejante e Nocturna como demônios e os ataca, até que Blink chega e acaba com a luta.

Poderes[editar | editar código-fonte]

Sábia é talvez a segunda mutante que possua a maior variedade de poderes. Além de um grau limitado de telepatia ela é capaz de interagir mentalmente também com computadores (tecnopatia). Pode detectar mutantes e despertar dons mutantes latentes. Ela armazena e processa informações numa velocidade milhares de vezes acima do normal e tem memória fotográfica perfeita.