Corbiniano

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de São Corbiniano)
São Corbiniano
Corbiniano
São Corbiniano representado em O milagre do Urso (1489) de Jan Polack. Museu da Diocese de Frisinga, Alemanha
Bispo de Frisinga
Nascimento ca. 670
Châtres
Morte ca. 730
Merano
Canonização anterior à Congregação dos Santos
Festa litúrgica 20 de Novembro
Padroeiro Frisinga, Arquidiocese de Munique
Portal dos Santos

Corbiniano (Châtres, ca. 670 - Merano, ca. 730) é um santo da Igreja Católica.

História[editar | editar código-fonte]

Nasceu em Châtres, na França[1], a 8 de setembro de 670, tendo sido batizado com o nome de seu pai, Waldegiso; mas sua mãe logo lhe mudou o nome para Corbiniano. Tendo perdido o pai na infância, pouco se sabe sobre a sua juventude. Foi eremita[2] por quatorze anos, numa cela próxima a Saint-Germain, em Châtres. Tendo operado milagres e tendo sido orientador espiritual de muitas pessoas, isto lhe valeu a fama de santidade, logo espalhada por toda a França. Logo atraiu para junto de si muitos estudantes, formando uma comunidade, da qual foi o superior. Desejando voltar à vida de ermitão e, sendo devoto de São Pedro, dirigiu-se a Roma, onde pediu a bênção do São Gregório II. O Papa se deu conta de que Corbiniano não deveria ocultar seus talentos e ordenou-o bispo, enviando-o como missionário à Baviera, onde recebeu o apoio do Duque Grimoaldo I. Sua sede foi a cidade de Frisinga, tedo sido seu primeiro bispo. Com sua oratória brilhante, converteu a muitos habitantes da região. Quando denunciou a união incestuosa de Grimoaldo com Biltrude, os nobres se voltaram contra ele, armando um plano para assassiná-lo. Corbiniano se refugiou em Merano, até que Grimoaldo fosse morto numa batalha e Biltrude exilada pelos francos. Retornou, então, à Baviera e reassumiu a função episcopal que cumpriu por toda a sua vida.

É célebre a passagem de sua viagem a cavalo a Roma, quando ao atravessar uma floresta foi atacado por um urso, que lhe devorou o cavalo; contudo, ele conseguiu não só aplacar o urso, mas carregar nele a sua bagagem fazendo-se acompanhar por ele até a Cidade Eterna.

Faleceu em 730, tendo sido sepultado no mosteiro de Merano. Suas relíquias foram trasladadas, em 765, para Frisinga, pelo bispo Arbeo (Arbeão), seu biógrafo. É padroeiro da cidade de Frisinga e da Arquidiocese de Munique. Era, inicialmente, celebrado a 8 de setembro; mas, após a trasladação de suas relíquias passou a ser celebrado a 20 de novembro.

Ver também[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Corbiniano

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «CATHOLIC ENCYCLOPEDIA: St. Corbinian». www.newadvent.org. Consultado em 9 de novembro de 2021 
  2. «Katalog der Deutschen Nationalbibliothek». portal.dnb.de. Consultado em 9 de novembro de 2021 
Ícone de esboço Este artigo sobre a biografia de um(a) santo(a) ou um(a) beato(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.