São Gonçalo do Amarante (Ceará)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
São Gonçalo do Amarante
  Município do Brasil  
Praia do Pecém com o Porto do Pecém ao fundo
Praia do Pecém com o Porto do Pecém ao fundo
Praia do Pecém com o Porto do Pecém ao fundo
Símbolos
Bandeira de São Gonçalo do Amarante
Bandeira
Brasão de armas de São Gonçalo do Amarante
Brasão de armas
Hino
Gentílico gonçalense[1]
Localização
Localização de São Gonçalo do Amarante no Ceará
Localização de São Gonçalo do Amarante no Ceará
Localização de São Gonçalo do Amarante no Ceará
São Gonçalo do Amarante está localizado em: Brasil
São Gonçalo do Amarante
Localização de São Gonçalo do Amarante no Brasil
Mapa
Mapa de São Gonçalo do Amarante
Coordenadas 3° 36' 21" S 38° 58' 08" O
País Brasil
Unidade federativa Ceará
Região metropolitana Fortaleza
Municípios limítrofes Norte - Paraipaba e Paracuru; Leste - Oceano Atlântico e Caucaia; Sul - Caucaia e Pentecoste; Oeste - São Luís do Curu e Trairi.
Distância até a capital 55 km
História
Fundação 27 de novembro de 1868 (155 anos)
Administração
Prefeito(a) Marcelo Ferreira Teles (UNIÃO [2], 2021 – 2024)
Características geográficas
Área total [3] 834,394 km²
População total (IBGE/2010[4]) 43 947 hab.
Densidade 52,7 hab./km²
Clima Tropical atlântico e semiárido brando (As)
Altitude 30 m
Fuso horário Hora de Brasília (UTC−3)
Indicadores
IDH (PNUD/2010[5]) 0,665 médio
PIB (IBGE/2011[6]) R$ 416 730 mil
PIB per capita (IBGE/2011[6]) R$ 4 728,56

São Gonçalo do Amarante é um município brasileiro do estado do Ceará e pertencente à Região metropolitana de Fortaleza. Anteriormente denominado Anacetaba (que se traduz como Aldeia dos Anacés, povo indígena que habita o município), está localizado a 59,446 quilômetros rodoviários de Fortaleza, a capital cearense.

Toponímia[editar | editar código-fonte]

Seu primeiro nome foi Anacetaba, em alusão aos índios Anacés, que habitavam a região, até chegar à nomenclatura de São Gonçalo do Amarante, que é uma homenagem ao Padroeiro da Cidade, Gonçalo de Amarante, eclesiástico português que deu relevância à localidade de Amarante em Portugal, à qual o seu nome ficou associado.[7]

A origem da Dança de São Gonçalo remonta de Portugal. Era antigamente realizada no interior das igrejas de São Gonçalo, festejado a 10 de janeiro, data de sua morte em 1259. Realizada em Portugal desde o Século XIII, chegou ao Brasil em princípios do Século XVIII, com os fiéis do santo de Amarante (Portugal).

Divisão[editar | editar código-fonte]

São Gonçalo do Amarante é constituído de 7 distritos mais a Sede: Pecém, Taíba, Siupé, Umarituba, Croatá, Serrote e Cágado.

Geografia[editar | editar código-fonte]

Praia de Pecém

O município de São Gonçalo do Amarante por se localizar toda sua extensão numa região típicamente litorânea, oferece uma maior precipitação, com uma média de 1.042mm anuais com período chuvoso de Janeiro a Junho. E com isto, uma menor variação climática, assim sendo, Tropical típico em sua região mais interiorana e Tropical Atlântico mais próximo a costa.

Economia[editar | editar código-fonte]

São Gonçalo do Amarante abriga um dos maiores portos do Brasil, o Porto do Pecém, situado no Complexo Industrial e Portuário do Pecém. Isso faz com que várias empresas procurem se instalar no município, a exemplo disso temos CSP – Companhia Siderúrgica do Pecém, que impactará a economia de todo o estado e a Usina Termelétrica do Pecém II. No CIPP também está instalada a ZPE Ceará.  Desse setor é que se baseia principalmente a economia de São Gonçalo, mas que também tem uma parcela representada pelo turismo, com destaque para Praia da Taíba.

São Gonçalo desponta com destaque nacional e é considerada a região de maiores crescimentos e perspectivas econômicas. Hoje o município tem cerca de 60 intenções para instalações de empresas. 20 dessas estarão instaladas ou em processo de instalação até o fim de 2016.

O mesmo também conhecida por uma região forte no mercado imobiliário. O município conta, hoje, com vários loteamentos. Dentre esses loteamentos temos a Primeira Cidade Inteligente e Inclusiva do Mundo chamada Smart City Laguna, localizada no distrito de Croatá.


Terminal Portuário do Pecém[editar | editar código-fonte]

O município é sede do Terminal Portuário do Pecém, um dos maiores portos do Brasil. Em 2016, iniciaram-se as operações da CSP, Companhia Siderúrgica do Pecém, a primeira usina siderúrgica integrada do Nordeste, que deve fazer com que o PIB da cidade cresça 1.970%. Quando ela estiver operando 100%,produzirar 3 milhões de toneladas/ano de placas de aço. [8]

Pontos Turísticos[editar | editar código-fonte]

praia da taíba

Praia do Pecém, Praia da Taíba, Balneário Manuel Fernandes, Lagoa da Prejubaca e Jardim Botânico, localizado no bairro Parada, no Pecém.

Cultura[editar | editar código-fonte]

Em São Gonçalo há muitas festas com destaque em toda região e que sempre atrai muita gente. As principal delas é o já consagrado São Gonçalo Junino, que sempre alcança grande público com atrações do cenário nacional. Outras festas com destaque em São Gonçalo é a festa de aniversário da cidade, que acontece dia 27 de novembro, o carnaval na Taíba e no Pecém e o Festival Escargot que acontece todos os anos, em agosto, na Taíba.

No segmento religioso, a cavalgada de Nossa Senhora da Soledade que acontece todos os anos no dia 07 de setembro, da sede ao Siupé, é uma marca da fé católica no município.

A Cruzada Missionária da Última Hora e o Dia da Bíblia são eventos importantes do calendário evangélico em São Gonçalo.

Energia[editar | editar código-fonte]

Parque eólico da Taíba

O Terminal Portuário do Pecém e a Cidade de São Gonçalo do Amarante e seus distritos são servidos pelo parque Eólico da Taíba e a usina de energia do Pecém, que é uma termelétrica.

São Gonçalo do Amarante tinha como referencia no esporte o São Gonçalo Futsal, participante de duas edições do Campeonato Cearense de Futsal, e no futebol a cidade tem o Planalto, o Parada e o Olímpico.

Referências

  1. [[1]]
  2. «Representantes». União Brasil. Consultado em 29 de setembro de 2022 
  3. IBGE (10 de outubro de 2002). «Área territorial oficial». Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Consultado em 5 de dezembro de 2010 
  4. «Censo Populacional 2010». Censo Populacional 2010. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 29 de novembro de 2010. Consultado em 11 de dezembro de 2010 
  5. «Ranking IDH-M - Ceará». Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2010. Consultado em 8 de setembro de 2013 
  6. a b «Produto Interno Bruto dos Municípios 2011». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 19 de dezembro de 2013 
  7. https://www.cm-amarante.pt/pt/s-goncalo-de-amarante
  8. http://blogs.diariodonordeste.com.br/egidio/economia/o-impacto-espetacular-dos-numeros-da-siderurgica-do-pecem/

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre municípios do estado do Ceará é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.