Guálter (santo)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de São Gualter)
São Gualter, O.F.M.
Guálter (santo)
Estátua de São Guálter na igreja em sua homenagem na cidade portuguesa de Guimarães.
Nascimento ?
?
Morte 1258
Guimarães
Veneração por Igreja Católica
Padroeiro Guimarães, Portugal
Portal dos Santos

São Gualter foi um religioso franciscano enviado em missão a Portugal no início do século XIII por São Francisco de Assis. A cidade de Guimarães dedica-lhe todos os anos no primeiro fim-de-semana de Agosto as suas festas da cidade, designadas por "Festas Gualterianas". Embora não seja o padroeiro da cidade (esse título cabe a Nossa Senhora da Oliveira), este foi um santo que grangeou ao longo do tempo a devoção dos vimaranenses, muito por conta dos milagres que lhe foram atribuídos.

História[editar | editar código-fonte]

Frei Gualter e seu companheiro frei Zacarias chegaram a Portugal em 1217, enviados por Francisco de Assis com o objectivo de trazer ao país a recém criada Ordem dos Frades Menores (franciscanos)[1][2][3].

Zacarias rumou ao sul, criando conventos em Alenquer e Lisboa, enquanto que Gualter fixou-se em Guimarães. Inicialmente, frei Gualter estabeleceu-se junto ao monte de Santa Catarina, desde então chamado da Fonte Santa, em Urgeses, próximo à vila[4]. Graças às suas acções e pregações, Guálter ganhou a simpatia dos habitantes de Guimarães, o que levou os frades a mudarem-se para um local mais próximo ao burgo, chamado São Francisco o Velho (e mais tarde Minhotinho) devido a que aí estabeleceu-se a primeira casa franciscana[2].

Frei Gualter, segundo o investigador pe. Francisco de Santa Maria, morreu em 30 de Junho do ano de 1258 e foi sepultado no primitivo convento e cuja lápide dizia simplesmente o seguinte̠ː

"Gualteri tegit hoc Venerabilis ossa sepulchrum." ("A tumba de Gualter cobre os ossos deste Venerável")[5]

Em 1271 os frades mudaram-se a um edifício localizado junto às muralhas de Guimarães. Por comprometer a segurança da vila, este segundo edifício foi demolido em 1325 por ordem de D. Dinis, e um terceiro convento foi construído apenas no século XV por ordem de D. João I[6].

Devoção[editar | editar código-fonte]

A devoção popular a São Gualter e os milagres que lhe foram atribuídos levaram à criação da Irmandade de São Gualter por volta de 1527. Já em 1577, a irmandade construiu uma capela na Igreja do Convento da Ordem, onde foram depositadas as relíquias do santo[4]. A irmandade organizava uma procissão anual, como consta num alvará de renovação concedido em 1622 por Filipe III.[4].

A capela de São Gualter da igreja franciscana foi demolida em 1750 e novamente instituída apenas em 1800. Já em meados daquele século, o altar da irmandade foi transferido à Igreja dos Santos Passos de Guimarães, onde se encontra uma imagem oitocentista do santo[4]. Em 2009 foram redescobertos, escondidos numa antiga imagem de roca na igreja franciscana, restos humanos que seriam as relíquias de São Gualter[7].

É objecto das Festas Gualterianas, celebradas em Guimarães no primeiro fim-de-semana de Agosto desde 1906[4].

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. São Francisco de Guimarães: História da Ordem [1][ligação inativa]
  2. a b São Francisco de Guimarães: Resumo Histórico [2][ligação inativa]
  3. Hermínio Araújo. A família franciscana em Portugal: das origens ao século XXI [3][ligação inativa]
  4. a b c d e Festas Gualterianas. O Conquistador. 28/07/2006 [4]
  5. São Gualter, Veratatis, 30 de junho de 2022, in Pe. Francisco de Santa Maria in «Ano Histórico, Diário Português: Notícia Abreviada de pessoas grandes e coisas notáveis de Portugal», 1744.
  6. Convento e Igreja de São Francisco de Guimarães no sítio do IHRU [5]
  7. Restos mortais de S. Gualter descobertos em Guimarães. Público. 09/10/2009. [6][ligação inativa]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Guálter (santo)