João de Rila

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de São João de Rila)
São João de Rila
João de Rila
João de Rila
Nascimento 876
Morte 946 (70 anos)
Monastério de Rila
Veneração por Igreja Ortodoxa e Igreja Católica
Portal dos Santos

João de Rila (em búlgaro: Иван Рилски - Ivan Rilski), também chamado de Ivã de Rila, foi o fundador do Mosteiro de Rila. Atualmente é conhecido como o padroeiro da Bulgária e é um dos mais importantes santos da Igreja Ortodoxa daquele país. A Igreja Católica Apostólica Romana também o reconhece e venera.

Vida[editar | editar código-fonte]

Originalmente um herdeiro, João de Rila ordenou-se sacerdote aos 25 anos e depois se dedicou ao isolamento pelo resto de sua vida no Mosteiro de Rila, onde rezava e se privava da vida quotidiana. Todo sacrifício era válido, Rilski costumava se retirar dentro de cavernas frias e escuras.

A Santo Ivan de Rila, nome com que também é conhecido, são atribuídos muitos milagres e atos de caridade, tornando-o popular em sua terra natal. Avesso à popularidade, evitava contato com os fiéis.

A Capela São João de Rila construída em 2003 na base São Clemente de Ohrid na Ilha Livingstone é o primeiro edifício Ortodoxo na Antártida, e uma das oito casa de orações nesse continente.

O culto ao santo[editar | editar código-fonte]

São João de Rila é considerado o principal padroeiro da Bulgária. Ele é venerado não só na Bulgária como também no exterior. O Mosteiro de Rila, foi reconhecido pela UNESCO como um dos mais importantes monumentos arquitetônicos, culturais e históricos do mundo.

Ao santo são dedicados muitos templos, como a paróquia "St. Ivan of Rila", em Chicago (Estados Unidos da América) e a capela "São João de Rila" na rua do Sacramento à Lapa em Lisboa, Portugal.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre a biografia de um(a) santo(a) ou um(a) beato(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre João de Rila