São José do Piauí

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Município de São José do Piauí
Bandeira de São José do Piauí
Brasão de São José do Piauí
Bandeira Brasão
Hino
Aniversário 12 abril
Fundação 19 de dezembro de 1963
Gentílico sãojoséense
Lema Governo Municipal Sempre Presente
Prefeito(a) Atiano Bezerra (PMDB)
(2013–2016)
Localização
Localização de São José do Piauí
Localização de São José do Piauí no Piauí
São José do Piauí está localizado em: Brasil
São José do Piauí
Localização de São José do Piauí no Brasil
06° 52' 19" S 41° 28' 30" O06° 52' 19" S 41° 28' 30" O
Unidade federativa  Piauí
Mesorregião Sudeste Piauiense IBGE/2008[1]
Microrregião Picos IBGE/2008[1]
Municípios limítrofes Picos, Sussuapara, Santana, Bocaina, Inhuma, Ipiranga.
Distância até a capital 296 Km km
Características geográficas
Área 330,719 km² [2]
População 7,028 hab. IBGE/2010[3]
Densidade 0,02 hab./km²
Clima Semi-Árido
Fuso horário UTC−3
Indicadores
IDH-M 0,559 baixo PNUD/2000[4]
PIB R$ 22 775,271 mil IBGE/2008[5]
PIB per capita R$ 3 251,75 IBGE/2008[5]
Página oficial

São José do Piauí é uma cidade e um Município do Estado do Piauí, Brasil. Localiza-se na microrregião de Picos, mesorregião do Sudeste Piauiense. O município tem cerca de 7.028 habitantes e 330,719 km². Foi criado em 1963.

Histórico[editar | editar código-fonte]

A origem de São José do Piauí iniciou-se no mesmo contexto de quase todas as povoações piauienses. Onde hoje é São José existia uma fazenda de criação de gado, chamada fazenda Monte Alegre. O primeiro a comercializar produtos nesta região, como sal, querosene foi o Sr. Antônio Pedro Bezerra. Ele era dono da maioria das terras de São José. Com recursos próprios ele construiu uma capela, onde dois padres trouxeram a imagem do Santo "São José". O povoado foi batizado de São José da Tapera. São José da Tapera era um povoado da cidade de Picos. O vereador de Picos, Sr. Francisco Vicente Pacheco, e representante de São José, com a ajuda de outras pessoas conseguiu elevar em dezembro de 1963 o povoado São José da Tapera em município com o nome de "São José do Piauí", sendo instalado em 12 de abril de 1964.O prefeito nomeado foi o Sr. Manoel José da Silva por um ano de mandato. E em 1965 foi eleito pelo povo o Sr. Antonio João Bezerra, o primeiro prefeito oficialmente no município.

Arquitetura[editar | editar código-fonte]

A igreja católica, grande referência da cidade, foi projetada e executada por José Pacheco Bezerra, engenheiro civil e natural da cidade. Como outras obras projetadas por ele, destacamos: a praça do padroeiro São José, a praça Antônio Pedro Bezerra, a praça Zezim Bezerra. Boa parte das edificações mais antigas foram também projetadas por José Pacheco Bezerra.

Economia[editar | editar código-fonte]

Sua economia é baseada na prestação de serviços, feiras, bares, pequenos comércios etc., bem como na agricultura e pecuária. Há também ocorrência de um mineral, argila da queima branca, usado no extrativismo mineral.

A pavimentação da estrada que liga São José a Picos, em 2004, foi a grande mola propulsora, trazendo melhorias na economia e na qualidade de vida de seus moradores. Essa estrada, desde o início dos anos 70, tinha sido aberta, mas nunca asfaltada. Recentemente, foi inaugurada a pavimentação que liga São José a Inhuma, onde também ajuda de forma bastante importante para a economia.

Geografia[editar | editar código-fonte]

Clima[editar | editar código-fonte]

Tropical e Semi-Árido, com temperatura média na casa dos 30°C, ocorrendo um período sem chuvas de 7 a 8 meses por ano, podendo ter intervalos muito maiores de Seca.

Relevo[editar | editar código-fonte]

São José do Piauí localiza-se em um vale, rodeado de Planícies e Montanhas Rochosas, o que dá à cidade um charme especial.

Povoados[editar | editar código-fonte]

Atalho[editar | editar código-fonte]

É o maior povoado do estado do Piauí. Sua população chega a ser quase equivalente a da zona urbana da cidade. Situa-se a uma distância de cerca de 3 km de distância da zona urbana. Apesar de ser uma enorme localidade, não é independente.

Baixio[editar | editar código-fonte]

Localiza-se a cerca de 2,5 km da zona urbana da cidade. Um povoado bastante arborizado, porém ainda não pavimentado, o que não ofusca a beleza do local.

Malhada Redonda[editar | editar código-fonte]

Em Malhada Redonda encontramos algumas das famílias mais tradicionais de toda região de São José do Piauí. Podemos destacar os Guedes,os Barros, Leite, Bezerra e a família Rocha. São famílias que chegaram à região no Século XIX e colaboraram muito com o desenvolvimento da localidade.

Com o advento da pavimentação da estrada, que liga São José a Picos, a Malhada Redonda foi privilegiada, tanto na parte logística de uma estrada em si, como no âmbito econômico.

Vale destacar que a água da malhada Redonda abastece alguns povoados vizinhos.

Lagoa (Saco da Várzea)[editar | editar código-fonte]

Pequeno povoado que está a beira de uma linda lagoa; lagoa esta que dá nome ao povoado. Localiza-se a cerca de 2 km da zona urbana da cidade. É também sede de uma atuante associação de moradores que busca preservar a origem do povoado, pois neste local está um dos últimos remanescentes quilombos da região.

Caldeirão dos Luíses[editar | editar código-fonte]

Onde é berço de várias famílias, comos os Limas, os Barros, os Bezerras, os Beijas e os Vinvins. Sendo unicamente uma unica família.

Está localizado a cerca de 11 km da zona urbana da cidade. É também um grande povoado, cercado de pequenas localidades como Juá entre outras.

Baixa do Mel[editar | editar código-fonte]

Pequeno povoado localizado a cerca de 13 km da zona urbana da cidade, foi contemplada a pouco tempo com um sistema de abastecimento de água. Encontra-se situado em uma grande zona agrícola, e está as margens da estrada que liga São José à cidade de Inhuma. localidade que foi utilizado como set dos filmes MARCAS DO PASSADO E RAÍZES DO SERTÃO

Turismo[editar | editar código-fonte]

A 5 km de São José, temos o povoado Malhada Redonda. Local de grande beleza natural, principalmente com suas vistas para o "Morro Chapéu" e os "Picos dos Três Irmãos", conhecida também como "Cidade Encantada", onde podemos encontrar fósseis entre seus "caldeirões" (pequenas valas naturais na rocha) e seus cânions, além de pinturas rupestres. Ao redor da cidade contém diversos morros com pinturas rupestres ainda não exploradas pelo homem.

Cultura[editar | editar código-fonte]

Com uma cultura muito conservadora, se destacam na cidade e nos municípios vizinhos os festejos do Padroeiro, desfiles, reisados, movimentos estudantis, aniversário da cidade, entre outros.

A cidade de São José do Piauí se transformou em terra do cinema. A única cidade do estado que possui Seis filmes produzidos por gente da terra. O cineasta Roberto Borges já dirigiu seis filmes longa metragem, que tem ganhado boa aceitação do público em todo Brasil. O ultimo filme da saga Raízes do Sertão foi vinculado pela TV PICOS que realizou a primeira minissérie televisiva piauense dirigido pelo cineasta Roberto Borges.No dia 11 de Novembro de 2012 Roberto Borges foi homenageado pelo festival nacional de cinema e vídeos dos sertões como cineasta destaque piauiense, recebendo a insígnia cacto de ouro e no mesmo festival, dois de seus filmes foi escolhido na exibição das amostras do festival. A UFPI (campus de picos) também homenageou o cineasta Roberto Borges certificando o mesmo por suas obras engradecerem a cultura regional.

Referências

  1. a b Divisão Territorial do Brasil. Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (1 de julho de 2008). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
  2. IBGE (10 out. 2002). Área territorial oficial. Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Página visitada em 5 dez. 2010.
  3. Censo Populacional 2010. Censo Populacional 2010. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (29 de novembro de 2010). Página visitada em 11 de dezembro de 2010.
  4. Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil. Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) (2000). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
  5. a b Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Página visitada em 11 dez. 2010.
Ícone de esboço Este artigo sobre municípios do estado do Piauí é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.