Lourenço de Huesca

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de São Lourenço)
 Nota: "São Lourenço" redireciona para este artigo. Para outros significados, veja São Lourenço (desambiguação).
São Lourenço de Huesca
Lourenço de Huesca
Martírio de São Lourenço, por Rubens
Mártir
Nascimento ca. 225
Huesca ou Valência, Espanha
Morte 10 de agosto de 258 (33 anos)
Roma
Principal templo Basílica S. Lourenço Fora dos Muros, na Via Tiburtina, Roma.
Festa litúrgica 10 de agosto
Atribuições Grelha (instrumento de seu martírio) e uma Bíblia
Portal dos Santos

Lourenço de Huesca ou São Lourenço (Huesca ou Valência, Hispânia, 225?[1]Roma, 10 de agosto de 258) foi um mártir cristão.

O cargo de diácono era de grande responsabilidade, pois consistia no cuidado dos bens da Igreja e a distribuição de esmolas aos pobres. No ano 257, o imperador romano Valeriano decretou a perseguição aos cristãos e, ao ano seguinte, foi detido e decapitado o Papa Sisto II.

Segundo as tradições, quando o Papa São Sisto se dirigia ao local da execução, São Lourenço ia junto a ele e chorava. "aonde vai sem seu diácono, meu pai?", perguntava-lhe. O Pontífice respondeu: "Não pense que te abandono, meu filho, pois dentro de três dias me seguirá".

Após a execução do Papa, o imperador ameaçou a Igreja para entregar as suas riquezas no prazo de 3 dias. Passados três dias, São Lourenço levou as pessoas que foram auxiliadas pela Igreja e os fiéis cristãos diante do imperador. Depois, exclamou a seguinte frase que lhe valeu a morte: "Estes são o património (riquezas) da Igreja". O imperador, furioso e indignado, mandou prendê-lo, e ser queimado vivo sobre um braseiro ardente, por cima de uma grelha. A tradição católica diz que o santo conservou seu bom humor mesmo enquanto era executado, dizendo aos que o queimavam: "podem me virar agora, pois este lado já está bem assado".

Tornou-se um mártir cristão e é considerado um servo fiel da Igreja.

Santo Agostinho diz que o grande desejo que tinha São Lourenço de unir-se a Cristo fez com que esquecesse as exigências da tortura. Também afirma que Deus obrou muitos milagres em Roma por intercessão de São Lourenço. Este santo foi, desde o século IV, um dos mártires mais venerados e seu nome aparece no cânone da missa. Foi sepultado no cemitério de Ciriaca, em Agro Verão, sobre a Via Tiburtina. Constantino ergueu a primeira capela no local que ocupa atualmente a Basílica de São Lourenço Extramuros, a qual é a quinta basílica patriarcal de Roma.

Em todo o mundo cristão, existem muitas igrejas dedicadas a este santo. Geralmente, as estátuas dele apresentam uma grelha (o instrumento que lhe causou a morte) e uma Bíblia nas suas mãos.

É comemorado no dia 10 de Agosto.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Bennett, Janice (1 de novembro de 2004). St. Laurence And The Holy Grail: The Story Of The Holy Grail Of Valencia (em inglês). São Francisco, Califórnia, Estados Unidos: Ignatius Press. p. 61. ISBN 978-1586170752. Consultado em 12 de agosto de 2019 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Wikilivros Livros e manuais no Wikilivros
Commons Categoria no Commons
Ícone de esboço Este artigo sobre a biografia de um(a) santo(a) ou um(a) beato(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.