São Mamede de Negrelos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde março de 2014). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Portugal São Mamede de Negrelos  
—  freguesia portuguesa extinta  —
São Mamede de Negrelos está localizado em: Portugal Continental
São Mamede de Negrelos
Localização de São Mamede de Negrelos em Portugal Continental
41° 20' 59" N 8° 19' 47" O
Concelho primitivo Santo Tirso
Concelho (s) atual (is) Santo Tirso
Extinção 2013
Área
 - Total 4,77 km²
Orago São Mamede

São Mamede de Negrelos é uma localidade portuguesa do concelho de Santo Tirso, com 4,77 km² de área e 2 145 habitantes (2011)[1] . Densidade: 449,7 h/km².

Foi sede de uma freguesia extinta (agregada) em 2013, no âmbito de uma reforma administrativa nacional, tendo sido agregada às freguesias de Campo (São Martinho) e São Salvador do Campo, para formar uma nova freguesia denominada União das Freguesias de Campo (São Martinho), São Salvador do Campo e Negrelos (São Mamede).

Foi vila e sede de concelho até ao início do século XIX, quando foi integrada no concelho de São Tomé de Negrelos. Era constituída apenas pela freguesia da sede e tinha, em 1801, 528 habitantes. [2]

História[editar | editar código-fonte]

Longa foi história de São Mamede de Negrelos até integrar o concelho de Santo Tirso, em 1955. As primeiras referências à localidade datam do século XVIII. Em 1220, nas inquirições à do Reinado de D. Afonso II, a região era designada por Santo Mamede de Couto de Roriz. Mais tarde, em 1258 passou a ser conhecida como São Mamede da Várzea e integrava o concelho de Refojos de Riba d'Ave. Em 1834 passou a fazer parte do Couto de Negrelos e Fancemi e dois anos depois foi absorvida pelo o concelho de Negrelos (São Tomé). Só em 1955 é que a freguesia passara para a jurisdição do município de Santo Tirso.

Economia[editar | editar código-fonte]

A agricultura conhece actualmente em São Mamede de Negrelos uma nova vaga de desenvolvimento. Cada vez mais os produtores investem em estufas para aumentar a qualidade dos seus produtos e para um melhor escoamento dos mesmos. A indústria ainda tem uma pequena expressão na localidade. As que existem laboram na área da confecção e são pequenas dimensões.

Cultura[editar | editar código-fonte]

Neste capítulo, o destaque vai para a realização do Festival de Folclore levado a cabo pelo o Rancho Folclórico de São Mamede de Negrelos, anual, no primeiro sábado de Julho. A promover a cultura local, a junta de Freguesia que promove diversos eventos ao longo do ano, como o 25 de Abril e a Festa da Juventude. É de salientar ainda o parque activo no verão, com uma série actividades (cessões de cinema ao ar livre, desporto, festa da espuma, Karaokê...), tudo com entrada livre e aberto a todo o público.

Desporto[editar | editar código-fonte]

A Associação Recreativa Cultural e Desportiva "A Negrelense" e a União Desportiva de São Mamede são as instituições que promovem e incentivam a comunidade local à prática do desporto. No primeiro caso, a modalidade de eleição é o karatê, enquanto que o segundo é o futebol masculino e feminino. No que diz respeito a infra-estruturas, existe um campo de futebol e um ringue no Parque do Olival.

Referências

  1. População residente, segundo a dimensão dos lugares, população isolada, embarcada, corpo diplomático e sexo, por idade (ano a ano) (em português) Instituto Nacional de Estatística. Visitado em 10 de Março de 2014. Cópia arquivada em 4 de Dezembro de 2013. "Informação no separador "Q601_Norte""
  2. Diário da República, 1.ª Série, n.º 19, Lei n.º 11-A/2013 de 28 de janeiro (Reorganização administrativa do território das freguesias). Acedido a 16 de Janeiro de 2014.