Martinho de Soure

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de São Martinho de Soure)
São Martinho de Soure
Nascimento Século XI
Auranca (perto de Coimbra), Condado Portucalense
Morte 31 de janeiro de 1146
Córdoba (Califado de Córdoba
Veneração por Igreja Católica
Festa litúrgica 31 de janeiro
Portal dos Santos

Martinho de Soure ou Martinho Árias, nascido Martinho Manuel de Soure, foi um cónego da Sé de Coimbra e um mártir cristão canonizado pela Igreja Católica.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Martinho foi era filho de Aires Manuel e Árgio e foi ofertado em tenra idade aos cuidados bispo Maurício, que indo morar em sua casa (em Fradelos, freguesia da Branca, concelho de Albergaria-a-Velha) quando passou por Auranca a caminho de Coimbra.

Na tradução de Aires do Nascimento (1998, p. 229) de sua Vita: "Nasceu ele, pois, numa aldeia chamada A-Branca que, como é sabido, dista vinte e seis milhas [francesas] da cidade de Coimbra".

Martírio[editar | editar código-fonte]

São Martinho é um herói da reconquista cristã e do povoamento de Soure, para onde se mudou, já cônego, com seu irmão Mendo, também eclesiástico do mesmo cabido.

Acredita-se que quando o castelo de Soure foi destruído numa investida muçulmano, Martinho de restaurar a igreja e de ajudar os moradores, uma missão muito perigosa porque Soure se situava no limite do território cristão e a população era composta de cristãos e de mouros.

Em 1144, o governador de Santarém Abu-Zakaharia ocupou Soure, que destruiu e levou cativa parte da população para Santarém, com exceção de São Martinho, que foi levado para Córdoba, onde permaneceu preso, sendo torturado e onde sofreu o martírio.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]