São Martinho do Porto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
 Portugal São Martinho do Porto  
—  Freguesia  —
Baía de São Martinho do Porto
Baía de São Martinho do Porto
São Martinho do Porto está localizado em: Portugal Continental
São Martinho do Porto
Localização de São Martinho do Porto em Portugal
39° 30' 47" N 9° 8' 8" O
País  Portugal
Concelho ACB1.png Alcobaça
 - Tipo Junta de freguesia
Área
 - Total 14,64 km²
População (2011[1] )
 - Total 2 868
    • Densidade 195,9/km2 
Orago São Martinho

São Martinho do Porto é uma freguesia portuguesa do concelho de Alcobaça, com 14,64 km² de área e 2 868 habitantes (2011). Densidade: 195,9 hab/km². Compreende, para além do lugar de São Martinho do Porto, o lugar de Serra dos Mangues e Vale do Paraíso.

História[editar | editar código-fonte]

A região constituída pela serra da Pescaria e pela serra do Bouro constituiu, em tempos geológicos, uma única ilha. Tendo se dividido, deu origem à baía de São Martinho do Porto.

Em tempos históricos, a povoação é mencionada pela primeira vez referida em uma Carta de Foral passada em 1257 por Frei Estevão Martins, 12o abade do Mosteiro de Alcobaça. A baía foi porto de mar dos coutos de Alcobaça, onde se desenvolviam atividades ligadas à pesca e à construção naval. Foi vila e sede de concelho até 1855. Era constituído inicialmente apenas pela freguesia da sede e tinha, em 1801, 932 habitantes. Em 1839 foram-lhe anexadas as freguesias de Alfeizerão, Salir do Porto e Serra do Bouro. Tinha, em 1849, 3 596 habitantes.

Dado o desenvolvimento local e a construção do cais, já por volta de 1885 o bairro da praia passou a lembrar uma segunda vila.

Constitui-se numa estância balnear frequentada pela nobreza e pela burguesia desde o final do século XIX, ficando conhecida como o "bidé das marquesas"[2] .

Atualmente a vila é constituída por dois núcleos distintos:

  • A parte baixa, vizinha à praia, mais vocacionada para a atividade turística;
  • A parte alta, onde pontificam as moradias tradicionais e a Igreja Matriz.

Turismo[editar | editar código-fonte]

A freguesia conta com uma das mais belas praias do país, uma baía, em forma de vieira, de águas calmas e areias brancas e finas.

Apesar do tempo ter diminuído a importância comercial do porto, a sua actividade turística e a vida própria da praia conferem-lhe uma dinâmica especial, nomeadamente durante a época estival.

A baía está apenas ligada ao mar por uma abertura de poucos metros. Daí que as águas sejam tranquilas, óptimas para as crianças e melhores ainda para competições de vela, windsurf ou canoagem. A marginal, onde o estacionamento é difícil, dispõe de inúmeros cafés, restaurantes e esplanadas. Um estreito túnel pedonal dá acesso directo ao oceano, a partir da zona da doca.[3]

No Verão de 2014, São Martinho atraiu muitos curiosos por ter recebido a visita de uma foca, provavelmente vinda de França, da Inglaterra ou da Islândia. O animal ficou conhecido como "Martinha" e foi, nesse verão, a "mascote" da vila[4] .

Património[editar | editar código-fonte]

  • Igreja Matriz - templo datado do século XVIII. No seu interior destaca-se, por detrás do altar, uma tela de grandes dimensões, pintada a óleo, com a imagem do milagre de São Martinho.
  • Capela de Santo António - próximo à praia de Santo António, constitui-se num pequeno templo no alto de um morro. O seu interior é simples, decorado com apenas duas imagens - a do padroeiro e a da Virgem. No exterior, painéis de azulejos azuis e brancos, representando a lenda do milagre da formação do "lago", a enseada que se forma antes da entrada da barra de acesso à baía de São Martinho do Porto.

Pontos de interesse[editar | editar código-fonte]

  • Miradouro - Localizado no morro de Santo António, oferece uma vista privilegiada para a baía[5] .
  • Farol do Morro de Santo António - Em tempos remotos vizinho de um forte que defendia a entrada da baía, faz parte de um sistema de orientação aos marinheiros que inclui dois faróis de enfiamento situados nas dunas, em frente à barra[6] .
  • Túnel - É um passeio agradável e a contemplação dos lados opostos do túnel proporciona uma experiência sublime. De um lado, as águas calmas da Baía, do outro as águas agitadas do Oceano Atlântico que batem com violência nas rochas.
    São Martinho do Porto: vista panorâmica da praia e povoação.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. População residente, segundo a dimensão dos lugares, população isolada, embarcada, corpo diplomático e sexo, por idade (ano a ano) (em português) Instituto Nacional de Estatística. Visitado em 1 de Março de 2014. Cópia arquivada em 4 de Dezembro de 2013. "Informação no separador "Q601_Centro""
  2. A concha do Oeste SIC Notícias (27-06-2014).
  3. Guia Visão das Praias (2004), pág. 54.
  4. Foca do Norte da Europa é atracção em S. Martinho do Porto Público (31-07-2014).
  5. Largo do Cruzeiro requalificado torna-se miradouro de excelência de São Martinho do Porto Gazeta das Caldas (13-05-2011).
  6. Farol do morro de Santo António Site da Freguesia de São Martinho do Porto.
Ícone de esboço Este artigo sobre freguesias portuguesas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre São Martinho do Porto