São Mateus (Espanha)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde maio de 2014).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
A Fonte do Anjo, na Praça Maior de São Mateus

São Mateus (em valenciano Sant Mateu) é uma povoação da província de Castelló, na Comunidade Valenciana, em Espanha. Encontra-se a 325 metros de altura e tem uma população aproximada de 1800 habitantes. O local onde se encontra São Mateus, é habitado desde a Pré-história e uma povoação Romana. O pequeno núcleo Moçárabe que existia, foi conquistado por Jaime I em Agosto de 1233, a caminho de conquistar Peníscola.

São Mateus obteve em 1237 Carta Puebla (Foral) e em 1244 foi concedido o direito a dia de mercado, convertendo-se num importante centro comercial e lugar de intercâmbio de mercadores valencianos, catalães e aragoneses, alcançando entre os séculos XIV e XVI o seu máximo esplendor. Sant Mateu tem importância histórica, foi aqui que se pôs termo ao Grande Cisma do Ocidente. Em 15 de Agosto de 1429, na Igreja Arciprestal, o Antipapa Clemente VIII, sucessor do Antipapa Bento XIII conhecido como Papa Luna, renuncia ao papado a favor do Papa Martinho V, finalizando o Cisma do Ocidente.

Lugares de interesse em São Mateus[editar | editar código-fonte]

Praça Maior de São Mateus
  • A Praça Maior ou do Anjo, onde se encontra a Fonte do Anjo de 1867 sobre a qual está uma escultura en bronze de um anjo, símbolo de São Mateus Evangelista.
O Palácio da Corte Nova
  • O edificio do governo municipal (ajuntament) também chamado a Corte Nova do século XV, onde se encontra o Museu Histórico e Etnológico Municipal.
A Igreja Arciprestal vista da Praça Maior
  • A Igreja Arciprestal (séculos XIII-XV) gótico com alguns restos de estilo românico, é Monumento Histórico-Artístico Nacional desde 1931.
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre São Mateus (Espanha)