São Paio de Merelim

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Portugal São Paio de Merelim  
—  freguesia portuguesa extinta  —
Igreja de São Paio de Merelim
Igreja de São Paio de Merelim
Bandeira de São Paio de Merelim
Bandeira
Brasão de armas de São Paio de Merelim
Brasão de armas
São Paio de Merelim-loc.png
São Paio de Merelim está localizado em: Portugal Continental
São Paio de Merelim
Localização de São Paio de Merelim em Portugal Continental
41° 35' 07" N 8° 28' 08" O
Concelho primitivo Braga
Concelho (s) atual (is) Braga
Freguesia (s) atual (is) Merelim (São Paio), Panóias e Parada de Tibães
Extinção 28 de janeiro de 2013
Área
 - Total 2,39 km²
População (2011)
 - Total 2 451
    • Densidade 1 025,5/km2 
Orago São Paio

São Paio de Merelim (ou Merelim São Paio) foi uma freguesia portuguesa do concelho de Braga, com 2,15 km² de área e 2 451 habitantes (2011)[1] . Possui, segundo dados estatísticos recentes, uma densidade de 1 140 hab/km².

Foi extinta em 2013, no âmbito de uma reforma administrativa nacional, tendo sido agregada às freguesias de Panóias e Parada de Tibães, para formar uma nova freguesia denominada União das Freguesias de Merelim (São Paio), Panóias e Parada de Tibães com a sede em São Paio de Merelim.[2]

Demografia[editar | editar código-fonte]

               Evolução da População Entre 1864 e 2011                 

Evolução da  População  1864 / 2011; Variação da População  1864 / 2011;

                 Os Grupos Etários Em 2001 e 2011                   

A População em 2001; A População em 2011

População e Interesses[editar | editar código-fonte]

Como aldeia simples, São Paio de Merelim é habitado por gente simples. São poucos os habitantes da aldeia, como já foi referido no cabeçalho acima, (o número mostrou uma pequena diminuição desde 2001) e também é pouco o espaço que cerca esta pacata localidade. As actividades baseiam-se no trabalho e no convívio em cafés, onde geralmente os homens se reúnem para conversar ou para assistir a encontros de futebol. Os jovens costumam divertir-se praticando desporto ou conversando.

Associação Social de Merelim São Paio[editar | editar código-fonte]

A Associação Social de Merelim São Paio é uma associação de caridade sem fins lucrativos presidida por Rui Barbosa e que se destina a apresentar diversas actividades junto da população (adere gente de todas as idades, na maioria idosos). É a maior promotora de eventos em São Paio de Merelim e organiza frequentemente feiras ou jantares colectivos.

Locais Relevantes[editar | editar código-fonte]

Capela de Nossa Senhora do Carmo
  • Capela de Nossa Senhora do Carmo
  • Avenida de São Roque: a maior e mais movimentada rua de São Paio de Merelim.
  • Rio Cávado
  • Escola EB 2,3 do Cávado: (Consulte a partir da hiperligação);

O São Roque[editar | editar código-fonte]

A festa de São Roque é um acontecimento anual e uma tradição de São Paio de Merelim desde há muitos anos. Nestas alturas, chegam pessoas de Braga, mas também de todo o norte português e mesmo de Espanha. A festa costuma ser sempre presenteada com diversos carróceis, vendedores ambulantes, espectáculos instrumentais e ainda pela actuação de um ou mais cantores portugueses.

Presenças Famosas[editar | editar código-fonte]

Tão tradicional como a própria festa de São Roque é a presença de uma banda num espectáculo ao ar livre (a realizar-se no primeiro fim-de-semana de de Setembro). São Paio de Merelim já recebeu grandes bandas portuguesas como os Da Weasel, Delfins, GNR, Rui Veloso, Xutos & Pontapés, Heróis do Mar, UHF, Rádio Macau, Paulo Gonzo, Santos e Pecadores, Sitiados, Quinta do Bill, Alcoolémia ou mais recentemente os Pólo Norte ou Santamaria. Também já foi palco de um grande concerto de uma banda conhecida internacionalmente, os Gene Love Jezebel. O recorde de bilheteira, contudo, deu-se em 2006, com a presença de Tony Carreira.

Em 2009 contou já com a presença do Padre Luís Borga que mais uma vez encheu o largo de S. Roque. Em 2012 voltou a receber uma das grandes bandas portuguesas, os UHF.

Desporto[editar | editar código-fonte]

Praticam-se diversos desportos em Merelim São Paio, mas o desporto mais famoso é, como costume em todo o Portugal, o futebol. Existem na localidade vários clubes como o "Ferro Novo" e os "Lusitanos FC", mas apenas dois clubes de futebol licenciados: a Associação Merelim S. Paio e o Merelinense Futebol Clube, (pertencente também à freguesia vizinha de Merelim S. Pedro), que foi o primeiro clube de Merelim S. Paio a atingir uma divisão nacional.

Referências

  1. População residente, segundo a dimensão dos lugares, população isolada, embarcada, corpo diplomático e sexo, por idade (ano a ano) (em português) Instituto Nacional de Estatística. Página visitada em 6 de Março de 2014. Cópia arquivada em 4 de Dezembro de 2013. "Informação no separador "Q601_Norte""
  2. Diário da República, 1.ª Série, n.º 19, Lei n.º 11-A/2013 de 28 de janeiro (Reorganização administrativa do território das freguesias). Acedido a 2 de fevereiro de 2013.