São Sebastião do Óculo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

São Sebastião do Óculo, é u m distrito do município de Raul Soares, Minas Gerais. Possui atualmente aproximadamente 181 habitantes. Está localizado a 41km de distancia da cidade sede, entre zona da mata e leste. Possui suas divisas com as cidades de Bom Jesus do Galho e Córrego Novo.

História[editar | editar código-fonte]

1862: As primeiras famílias se assentaram na localidade.

1872: As terras do vilarejo foram doadas por Luiza Maria.

1904: Foi construída a primeira igreja católica.

1934: Padre João do Amaral construiu a capela atual.

1962: O distrito foi criado e desmembrado de São Vicente da Estrela.

1964: Foi instalado o cartório de Registro Civil e Notas, tendo como primeiro Oficial do Registro Civil e Notas o Sr Jair Julião de Vasconcelos; o qual passou o comando do Cartório em 1972 para o Sr. João Felisberto Neto, que já era auxiliar desde o início. O Sr. João aposentou-se 1998 e passou o Cartório para Sra Lucimar Felisberto, onde o coordena até hoje como oficiala substituta.

1973: Instalou-se no Distrito o posto de saúde municipal, tendo como primeira Funcionária para atender o público a Sra Maria Mercês da Costa.

1989: Foi doado pela Sra Rita Deontina de Jesus, uma porção de terra para instalar uma antena telefônica via rádio e a cabine com o telefone, foi instalada na residência de seu filho João Felisberto Neto para atender toda população.

2013: Foi doado pelo Sr João Felisberto Neto uma porção de terra para instalação de uma repetidora para Internet. que atende todo distrito e região.

2014: Foi instalado em uma área de 70m quadrados de terras do Sr. João Felisberto Neto uma antena de telefonia celular para atender toda população.

Educação[editar | editar código-fonte]

O setor da educação no distrito iniciou-se primeiramente com a Escola Municipal Humberto de Campos, onde lecionava no local a professora Jovinha Pires, após o professor José Adriano Vasconcelos. Por volta de 1958 a 1962, foi construida uma sede para Escola que passou a ser Estadual, sendo batizada com o nome de Escola Estadual João Felisberto da Costa. Nome dado em homenagem a um dos patriarcas do distrito.

Referências[editar | editar código-fonte]

ARAÚJO, José Jésus de. Livros de Tombos. Vermelho Velho: Paróquia São Francisco de Assis, 1964.

GAMITO, José Aristides da Silva, & FRUTUOSO, José Alves. Vermelho Velho: Memórias e Perspectivas. Vermelho Velho: Projeto Vermps, 2008.

Memórias do Sr. João Felisberto Neto, Ilustre morador

[1]


Ícone de esboço Este artigo sobre geografia (genérico) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.