São Simão de Gouveia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
 Portugal São Simão de Gouveia  
—  Freguesia  —
Localização no concelho de Amarante
Localização no concelho de Amarante
São Simão de Gouveia está localizado em: Portugal Continental
São Simão de Gouveia
Localização de São Simão de Gouveia em Portugal
41° 13' 1" N 8° 4' 1" O
País  Portugal
Concelho AMT1.png Amarante
 - Tipo Junta de freguesia
Área
 - Total 12,49 km²
População (2011)
 - Total 633
    • Densidade 50,7/km2 
Código postal 4600-741 Gouveia - S.Simão AMT
Orago São Simão
Sítio http://www.amarante-freguesias.com/freguesias/gouveia/

São Simão de Gouveia, ou simplesmente São Simão, é uma freguesia portuguesa do concelho de Amarante, com 12,49 km² de área e 633 habitantes (2011). A sua densidade populacional, em 2011, era de 50,7 hab/km².

Localizada no Extremo Sul do concelho, a cerca de 10 km da sede concelhia, a freguesia é limitada a Sul pelos concelhos de Marco de Canaveses e Baião, a Oeste por Carvalho de Rei, a Norte pela Lomba e Jazente, e a Este por Salvador do Monte.

Foi vila e sede de concelho até ao início do século XIX. Este era constituído pelas freguesias de Aliviada, Cepelos, Folhada, Gouveia, Lomba, Monte (São Salvador) e Várzea. Tinha, em 1801, 3 015 habitantes.

História[editar | editar código-fonte]

Devido ao facto de estar inserido na serra da Aboboreira, São Simão foi umas primeiras zonas habitadas do que é actualmente conhecido como concelho de Amarante. Provas disso são os bifaces encontrados no lugar de Infesta, datados do Neolítico. No entanto, outras descobertas provam a presença do Homem nesta zona ainda no Paleolítico Superior.

As primeiras referência a São Simão de Gouveia são da primeira metade do século XII. Graças a vários privilégios recebidos principalmente por D. Teresa, a freguesia cresceu e desenvolveu-se consideravelmente, tendo recebido, a 22 de Novembro de 1513, Foral de D. Manuel I. Assim, passou a ser sede do concelho de Gouveia de Riba-Tâmega, que agrupava ainda as terras de Bocaia, Bomba, Font'Arcada, Louredo, Lourosa, Mirelhe, Mós, Penha, São Salvador e Viveiros.

Quando o concelho foi extinto, a freguesia seria incluída no concelho de Soalhães, passando depois para o de Marco de Canaveses, e finalmente em 1853 para o de Amarante. Entre 26 de Março e 30 de Novembro de 1896, São Simão esteve anexado à freguesia de Carvalho de Rei.

Economia[editar | editar código-fonte]

São Simão é ainda uma freguesia muito ligada à agricultura e ao pasto de gado. Parte considerável da população ainda depende destas actividades. Dentro dos vários tipos de produção, destaca-se o milho, o feijão, frutas e, à semelhança do resto do concelho, o vinho.

O artesanato, apesar de viver um período de decadência, ainda é visível nesta freguesia, através de actividades como a fiação, a tecelagem, a cestaria e a tanoaria.

Demografia[editar | editar código-fonte]

População da freguesia de São Simão de Gouveia (1801 – 2011)
1950 1960 1970 1981 1991 2001 2011
1251 1185 1095 982 861 740 633

Apesar das melhorias de condições de vida no concelho em que se insere, nas últimas décadas, assistiu-se a uma forte vaga de emigração. Os principais destinos são países europeus, como a Alemanha, França e a Suíça. Esta situação, aliada ao êxodo rural, resultou numa clara e significativa diminuição de população residente na freguesia.

Lugares[editar | editar código-fonte]

São Simão de Gouveia possui um total de 19 lugares, que são os seguintes:

Património[editar | editar código-fonte]

Dos monumentos de São Simão de Gouveia, destacam-se:

A nível de património natural, graças à sua localização privilegiada na serra da Aboboreira, encontra-se nesta freguesia a Mamoa de São Simão e o Conjunto megalítico da Abogalheira.

Desporto[editar | editar código-fonte]

Em parte devido à sua cada vez maior perda de importância concelhia, São Simão não possui muitas infra-estruturas desportivas, estando estas localizadas em freguesias mais próximas do centro do Concelho. No entanto, existe uma colectividade, a Associação Cultural e Recreativa de São Simão.

Cultura[editar | editar código-fonte]

Gastronomia[editar | editar código-fonte]

Os principais pratos típicos de São Simão são o fumeiro, o cabrito ou borrego assado e o pão de milho. No entanto, tal como no resto do concelho e da região em que está inserido, também se pode encontrar outros pratos feitos à base de carne, como o cozido à portuguesa.

Festas e Romarias[editar | editar código-fonte]